Este ciclo de encontros contará com a presença de diversos artistas, ativistas, educadoras e educadores que discutem e desenvolvem seus trabalhos e ativismo a partir dessas temáticas em diversas frentes.
Com rodas de conversa sobre temas como racismo nas artes, feminismo, masculinidades, genocídio e territórios periféricos, o Fórum de Cultura da Zona Leste (FCZL ) realiza a 1ª Semana de Formação Política e Cultural, que começou nesta segunda-feira (10) e vai até esta sexta-feira (14) na Okupação Cultural CORAGEM, localizada na Cohab 2 de Itaquera, zona leste de São Pauta. Além de difundir conhecimento e agregar valores socioculturais presentes nas ações dos coletivos que fazem parte do Fórum, a iniciativa faz parte do projeto homônimo ao Fórum, contemplado pela 1ª Edição da Lei de Fomento à Cultura das Periferias.
A Semana de Formação Política elaborada pelo Fórum surge da demanda histórica dos coletivos, artistas e grupos culturais criar cada vez mais espaços de discussão e reflexão, a partir de temas que influenciam e determinam as relações sociais no contexto geográfico, político e social em que vivem.
O intuito é propor diálogos abertos, capazes de gerar processos de aprendizados mútuos que possam interferir no pensamento e ação do público presente e, a partir de novas ideias e práticas, reverberar em seu cotidiano e entorno para além destas formações.
Confira a programação oficial da 1ª Semana de Formação Política e Cultura.
12/07 – Roda de conversa: Masculinidades
Convidados: Davison Nkosi e Marcelo Morais
Mediação: Aloysio Letra
Intervenção Artística: Renato Pessoa
13/07 – Roda de conversa: Genocídios
Convidados: Yakuy Tupinambá e Douglas Belchior
Mediação: Mônica Gomes
Intervenção Artística: Juliana Jesus
14/07 – Roda de conversa: Cartografias: exclusões e potências
Convidados: Silvinha Lopes e Aluízio Marino
Mediação: Marcello Nascimento
Intervenção Artística: Grupo Cairé