Com a temática “Cultura da Mentira”, os primeiros encontros de formação da Uni – Diversidade foram realizados nas Regiões Noroeste e Leste de São Paulo, destacando rodas de conversa sobre Cultura, Política, Território e Economia Solidaria. Os próximos encontros acontecem na Zona Sul e Norte da cidade.
Colocando em pauta as “Lutas Populares e Direitos Humanos”, o encontro desta quarta-feira (19) será realizado ás 19h no espaço da Brechoteca, biblioteca comunitária localizada na região do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, que desenvolve ações focadas em educação infantil e incentivo à leitura. Durante o encontro será apresentado um Mapa do Território para apontar onde está o Memorial de Resistencia das regiões de M´boi Mirim e Campo Limpo.
Criada com o objetivo de levar a troca de experiências a periferia da cidade, levantando questões sobre Participação Social, Direitos Humanos, Economia e Comunicação Social, a Uni – Diversidade De Saberes é uma iniciativa criada pelo Movimento Cultural das Periferias, realizada em parceria com os coletivos que foram comtemplados pela Lei de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo.
Entre os coletivos parceiros dessa iniciativa, surge o Achadouros de Histórias, que vem lutando a mais de cinco anos para fortalecer o histórico de atuação da Brechoteca na região do Campo Limpo, desenvolvendo ações afirmativas de acesso e democratização ao livro, fomentando a leitura e valorização dos bens culturais locais. Ao longo dos anos, o coletivo que administra a biblioteca popular passou a se envolver nas lutas da comunidade e se tornou um lugar de acolhida aos moradores da região, com empréstimos gratuitos de livros de forma desburocratizada.