Periferia em Movimento lança livro sobre experiências em educação midiática no Grajaú

Edição:
Ronaldo Matos

Leia também:

“Repórter da Quebrada: Experimentações marginais nas práticas jornalísticas” traz percepções sobre processos jornalísticos em periferias de São Paulo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


(Foto: Comunicação Periferia Em Movimento)

 Nesta terça-feira (27), a partir das 18h, a produtora independente de jornalismo de quebrada Periferia em Movimento lança seu primeiro livro no Espaço Cultural Cazuá, localizado no Grajaú (Extremo Sul de São Paulo).

Produzido com apoio do Programa de Fomento à Cultura da Periferia de São Paulo, o livro tem distribuição gratuita, porém com prioridade para quem atua na educação formal ou não formal. Em breve, a obra estará disponível em versão on-line. Para ter acesso, é necessário preencher este formulário de interesse (clique aqui).

O evento vai contar com exibição de conteúdos produzidos a partir dessa metodologia, com um coquetel de recepção e venda de bebidas – a verba arrecadada será revertida para a própria Periferia em Movimento, que recentemente teve parte dos equipamentos de trabalho furtados.

O livro 

O projeto Repórter da Quebrada reúne uma série de processos pedagógicos para formar repórter atentos a garantia de direitos sociais nas periferias. (Foto Divulgação)

 Em “Repórter da Quebrada: Experimentações marginais das práticas jornalísticas”, a produtora independente de jornalismo de quebrada apresenta como a metodologia de educação midiática desenvolvida ao longo dos últimos 13 anos se materializa nos territórios periféricos e favelados e na sociedade como um todo por meio dos conteúdos jornalísticos produzidos e na ação de fontes consultadas, de pessoas e de iniciativas parceiras.

Voltado a educadoras, educadores e educadorus formais e não formais e que podem multiplicar essas práticas, nos três primeiros capítulos o livro traz depoimentos de 17 pessoas sobre observação apreciativa dos territórios, articulação para representatividade real nas narrativas e a incidência no campo da comunicação. E no quarto e último capítulo, há um guia prático de oficina para experimentar a metodologia.

“Nosso desejo é que o livro seja uma ferramenta de fomento ao direito à informação e direito à comunicação a partir das quebradas”

Aline Rodrigues é co-fundadora da Periferia em Movimento.

A jornalista e educadora Aline Rodrigues é a organizadora da publicação. 

Desde sua fundação, a Periferia em Movimento promoveu mais de 2,5 mil horas de encontros de aprendizagem (entre cursos, oficinas e palestras) sobre mídia, direitos humanos e periferias com mais de 5 mil participantes, especialmente adolescentes estudantes de escolas públicas.

“Queremos garantir que chegue principalmente para quem topa somar em seus fazeres esses saberes periférico-ancestrais que acessamos e amadurecemos ao longo de mais de uma década, com a contribuição de muita gente que vive e atua nos territórios periféricos”, diz Aline Rodrigues, organizadora do livro, co-fundadora e gestora de redes e parceria da iniciativa.

Thiago Borges no centro da imagem é editor de conteúdo e co-fundador da Periferia Em Movimento. Além de editar o livro, ele é um dos autores da publicação. (Foto: Comunicação Periferia Em Movimento)

Esses encontros apresentam conceitos e práticas do campo do jornalismo e como isso vai ao encontro da realidade nas periferias, em um processo contínuo de experimentação do fazer jornalístico da Periferia em Movimento que serve como base e ao mesmo tempo é aperfeiçoado nas vivências realizadas com participantes. Por isso, é válido dizer que a metodologia de educação midiática da produtora não se restringe ao período do encontro de aprendizagem, como se estende para a própria forma de trabalho do grupo.

Anotaí!

Lançamento do livro “Repórter da Quebrada”

Quando? Terça-feira, 27 de setembro, das 18h às 21h30

Onde? No Espaço Cultural Cazuá – Rua Affonso Paullilo, 193 – Jardim Eliana – Grajaú – Extremo Sul de São Paulo

Entrada e distribuição gratuitas

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.