No formato online e presencial, as formações visam fortalecer a atuação de lideranças periféricas e membros de movimentos sociais.
Formação em Direitos Humanos
Entre agosto e setembro, o CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo), realiza encontros formativos para fortalecer a atuação de ativistas, lideranças, advogados populares, membros de coletivos, de movimentos sociais, de redes e organizações que se dediquem à promoção e defesa dos direitos humanos. Para participar é necessário preencher o formulário neste link.
O ciclo de oficinas acontecerão nos dias 13/08, 20/08 e 03/09, sábados, das 09h às 16h30. Haverá emissão de certificado para os participantes que comparecerem aos três encontros. Além disso, a organização disponibilizará, a quem indicar a necessidade, um apoio financeiro para deslocamento.
O objetivo principal do encontro é colaborar na capilarização da metodologia de proteção popular de defensores de direitos humanos no território no estado de São Paulo. O encontro “Sementes de Proteção de Defensores/as de Direitos Humanos – Proteção Popular, Organização e Atuação em Rede no estado de São Paulo” busca contribuir para o fortalecimento da atuação em rede e aprofundar o engajamento dos agentes que realizam a defesa de Direitos Humanos.
Local: CDHEP – R. Luís da Fonseca Galvão, 180 – Parque Maria Helena, São Paulo – SP, próximo ao metrô Capão Redondo.
Inscrições: por meio do preenchimento do formulário neste link.
Programação:
13/08
Diálogo 1 – Análise de conjuntura dialogada: Desafios para os tempos atuais
Diálogo 2 – Gerando Proteção Popular: Movimentos Populares em Ação
20/08
Diálogo 3 – Gerando Proteção Popular: Movimentos das Mães em ação
Diálogo 4 – Gerando Proteção Popular: Lutas urbanas e do campesinato
03/09
Diálogo 5 – Gerando Proteção Popular: Ancestralidade e resistência
Diálogo 6 – Gerando proteção popular: Luta contra a invisibilidade
Programa de letramento econômico
A NoFront – Empoderamento Financeiro está com inscrições abertas para o “Programa de Letramento Econômico para Lideranças Periféricas”. O objetivo é oferecer letramento em tópicos de economia para que lideranças periféricas possam replicar o conhecimento dentro das suas comunidades, com a finalidade de apoiar e incentivar a sustentabilidade financeira das coletividades nos seus territórios. A formação é gratuita, online e as inscrições podem ser realizadas até o dia 05/08, neste link.
Serão oferecidas 10 horas de formação teórico-conceituais em temas de macroeconomia e economia política com ênfase nas desigualdades raciais e de gênero, e 4 horas de mentoria com o time da NoFront para o acompanhamento da replicação do conhecimento em seus territórios. O início dos encontros será em agosto de 2022, e contará com três módulos: As bases da exploração: raça, classe e gênero; Economia, Capitalismo e a Gestão da Pobreza e Educação e Empoderamento Econômico.
A iniciativa conta com 30 vagas destinadas para pessoas negras e indígenas de periferias urbanas ou rurais. Para participar, não é necessário que o candidato tenha formação prévia no tema. As vagas serão distribuídas, preferencialmente, de forma equitativa entre as regiões brasileiras, sendo cinco vagas para cada região do Brasil.
Inscrições: 20/07 a 05/08
Formato: gratuito e online
Formulário de inscrição aqui
Edital aqui
Programação:
Módulo 1 – As bases da exploração: raça, classe e gênero
- Formação do Sistema Mundial Capitalista
- Raça e Racismo no Brasil
- Gênero, Trabalho Reprodutivo e Capitalismo
Módulo 2 – Economia, Capitalismo e a Gestão da Pobreza
- Noções críticas ao neoliberalismo
- Noções Básicas Economia
- Breve História da Economia Brasileira I – da redemocratização aos dias de hoje (1994-2022)
- Gestão da Pobreza no Capitalismo
Módulo 3 – Educação e Empoderamento Econômico
- Planejamento econômico e noções de educação financeira
- Introdução aos investimentos