Entrevistamos uma mãe de três filhos, moradora da periferia de São Paulo, que está sempre correndo contra o tempo para saber como ela pode usar o novo método de distribuição de kit de material escolar e uniformes, fornecido pela prefeitura de São Paulo, por meio de dois aplicativos móveis.
O Desenrola acompanhou a luta de Silvana Borges, 37, moradora do Chácara Santana, bairro da zona sul de São Paulo. Ela é mãe de três filhos, sendo que dois estão frequentando a escola pública municipal, por meio da plataforma de ensino remoto, para acessar os conteúdos didáticos.
Silvana faz parte de um grupo de mães da quebrada que estão com dificuldades para comprar os materiais escolares dos filhos, por meio de dois aplicativos fornecidos pela prefeitura de São Paulo, para realizar compras de materiais e uniformes em lojas credenciadas.
“Eu fiquei sabendo através do contato da escola, que mandou mensagem no meu WhatsApp “, conta ela, lembrando a maneira como ficou sabendo do novo formato de aquisição de uniformes e materiais escolares.
Após o comunicado, a mãe conta que para entender como o aplicativo funciona foi preciso pesquisar nas redes sociais e em grupos de amigos. “A escola me passou o comunicado, informando que que estava disponível, mas as dúvidas que eu tinha eu tirei na internet mesmo, com as pessoas que teve acesso já ao material e o uniforme”, diz.
Já noticiamos aqui em outras entrevistas e reportagens que o letramento digital é um problema estruturante entre os moradores e moradoras das periferias com idade acima de 35 anos. E no caso de Silvana esse cenário não é muito diferente.
“Eu não estava entendendo muito o negócio do Mercado Pago, porque eu tive que ligar para saber os valores dos materiais e uniformes”, descreve ela, com um tom de desânimo, devido aos constrangimentos para usar o aplicativo.
Decepcionada com o atendimento da escola para tirar suas dúvidas sobre o aplicativo e as formas de pagamento, ela desabafa sobre a sua frustração. “Sabe eles não têm aquele carinho de passar a informação correta.”
A partir de 2021, pais de alunos da rede municipal de ensino de São Paulo receberão o kit de material escolar e uniformes por meio de um benefício de crédito, para fazer compras em lojas credenciadas pela prefeitura. O valor do auxílio varia conforme a etapa do ensino dos estudantes.
Os responsáveis pelos alunos com os dados cadastrais completos receberão um e-mail onde será informado o valor do benefício. Além disso, os pais, que não tiverem com os dados completos devem fazer atualização diretamente na escola ou na internet acessando esse site aqui .
Devido a experiência passada que vem tendo com a solução digital oferecida pela Prefeitura de São Paulo, Silvana acredita que a ideia é boa, porém a falta de acesso à tecnologia torna inacessível esse modelo de distribuição de um benefício importante para os pais e alunos.
“Eu acho que esse tipo de conceito de aplicativo é uma boa ideia sabe, mas nem todo mundo tem acesso à internet, nem todo mundo entende, tem pessoas que só tem celular mesmo pra fazer ligação, eu preferia do modo de antigamente, pra ser bem sincera”, enfatiza.
Apuramos que poucos pais sabem que o processo de compra do uniforme é diferente da maneira de compra do material escolar, esse último item é comprado por meio do aplicativo BluPay , já o uniforme escolar é adquirido por meio da instalação do aplicativo do Mercado Pago.
Para usar o Mercado Pago é necessário criar uma conta inserindo dados do CPF e e-mail do usuário responsável pela compra. Esse usuário precisa constar no cadastro do(a) estudante. A realização das compras só pode ser realizada após a liberação do saldo em ambos os aplicativos.
Diante das dificuldades para obter informações para uma boa experiência de usuária dos aplicativos, Silvana conta que uma das suas maiores dificuldades foi conseguir alguém que estava disposta a ajudá-la em suas dúvidas.
“Eu achei bem complicado. Eu ia buscando informação aqui e ali na internet, buscando informações no Google, para eu conseguir descobrir como que eu fazia, para poder descobrir onde que tinha os uniformes”, finaliza a mãe, relembrando a sua saga para compra de materiais e uniformes escolares para os seus dois filhos.
O Desenrola procurou a Secretaria de Educação do Município de São Paulo para entender o que a Prefeitura estava fazendo a respeito do caso dos pais e responsáveis que não estão tendo um suporte correto para usar o aplicativo para compra de materiais e uniformes escolares. Após o nosso, contato, a assessoria de comunicação informou a seguinte nota:
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), esclarece que as famílias recebem os créditos para aquisição dos materiais e uniformes através dos aplicativos BluPay e MercadoPago. A SME reforça a importância da atualização cadastral para que o benefício seja concedido o quanto antes. Para isso, rotineiramente, as Diretorias Regionais de Educação são orientadas para que todas as escolas possam instruir as famílias.
A SME disponibiliza páginas exclusivas no portal com o passo a passo para a utilização dos créditos, tanto do material escolar quanto do kit uniforme. Há também vídeos explicativos e o contato via e-mail ou telefone, casos os solicitantes encontrem algum tipo de problema no momento da solicitação.
Vale reforçar que a inovação da compra via aplicativo é vantajosa pela praticidade que representa às famílias, além de permitir que a Pasta tenha controle sobre as entregas, já que as compras podem ser realizadas apenas nos fornecedores credenciados e as transações são feitas apenas pelo aplicativo. A aquisição descentralizada dá maior poder às famílias, que vão poder utilizar a verba para adquirir os itens que realmente precisam e escolher corretamente os tamanhos, no caso dos uniformes.
Sobre o caso específico relatado, a pasta foi impedida de apurar adequadamente uma vez que informações essenciais como o nome completo da responsável pelas estudantes não foram encontrados. Há homônimos no cadastro da rede. A EMEF Mauro Faccio Gonçalves Zacarias realizou três reuniões de pais por turma via Meet ao longo desse ano, onde foram repassadas as informações e esclarecidas as dúvidas. Além disso, divulgamos o tutorial na rede social (Facebook) da escola e nos grupos de Whatsapp das turmas.
Há também um informativo impresso na secretaria da escola, que é entregue às famílias que buscam o apoio para esse fim. Uma equipe gestora e todos os funcionários da secretaria estão empenhados para atender toda a comunidade. Com relação ao atendimento dessa família em especial, fomos informados que o problema de falta de acesso aos aplicativos do material e do uniforme já foram resolvidos.