Organizado pelo projeto Negrume, o evento discuti o papel do samba como organizador da população negra no combate ao racismo.
Com a participação de sambistas, compositores e jornalistas, o Coletivo Negrume ocupa neste sábado (25) o CEU Lajeado, localizado no distrito de Guaianazes, zona leste de São Paulo, para realizar a roda de conversa “Samba e Negritude”, às 14h00. Um dos principais objetivos do encontro é discutir sobre o racismo presente na indústria cultural e como ele afeta o samba através dos tempos.
Articulado pelo integrante do coletivo Negrume, Aloysio Letra, com apoio do programa Agente Comunitário de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o evento conta com a participação de importantes agentes culturais que contribuíram para a construção da história do Samba na cidade de São Paulo e no Brasil, propiciando uma participação ativa da comunidade negra no contexto cultural e político deste importante movimento musical e artístico.
O projeto NEGRUME surgiu em novembro de 2014 no bairro de Guaíanases como um cortejo que homenageia as caminhadas e marchas da comunidade negra, mesclando e mantendo as tradições negras populares com a luta dos movimentos sociais negros.
As ações do grupo são centradas na afirmação cultural e política da resistência negra, como instrumentos de combate contra o genocídio da população negra e periférica, contra o racismo estrutural, contra o mito da democracia racial e contra todas as mazelas originadas no preconceito de cor.
Confira os convidados na programação do evento:
Carol Nascimento, cantora, compositora e integrante da roda de samba Sambadas;
Maria Helena Embaixatriz, cantora e embaixatriz do samba de São Paulo;
Selito SD, cantor, compositor, pesquisador e membro da roda de samba do Cordão da Mentira;
Oswaldo Faustino, Jornalista e escritor;
Tania Regina Pinto, Jornalista, educomunicadora e blogueira no blog “Primeiros Negros”;
Moisés da Rocha, produtor, pesquisador e radialista do programa “O samba pede passagem”;
Agenda
“Samba e Negritude”
Local: CEU Lajeado – Guaianases
Endereço: R. Manuel da Mota Coutinho, 293 – Lajeado, São Paulo – SP, 08451-420
Data: 25/03 Sábado
Horário: 14h às 18h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre