Notícia Territórios Criativos

Bloco de Pedra mostra gingado na Virada Cultural com cortejo de Maracatu

Apresentação do Coletivo invadiu o calçadão do Vale do Anhangabaú e contagiou os foliões que foram assistir o encerramento da Virada Cultural.
Foto: Raphael Poesia

A apresentação do Coletivo Bloco de Pedra invadiu as ruas do centro de São Paulo na tarde do encerramento da Virada Cultural, espalhando alegria e contagiando o público presente com o seu gingado. O grupo surgiu em uma escola pública de São Paulo com um grupo de ex-alunos que se prontificaram a dar aula de maracatu de baque virado, um estilo da dança enraizada na cultura afro-brasileira.

O Maracatu, ritmo afro-brasileiro que mescla percussão, canto e dança tem raízes fortes no estado de Pernambuco, devido à forte relação local com as religiões de matrizes africanas. Já em São Paulo, essa presença está sendo construído aos poucos com apoio de coletivos culturais, como o Bloco de Pedra que prática o Maracatu de Baque Virado. "O grupo é minha vida, vivo para eles, e quero continuar fazendo isto para o resto da minha vida", destaca Márcio Lozana, diretor artístico do coletivo.

Durante a apresentação do Bloco de Pedra, as pessoas não paravam de dançar e interagir com o ritmo contagiante da percussão e das cantigas. "O nosso barato é tocar maracatu, o que fazemos é apenas uma representação dos afros brasileiros", diz Lozana sobre os princípios da atuação do coletivo. .

Em mais de 15 anos com aulas de percussão, dança e construção de instrumentos, já se passaram mais de 10 mil pessoas pelas apresentações do coletivo e a Virada Cultural serviu para este número crescer ainda mais, espalhando a cultura do Maracatu pelas ruas de São Paulo. "A dança é feita na periferia, em casa, na rua, em apresentações, no centro ou em Paris, então podemos levar para qualquer lugar, pois além de ser uma técnica de dominação, o Maracatu também é uma alternativa para reunir as pessoas", finaliza o diretor do coletivo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 11 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/