Notícia Territórios Criativos

Teatro na quebrada: confira espetáculos que acontecem nos próximos dias

 Selecionamos alguns espetáculos que acontecerão nas periferias de São Paulo até o mês de abril.
Espetáculo Pérsia. Foto de Marco Aurélio Olimpio.

Com o avanço da vacinação, e com todos os cuidados ainda necessários, algumas atividades presenciais de arte e cultura estão retomando as atividades presenciais. Por isso, selecionamos alguns espetáculos de teatro de grupos das periferias de São Paulo, que acontecerão nos próximos dias, todos com entrada gratuita.

Lembre-se: mesmo com a flexibilização do uso das máscaras, é importante e fundamental manter os hábitos de higienização das mãos com álcool em gel, vacinar as crianças de 05 a 11 anos e ponderar o uso das máscaras, mesmo com a liberação. 

Espetáculo "Pérsia" 

Espetáculo "Pérsia", Grupo Sobrevento. Foto de Marco Aurélio Olimpio

O espetáculo Pérsia foi criado ao longo de 2021, e procura estabelecer conexões entre a cultura brasileira e a persa, especialmente nos campos do Teatro e da Música. Ao longo do espetáculo, os personagens que atravessaram continentes em busca de novas paisagens, confessam seus medos, seus sonhos, suas aflições, em palavras ditas e cantadas. A peça procura elos entre dois povos e mostra que existem desejos comuns de liberdade, de alegria e de resistência.

O Grupo Sobrevento esteve em Teerã (capital do atual Irã), em 2010, em um dos maiores festivais de Teatro do mundo, o Fajr Festival (Festival Liberdade). Naquela ocasião, o grupo conheceu a vitalidade do teatro naquele país, com uma Cultura milenar de origem persa.

A montagem fica em cartaz até 1 de maio, com apresentações sextas e sábados, às 20h30, e domingos, 20h. A entrada é gratuita e é possível reservar ingressos pelo email: info@sobrevento.com.br.

Classificação indicativa: 14 anos - Grátis Endereço: Rua Coronel Albino Bairão, 42 - Metrô Bresser, São Paulo, SP.

Espetáculo "Esquadrão Bombelhaço" 

Espetáculo "Pérsia", Grupo Sobrevento. Foto de Marco Aurélio Olimpio

 Em 2022, o Circo Teatro Palombar, grupo que nasceu no bairro Cidade Tiradentes, comemora dez anos. Para celebrar a data, a trupe circense inicia uma mostra que começa com apresentações exatamente no bairro onde foi criado e bairros próximos na Zona Leste de São Paulo.

O primeiro espetáculo da mostra é "Esquadrão Bombelhaço", que será apresentado na Cidade Tiradentes gratuitamente. Baseado em desenhos animados, "Esquadrão Bombelhaço" não possui falas e abusa de elementos cômicos como cascatas, quedas, tombos, pontapés e tropeções, além de malabarismos e manipulação de objetos, em técnicas de acrobacias cômicas e aéreas através do equipamento pizza.

Data: 26 de março de 2022 (sábado) - Horário: 16h00

Classificação indicativa: Livre - Grátis

Endereço: Comunidade Jardim Maravilha, Rua Apóstolo Simão Pedro, 236 – Cidade Tiradentes, Zona Leste, São Paulo – SP, 08475-260 

Espetáculo "Florilégio" 

Espetáculo “Florilégio” com Grupo Pombas Urbanas

Impulsionado por histórias de vida de diversas pessoas que moram no bairro Cidade Tiradentes, incluindo os artistas do próprio Grupo Pombas Urbanas, e pelo verbo "esperançar" de Paulo Freire, o espetáculo "Florilégio", busca aproximar o público de memórias, sonhos, obstáculos a serem superados e de desejos esperançosos para um amanhã possível.

Com duração de 60 minutos, o espetáculo "Florilégio" procura demonstrar o quão potente é o poder de luta e transformação de um ser e que, apesar dos desafios em toda existência, ainda é possível acreditar mais na sabedoria da vida.

Classificação indicativa: Livre - Grátis

Quando: 23 a 26 de março de 2022 (quarta-feira a sábado) - Horário: 20h00

Endereço: Centro Cultural Arte em Construção, Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo - SP, 08471-000 - Telefone (11) 99901-0785 / (11) 2285-5699

Mostra "Teatro em Trânsito" 

Pirajussara: Vozes à margem, com Bando Trapos faz parte da Mostra Teatro em Trânsito. Foto de Will Cavagnolli.

O projeto "Teatro em Trânsito", idealizado pela CTI - Cia. Teatro da Investigação, chega à sua segunda edição e tem espetáculos até 24 de abril de 2022. Serão 16 apresentações, em oito endereços da cidade, realizados por oito coletivos parceiros.

"Teatro em Trânsito" tem dois movimentos: a circulação dos trabalhos artísticos nas periferias da cidade de São Paulo e o intercâmbio entre grupos de teatro participantes, com sessões tanto na sede da CTI - Teatro Baile (na Vila Ré, zona leste) como nas sedes ou nos espaços escolhidos dos coletivos parceiros.

A entrada é gratuita e os ingressos deverão ser retirados uma hora antes de cada sessão, nos locais das apresentações. As informações com toda a programação, horários e locais estão em www.teatrobaile.com.


Agenda da mostra:
 

Mitos e Lendas Caiçara, com a Cia. O Castelo das Artes
26 de março de 2022, sábado, 20h
Sede CTI - Teatro-baile (Rua Oti, 212 - Vila Ré)

27 de março de 2022, domingo, 11h
Centro Cultural Arte em Construção (Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes)

O espetáculo mostra a simplicidade dos modos de viver, falas e costumes. São usados sotaques e expressões antigas dos povos caiçaras que se perderam com o tempo. De forma lúdica e divertida, a Cia. O Castelo das Artes traz histórias contadas por caiçaras, passadas de pais para filhos, registradas em livros. "Mitos e Lendas Caiçara" traz a cultura tradicional aos palcos para valorizar o saber popular e a oralidade típica da região a beira mar.

Classificação indicativa: Livre - Grátis


Pirajussara: Vozes à margem, com Bando Trapos 

2 de abril, sábado, 20h
Sede CTI - Teatro-baile (Rua Oti, 212 - Vila Ré)

7 de abril de 2022, quinta-feira, 20h
Casa de Teatro - Maria José de Carvalho (Rua Silva Bueno, 1533, Ipiranga)

Pirajussara: Vozes à margem apresenta releituras de histórias de moradores da região de Campo Limpo e Taboão da Serra em fragmentos criados pelos atores do Bando Trapos - cada qual utilizando seu repertório - em período de afastamento social. As histórias, ora encenadas por bonecos, ora com música e movimento dos atores e atrizes, vão sendo entrelaçadas por aparições de Pirajussara, uma mulher-cabocla-rio que caminha cortando a divisa de cidades trazendo para essas narrativas o seu olhar de natureza.

Classificação indicativa: Livre - Grátis


Ação cênica sobre a atual pesquisa do grupo sobre o Cárcere, com Companhia de Teatro Heliópolis 

14 de abril de 2022, quinta-feira, 20h30
Sede CTI - Teatro-baile (Rua Oti, 212 - Vila Ré)

19 de abril de 2022, terça-feira, 20h
Trapos Espaço Cultural CITA (Rua Aroldo de Azevedo, 20 - Campo Limpo)

O grupo fará uma ação cênica com apresentação de cenas sobre o tema da atual pesquisa do grupo "Cárcere- Aprisionamento em Massa e seus Desdobramentos".

Classificação indicativa: 12 anos - Grátis


Menina Bonita do Laço de Fita em Ritmo de Palhaçaria, com Companhia de Teatro Flor do Asfalto

16 de abril de 2022, sábado, 20h
Sede CTI - Teatro-baile (Rua Oti, 212 - Vila Ré)

17 de abril de 2022, domingo, 16h
Refinaria (R. João de Laet, 1507 - Vila Aurora)

O conto "Menina Bonita do Laço de Fita", escrito por Ana Maria Machado, fala sobre a relação de admiração entre um coelho branco e uma menina negra. Nessa livre adaptação criada pela Cia Flor do Asfalto, três palhaços buscam uma forma de ganhar dinheiro. Eles encontram o livro de Ana Maria Machado e decidem contar a história ao público. Abordam sobre racismo estrutural e ancestralidade, para a desconstrução do preconceito e para a construção da auto estima da criança negra.

Classificação indicativa: Livre - Grátis


Compendiado Refinaria, com Refinaria Teatral

23 de abril de 2022, sábado, 20h
Sede CTI - Teatro-baile (Rua Oti, 212 - Vila Ré)

24 de abril de 2022, domingo, 16h
Reação Arte e Cultura (Rua Giácomo Quirino 76 - Conjunto José Bonifácio)

Quatro encenações, quatro obras, quatro personagens, com uma mesma atriz. Compendiado Refinaria constitui a apresentação de uma cena da obra "Yeong-Gam", uma de "Meid In Brazilian", uma de "Porque as mulheres choram" e uma de "Espelho".

Classificação: 14 anos - Grátis 

Veja também:

 

Comentários: 1

Sueli de Souza em Terça, 29 Março 2022 06:31

Teatro palombar bom demais 😄
Gostaria de receber informações sobre os próximos eventos. Para levar meus filhos.

Teatro palombar bom demais 😄 Gostaria de receber informações sobre os próximos eventos. Para levar meus filhos.
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 06 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/