Em 2016 Lurdez fez a família crescer e nos presenteia com um novo trabalho cheio de inspiração e esperança.
A ideia de aproveitar esse momento para compor e registrar canções foi dos músicos que já a acompanhavam na estrada a um certo tempo: Bruno Esteves e Heder Vicente. Os dois formam uma dupla de produção musical chamada PParalelo, que visa a criatividade aplicada em diversas áreas da música. Eles levaram um fantástico estúdio móvel até a casa de Lurdez e assim encontraram um conceito consistente para as 5 faixas do EP.
Como músicos, os dois já acompanharam Gaby Amarantos, Thiaguinho, Tony e Izzy Gordon, Luiza Possi e mais uma grande lista de artistas brasileiros, porém eles queriam mais espaço para criação e então começaram uma série de vídeos no youtube – PParalelo Live Sessions, com artistas de diversos segmentos e se permitindo viver algo novo.
E foi isso que aconteceu em BEM VINDA, o background da música pop dos produtores com a vivência de uma mc que vem da cena underground do rap de São Paulo resultou em um som bastante original. “Eu a uns 15 anos venho fazendo músicas onde procuro mesclar o hip hop com a música brasileira e outras sonoridades atuais de todo o mundo, e esse trabalho é um registro precioso dessa busca”, sintetiza Lurdez.
“A gente se aproxima muito da fonte de toda criação quando está gerando uma nova vida, e se a mulher ficar atenta vai perceber uma conexão enorme com os canais para inspiração”, declara Lurdez da Luz sobre o porquê de produzir durante a gravidez.
De fato, a rapper desde o começo dos anos 2.000 escreve uma trajetória ímpar: já abriu shows de ícones do rap norte americano como Jurassic Five e De la Soul, tem um disco coletivo com a participação de Nana Vasconcellos, assina parcerias com Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Russo Passapusso (Baiana System), Kiko Dinucci (Metá Metá) e com a banda Aláfia, além de uma apresentação na premiação do extinto VMB com Karol Conká, Flora Mattos e Marcelo D2 por conta de um clipe que chegou a primeiro lugar nas paradas da emissora.
Ela também foi contemplada pelo Natura Musical com uma turnê por diversas capitais do Brasil, participou do primeiro programa Cantoras do Brasil, que contava também com Malu Magalhães e até Camila Pitanga entre outras divas e já abriu o show do grupo mais importante de rap da história do país, os Racionais MC’s dentro da turnê Cores e Valores em 2015.