Selecionamos alguns espetáculos que acontecerão nas periferias de São Paulo até o mês de abril.
Com o avanço da vacinação, e com todos os cuidados ainda necessários, algumas atividades presenciais de arte e cultura estão retomando as atividades presenciais. Por isso, selecionamos alguns espetáculos de teatro de grupos das periferias de São Paulo, que acontecerão nos próximos dias, todos com entrada gratuita.
Lembre-se: mesmo com a flexibilização do uso das máscaras, é importante e fundamental manter os hábitos de higienização das mãos com álcool em gel, vacinar as crianças de 05 a 11 anos e ponderar o uso das máscaras, mesmo com a liberação.
Espetáculo “Pérsia”
O espetáculo Pérsia foi criado ao longo de 2021, e procura estabelecer conexões entre a cultura brasileira e a persa, especialmente nos campos do Teatro e da Música. Ao longo do espetáculo, os personagens que atravessaram continentes em busca de novas paisagens, confessam seus medos, seus sonhos, suas aflições, em palavras ditas e cantadas. A peça procura elos entre dois povos e mostra que existem desejos comuns de liberdade, de alegria e de resistência.
O Grupo Sobrevento esteve em Teerã (capital do atual Irã), em 2010, em um dos maiores festivais de Teatro do mundo, o Fajr Festival (Festival Liberdade). Naquela ocasião, o grupo conheceu a vitalidade do teatro naquele país, com uma Cultura milenar de origem persa.
A montagem fica em cartaz até 1 de maio, com apresentações sextas e sábados, às 20h30, e domingos, 20h. A entrada é gratuita e é possível reservar ingressos pelo email: info@sobrevento.com.br.
Classificação indicativa: 14 anos – Grátis Endereço: Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser, São Paulo, SP.
Espetáculo “Esquadrão Bombelhaço”
Em 2022, o Circo Teatro Palombar, grupo que nasceu no bairro Cidade Tiradentes, comemora dez anos. Para celebrar a data, a trupe circense inicia uma mostra que começa com apresentações exatamente no bairro onde foi criado e bairros próximos na Zona Leste de São Paulo.
O primeiro espetáculo da mostra é “Esquadrão Bombelhaço”, que será apresentado na Cidade Tiradentes gratuitamente. Baseado em desenhos animados, “Esquadrão Bombelhaço” não possui falas e abusa de elementos cômicos como cascatas, quedas, tombos, pontapés e tropeções, além de malabarismos e manipulação de objetos, em técnicas de acrobacias cômicas e aéreas através do equipamento pizza.
Data: 26 de março de 2022 (sábado) – Horário: 16h00
Classificação indicativa: Livre – Grátis
Endereço: Comunidade Jardim Maravilha, Rua Apóstolo Simão Pedro, 236 – Cidade Tiradentes, Zona Leste, São Paulo – SP, 08475-260
Espetáculo “Florilégio”
Impulsionado por histórias de vida de diversas pessoas que moram no bairro Cidade Tiradentes, incluindo os artistas do próprio Grupo Pombas Urbanas, e pelo verbo “esperançar” de Paulo Freire, o espetáculo “Florilégio”, busca aproximar o público de memórias, sonhos, obstáculos a serem superados e de desejos esperançosos para um amanhã possível.
Com duração de 60 minutos, o espetáculo “Florilégio” procura demonstrar o quão potente é o poder de luta e transformação de um ser e que, apesar dos desafios em toda existência, ainda é possível acreditar mais na sabedoria da vida.
Classificação indicativa: Livre – Grátis
Quando: 23 a 26 de março de 2022 (quarta-feira a sábado) – Horário: 20h00
Endereço: Centro Cultural Arte em Construção, Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP, 08471-000 – Telefone (11) 99901-0785 / (11) 2285-5699
Mostra “Teatro em Trânsito”
O projeto “Teatro em Trânsito”, idealizado pela CTI – Cia. Teatro da Investigação, chega à sua segunda edição e tem espetáculos até 24 de abril de 2022. Serão 16 apresentações, em oito endereços da cidade, realizados por oito coletivos parceiros.
“Teatro em Trânsito” tem dois movimentos: a circulação dos trabalhos artísticos nas periferias da cidade de São Paulo e o intercâmbio entre grupos de teatro participantes, com sessões tanto na sede da CTI – Teatro Baile (na Vila Ré, zona leste) como nas sedes ou nos espaços escolhidos dos coletivos parceiros.
A entrada é gratuita e os ingressos deverão ser retirados uma hora antes de cada sessão, nos locais das apresentações. As informações com toda a programação, horários e locais estão em www.teatrobaile.com.
Agenda da mostra:
Mitos e Lendas Caiçara, com a Cia. O Castelo das Artes
26 de março de 2022, sábado, 20h
Sede CTI – Teatro-baile (Rua Oti, 212 – Vila Ré)
27 de março de 2022, domingo, 11h
Centro Cultural Arte em Construção (Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes)
O espetáculo mostra a simplicidade dos modos de viver, falas e costumes. São usados sotaques e expressões antigas dos povos caiçaras que se perderam com o tempo. De forma lúdica e divertida, a Cia. O Castelo das Artes traz histórias contadas por caiçaras, passadas de pais para filhos, registradas em livros. “Mitos e Lendas Caiçara” traz a cultura tradicional aos palcos para valorizar o saber popular e a oralidade típica da região a beira mar.
Classificação indicativa: Livre – Grátis
Pirajussara: Vozes à margem, com Bando Trapos
2 de abril, sábado, 20h
Sede CTI – Teatro-baile (Rua Oti, 212 – Vila Ré)
7 de abril de 2022, quinta-feira, 20h
Casa de Teatro – Maria José de Carvalho (Rua Silva Bueno, 1533, Ipiranga)
Pirajussara: Vozes à margem apresenta releituras de histórias de moradores da região de Campo Limpo e Taboão da Serra em fragmentos criados pelos atores do Bando Trapos – cada qual utilizando seu repertório – em período de afastamento social. As histórias, ora encenadas por bonecos, ora com música e movimento dos atores e atrizes, vão sendo entrelaçadas por aparições de Pirajussara, uma mulher-cabocla-rio que caminha cortando a divisa de cidades trazendo para essas narrativas o seu olhar de natureza.
Classificação indicativa: Livre – Grátis
Ação cênica sobre a atual pesquisa do grupo sobre o Cárcere, com Companhia de Teatro Heliópolis
14 de abril de 2022, quinta-feira, 20h30
Sede CTI – Teatro-baile (Rua Oti, 212 – Vila Ré)
19 de abril de 2022, terça-feira, 20h
Trapos Espaço Cultural CITA (Rua Aroldo de Azevedo, 20 – Campo Limpo)
O grupo fará uma ação cênica com apresentação de cenas sobre o tema da atual pesquisa do grupo “Cárcere- Aprisionamento em Massa e seus Desdobramentos”.
Classificação indicativa: 12 anos – Grátis
Menina Bonita do Laço de Fita em Ritmo de Palhaçaria, com Companhia de Teatro Flor do Asfalto
16 de abril de 2022, sábado, 20h
Sede CTI – Teatro-baile (Rua Oti, 212 – Vila Ré)
17 de abril de 2022, domingo, 16h
Refinaria (R. João de Laet, 1507 – Vila Aurora)
O conto “Menina Bonita do Laço de Fita”, escrito por Ana Maria Machado, fala sobre a relação de admiração entre um coelho branco e uma menina negra. Nessa livre adaptação criada pela Cia Flor do Asfalto, três palhaços buscam uma forma de ganhar dinheiro. Eles encontram o livro de Ana Maria Machado e decidem contar a história ao público. Abordam sobre racismo estrutural e ancestralidade, para a desconstrução do preconceito e para a construção da auto estima da criança negra.
Classificação indicativa: Livre – Grátis
Compendiado Refinaria, com Refinaria Teatral
23 de abril de 2022, sábado, 20h
Sede CTI – Teatro-baile (Rua Oti, 212 – Vila Ré)
24 de abril de 2022, domingo, 16h
Reação Arte e Cultura (Rua Giácomo Quirino 76 – Conjunto José Bonifácio)
Quatro encenações, quatro obras, quatro personagens, com uma mesma atriz. Compendiado Refinaria constitui a apresentação de uma cena da obra “Yeong-Gam”, uma de “Meid In Brazilian”, uma de “Porque as mulheres choram” e uma de “Espelho”.
Classificação: 14 anos – Grátis