O I Congresso Escritores da Periferia de São Paulo tem como objetivo reunir escritores e articuladores culturais para discutir temas que estão em evidência na literatura periférica, visando à criação de perspectivas de organização, projeção cultural e formação de público.
O I Congresso de Escritores da Periferia será realizado na Semana da Consciência Negra, domingo (23/11), na Fábrica de Cultura do Jardim São Luiz. O evento conta com cinco mesas de debate, uma delas será formada por articuladores e ativistas para discutir a Literatura Negra como forma de inclusão social. Além deste tema, o congresso abordará: A Força da Mulher na Literatura Contemporânea; Mercado Editorial, Incentivos à Produção Literária e o Plano Municipal de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca. Em paralelo ao evento, acontecerá uma feira de livros que dará ênfase as obras publicadas por escritores da periferia.
O congresso é uma iniciativa do Blog Desenrola E Não Me Enrola, uma mídia digital que há cerca de 2 anos vem divulgando a cena cultural da periferia por meio de reportagens produzidas por 3 jovens que residem no Jardim Ângela, bairro localizado na zona sul da cidade.
Rafael Poesia, editor de imagens do blog e um dos organizadores do congresso, ressalta que o evento será um ensaio para uma série de ações que o Blog pretende realizar para fortalecer ainda mais a cultura produzida na periferia paulistana. “Nosso objetivo é reunir escritores, articuladores culturais e artistas independentes para discutir temas que estão em evidência na literatura periférica, visando à criação de perspectivas de organização, projeção cultural e formação de público”, explica.
A organização do evento estima que cerca de 300 pessoas prestigiem o congresso, que contará também com a apresentação de pocket shows dos artistas Marcelo Monteia, Camila Brasil e Nayara Konno. Além disso, haverá uma exposição de quadros e artes plásticas.
Rafael argumenta que a literatura periférica é um movimento cultural que impacta diretamente na educação dos jovens e por isso merece toda a atenção da sociedade. “Atualmente o movimento dos saraus agrega outras vertentes culturais e isso tem atraído os jovens da periferia para um encontro com a poesia, música, teatro, entre outros, com isso, a presença de poetas, artistas e articuladores é de suma importância para debater e sugerir formas de fortalecer ainda mais esta cultura”, conclui.
Serviço
I Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo
Local: Fábricas de Cultura do Jardim São Luis
Data: 23/11/2014
Horário: 13h às 20h
Endereço: Antonio Ramos Rosa, 651 – São Paulo
Programação
Abertura da Feira de Livros e Apresentação do Congresso
Horário: 13h
1º Mesa de debate
Incentivos a Produção Literária
Mediador: Robsoul
Debatedores: Fuzzil, Michel Yakini, Serginho Poeta e Márcio Ricardo
Horário14h às 14h45
2º Mesa de debate
A Força da mulher na literatura Contemporânea
Mediadora: Alessandra Tavares
Debatedoras: Rose Dorea, Alice Nunez e Maria Vilani
Horário: 15h às 15h45
Pocket Show de Camila Brasil
Horário: 16h às 16h30
3º Mesa de debate
Literatura Negra como forma de inclusão Social
Mediadora: Vanessa Delfino
Debatedores: Débora Garcia, Akins kinte, Jeniffer Nascimento e Priscila Preta Obaci
Horário: 16h45 às 17h30
4º Mesa de debate
Plano Municipal Livro Leitura Literatura Biblioteca
Mediador: Ronaldo Matos
Debatedores: César Mendes, Casulo e Ricardo Queiróz
Horário: 17h45 às 18h30
Pocket Show de Nayara Konno
Horário: 18h45 às 19h15
5º Mesa de debate
Mercado Editorial
Mediador: Alisson da Paz
Debatedores: Toni.C, Ni Brisanti, Silvana Martins
19h30 às 20h15
Pocket Show de encerramento Marcelo Monteia
Horário: 20h30