Coletivo convoca admiradores da cultura guarulhense a apoiar campanha de financiamento colaborativo para realização de mais um ano de evento cultural na cidade.
Promovido pelo coletivo ‘Arrastão Cultural’, que tem papel fundamental na cena artística independe de Guarulhos, o evento Arrastão Cultural, onde diversos artistas, artesões, poetas e músicos possuem seu espaço garantido, já tem dia e horário para acontecer.
Previsto para o dia 11 de dezembro, das 14h às 22h, na Praça das Pedras, no Jardim Macedo, esse ano, além de intervenções artísticas, poéticas e musicais, haverá também exposições fotográficas, brechós, discotecagem e até Folia de Reis durante a programação.
Já são seis anos de Arrastão Cultural em Guarulhos, realizado em praças da periferia de Guarulhos e na região central. E este ano, o coletivo quer fazer um evento com muito mais música, diversidade e entretenimento, motivo pelo qual decidiu embarcar em uma campanha de financiamento coletivo através do Kikante (saiba como ajudar aqui).
O dinheiro será destinado ao aluguel de banheiros químicos, tenda para o palco, água e alimentação para os artistas e equipe de produção. Segundo a organização por trás da campanha, o maior desafio é conseguir uma estrutura adequada para realização de 2016.
A primeira edição do evento aconteceu em 2012, por acaso, quando o músico João Ferreira, mais conhecido como João Perreka, foi convidado a organizar apresentações musicais para celebrar o último dia de uma ação de grafiteiros, que acontecia na Escola Estadual Raquel de Queiroz, no Jardim Santa Lídia.
“Fui convidado a chamar alguns grupos e bandas autorais para celebrarmos o último dia desta ação, que já tinha o nome Arrastão Cultural e desde então foi dada a importância de mostrar a cidade que temos ótimos artistas em diversos segmentos”, conta Perreka.
Para Perreka, um dos momentos mais marcantes de todos esses anos, foi quando ele e sua banda, João Perreka e os Alambiques, subiram ao palco do Arrastão Cultural pela primeira vez para tocar. Isso aconteceu na última edição, em 2015.
O músico conta também que a maior conquista, durante todos esses anos de evento, foi conhecer e trabalhar com diversas pessoas que acreditam e querem ver a cena cultural e independente de Guarulhos aparecer cada vez mais.
Nesta edição, não é estimado um número ‘X’ de pessoas para o evento, pois o verdadeiro intuito do coletivo é que quem nunca conseguiu participar dos anos anteriores, possa, no dia 11, conhecer os artistas que estão movendo e impulsionando a cultura local.
“Nossa real expectativa e de pulsar mais um dia de arte, ver sorrisos e ver aquela paz, na praça das pedras, local em que já poderia existir uma estrutura fixa de qualidade, para bem servir todas as ações culturais e esportivas que lá acontecem”, explica Perreka.
Confira no vídeo abaixo como foi a última edição do evento, em 2015 e fique ligado na programação completa do evento, clicando aqui.