“A Poética dos Caminhos – Donde Miras?” é o tema da FELIZS deste ano, que destaca uma década da feira e 20 anos do Sarau do Binho.
Comemorando 10 anos de existência, a Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) realiza o encerramento da edição deste ano, no próximo sábado (21), na Praça do Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Entre os destaques da programação está a feira literária, que reunirá mais de 50 editoras independentes de todo o Brasil.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.
Suzi Soares, produtora da FELIZS, destaca que o tema deste ano remete à trajetória do Sarau do Binho, e especialmente à expedição ‘Donde Miras’, que percorria a pé longas extensões entre cidades, acampando em escolas e realizando saraus nas paradas.
“A comemoração pretende celebrar a existência do Sarau e da FELIZS, sem deixar de pontuar os problemas que permanecem nos territórios onde o evento acontece, como o genocídio da juventude negra, o feminicídio, a transfobia, temas que percorrem as produções artísticas e a literatura produzida por nossas e nossos autores”
Suzi Soares, Produtora da FELIZS.
A 10ª edição da FELIZS também irá homenagear o “Grupo Clariô de Teatro”, coletivo que busca, através da cena e da troca com outros coletivos, discutir a arte produzida pela periferia, na periferia e para a periferia. Atualmente, o grupo está com uma campanha coletiva aberta para compra do espaço onde realizam suas atividades e onde também acontece o Sarau do Binho.
Sobre a FELIZS
A FELIZS nasceu do desejo de unir os diversos artistas e escritores da periferia da zona sul de São Paulo, com ênfase na literatura. A feira realiza ações que promovem a formação do público e incentivam o livro e a leitura, ampliando os meios de difusão e acesso cultural por meio de suas atividades literárias. Com o objetivo de valorizar a produção existente no território, que muitas vezes não tem a oportunidade de alcançar um grande público, a FELIZS articula autores e artistas periféricos com outros espaços, possibilitando apresentações e a publicação de suas obras. Até o momento, 22 títulos foram lançados pelo Selo Sarau do Binho através da feira.
SERVIÇO
Confira a programação completa
21 de setembro (sábado)
Praça do Campo Limpo (Rua Aroldo de Azevedo, 100)
FRENTE DO PALCO / PALCO
ACESSIBILIDADES: Intérprete de Libras em algumas atividades/ Monitores para acessibilidade/abafadores de ruídos/ Local reservado sinalizado/banheiros adaptados
11h – Cortejo Baque Atitude
12h – Baile Bons Tempos Nostalgia Black
13h – Música Núcleo Caboclinhas – Rodinha da Ivone
14h às 15h30 – Conversa Literária
Pedras na caminhada – literatura, resgate e afirmação
Com Luiza Romão, Luz Ribeiro e Cristina Judar – Mediação Jéssica Balbino
Sinopse: Três escritores reúnem-se para colaborar na resposta às questões: qual o espaço a ser conquistado por autoras/es nos diversos gêneros da ficção? A literatura pode abrir caminho para a constatação da violência? Que mediações estéticas, éticas e políticas estão sendo propostas como forma de resistência a esta violência por parte de autoras/es de literatura?
16h teatro Lona Preta – O Concerto da Lona Preta
17h30 às 18h50 – Sarau do Binho 20 anos
19h – Show Raquel Tobias
21h – Show MC Marechal
TENDA DAS CRIANÇAS/OFICINAS
12h às 13h30 – Oficina Boneco articulado com Rager Luan
13h30 às 15h30 – Espetáculo Figaza Show + oficina de circo com Painé Santamaria
15h30 – Contação de histórias
Intervenções na praça Brincantes Urbanas
Praia Literária
Poesia nos Muros com Silvana Martins
Palhaçaria com André Schule e Bruno Coqueiro
Tranças criativas com Isabela Mohana
Boneco articulado com Rager Luan
Bicicloteca
Leitura Surpresa