Além de publicações no campo da filosofia clínica e literatura brasileira, a editora apresenta obras de autores da periferia que integram e articulam saraus nas comunidades paulistanas.
A FiloCzar, editora e livraria independe idealizada pelo filósofo clinico Cesar Mendes está fortalecendo o trabalho de autores da periferia, com a exposição de obras no stand da editora durante o 1º Salão do Livro Político, iniciativa independente de editoras vinculadas à questões sociais, que acontece de 24 à 26 de setembro na Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP), localizada no centro de São Paulo.
Segundo Mendes, a presença da editora no evento tem um objetivo espeficico – apresentar o trabalho de autores que pensam de forma social. “Nossa expectativa é levar o maior número de autores possível. Pois todas as editoras presentes no evento representam autores que pensam as questões sociais e a editora FiloCzar está levando os autores que refletem o pensamento de quem está na periferia, ou seja, os escritores da literatura periférica”, diz.
Além das obras dos autores da periferia, a editora FiloCzar articulou a presença de importantes saraus literários da cidade, são eles: Sarau do Binho, localizado na região do Campo Limpo; Sarau Clamarte, articulado pelo poeta Gilmar Ribeiro, carinhosamente conhecido como Casulo nos saraus da periferia; e a Roda de Poesia do Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú, um movimento literário que ganha cada vez mais seguidores com as ações culturais da educadora e escritora, Maria Vilani.
Com participações anteriores em outros eventos editoriais, ele ressalta a importância da consolidação de um calendário municipal que dê ênfase a realização de feiras literárias que priorizem publicações políticas e sociais. “Quanto mais pessoas tiverem acesso a conteúdos sobre questões sociais, tanto mais enriquecedores serão os nossos debates”, justifica Mendes, sobre a importância destas iniciativas.
Confira aqui a programação completa do evento.