Documentário “Trajetos y Afetos” aborda migração nordestina nas periferias de São Paulo

Edição:
Evelyn Vilhena

Leia também:

Lançado em agosto de 2023, o documentário “Trajetos y Afetos” narra a trajetória de mulheres nordestinas que migraram e que hoje moram nas periferias de São Paulo. Destacando a ligação entre elas e seus territórios de origem, o documentário evidencia a construção de afetos a partir da música, da gastronomia e da costura. 

Foto de parte do cenário do documentário Trajetos y Afetos.
Cenário utilizado em parte das cenas gravadas para o documentário “Trajetos y Afetos”. Foto de Nathalia Ract.

O documentário, produzido pelo coletivo Curvas Produções, que é formado por pessoas LGBTQIAP+, filhas de migrantes nordestinas e moradoras das periferias de São Paulo, está sendo exibido em diversos espaços de cultura e educação. O trailer está disponível no youtube e a agenda de exibição é divulgada nas redes do coletivo.

“A ideia partiu de inquietações de criar novas formas de registro de memórias e reconhecimento de identidades culturais das mulheres que constroem a cidade de São Paulo, e que encontram em suas movimentações formas de sobreviver e manter viva sua trajetória”.

Curvas Produções, coletivo realizador do documentário “Trajetos y Afetos”

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Desde a migração de diferentes estados do nordeste até as periferias das zonas norte, sul, leste e oeste de São Paulo, o filme registra a história de 4 mulheres – Noemia Oliveira, Shirlayne Kelly, Silene Ferreira e Valdirene Rodrigues – que exercem atividades que as unem a um resgate histórico do território de onde vieram, mantendo viva em São Paulo a sua origem e ancestralidade.

A alimentação, a costura e a música são elementos de ligação entre as mulheres migrantes e seus territórios de origem. Foto de Nathalia Ract.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.