Plataforma de distribuição de notícias para periferias é lançada em SP

Leia também:

A partir de totens digitais instalados em comércios das periferias e favelas de São Paulo, organizações de jornalismo lançam solução de distribuição de notícias para impactar moradores de territórios periféricos.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


A Território da Notícia é fruto de uma parceria estratégica entre as iniciativas Periferia Em Movimento, Alma Preta, Desenrola E Não Me Enrola e Embarque No Direito. (Foto: Patrícia Santos)

A forma como as notícias produzidas por iniciativas de comunicação das periferias de São Paulo é distribuída está em transformação. A iniciativa é da Território da Notícia, que tem seu evento de lançamento marcado para a próxima terça-feira (24), a partir das 19h, em formato online.

A proposta nasceu a partir da parceria entre as iniciativas de comunicação Alma Preta Jornalismo, Desenrola e Não me Enrola, Embarque no Direito e Periferia em Movimento. A TN foi uma das iniciativas selecionadas pelo Desafio de Inovação Google News Initiative na América Latina em 2019.

Agora, os conteúdos jornalísticos dessas iniciativas de comunicação também serão acessados em pontos de grande circulação de público, conectando leitores online e offline por meio de totens digitais.

Conteúdos sobre a pandemia de coronavírus terão destaque nos totens digitais de comércios das periferias de São Paulo. (Foto: Patrícia Santos)

“A TN nasce para atravessar os caminhos de quem vive nas periferias. Não é possível ignorar a falsa democratização da internet e da informação. A desigualdade é estrutural e se renova sempre”, explica a jornalista Gisele Brito, umas das responsáveis pela gestão editorial do projeto. 

Segundo Brito,a distribuição desigual de infraestrutura e as limitações de renda e um certo analfabetismo digital existem e a Território da Notícia é uma solução para reduzir os impactas desse cenário. “O TN tenta contornar isso para promover o direito à comunicação, ou seja, para romper com a concentração da mídia”, enfatiza a jornalista.

Os totens digitais estão sendo instalados em pontos estratégicos nas regiões Leste, Oeste, Norte e Sul da capital. Além da distribuição de notícias, a TN adotou um modelo de negócio sustentável para as organizações de jornalismo, com um plano de monetização de conteúdo.

Ronaldo Matos, responsável pela gestão comercial, explica a importância da estratégia de veiculação de anúncios e de campanhas nas telas para o público e grupos empresariais locais.

“A Território da Notícia vai inovar e oferecer uma solução inédita no Brasil, que é você ofertar a possibilidade de ter um anúncio num território periférico dentro de um estabelecimento comercial, onde o anunciante vai entrar em contato com uma audiência estratégica para o negócio dele, seja um produto, um serviço ou uma política pública”, diz.

Lançamento

O lançamento na próxima terça (24) vai contar com a participação da escritora, cientista social e jornalista Bianca Santana e com da jornalista e co-coordenadora de comunicação e parcerias do Perifatec, Raphaela Ribeiro. A mediação será por conta de Thiago Borges, jornalista, também responsável pela gestão editorial da TN e co-fundador da Periferia em Movimento.

A atividade de lançamento será realizada a partir das 19 horas nas plataformas online da Território da Notícia, no Instagram e Facebook, e também no Youtube do portal Alma Preta.

Autor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.