NOTÍCIA Quebrada Tech

“Eu venho descobrindo essa parada de jogo de celular agora”, diz gamer da quebrada

O Free Fire é um jogo eletrônico mobile de ação e aventura que faz parte do cotidiano de jovens e crianças que moram nas periferias e favelas, pelo fato de incentivar a criação de comunidades virtuais, propiciar experiências coletivas e fomentar a cultura gamer na quebrada.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Jogo expõe o pensamento computacional na visão de jovens da quebrada

Criado conceitualmente durante um curso de pensamento computacional, o jogo Tabuleiro de Ori é uma iniciativa de jovens das periferias de São Paulo para transformar a música em um instrumento educativo para mergulhar na história da população negra brasileira.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Jovens querem construir primeiro laboratório de informação de Parelheiros

Como acessar informação sem direito à internet? Como construir informação e contar sua própria história sem uma infraestrutura de equipamentos para isso? A proposta de criar uma Lab de Acesso à Informação na quebrada nasce a partir destes e de outros questionamentos. Conheça essa história.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Coletiva cria plataforma de streaming para fortalecer o cinema periférico

 Criada para distribuir filmes e séries produzidas por cineastas das periferias, a plataforma daQbrada é uma iniciativa focada no cenário do cinema de Borda, Periférico e de Guerrilha.

NOTÍCIA Quebrada Tech

App registra em tempo real situações de aglomeração no transporte público

O grupo de pesquisa Rede de Mobilidade da Periferia desenvolveu o aplicativo Sufoco, com o objetivo de criar uma rede colaborativa de dados que podem ajudar a mapear e relatar problemas no transporte público, uma rotina comum vivenciada por moradores das periferias e favelas de São Paulo.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Três personalidades periféricas que marcaram a web em 2020

Podcaster, Youtuber e fotógrafo, essas são as profissões de três personalidades periféricas que ficaram conhecidas na internet, devido à produção de conteúdo digital sobre política, filosofia e cultura.

NOTÍCIA Quebrada Tech

Eleições 2020: redes sociais ajudam o morador da quebrada a decidir o voto?

 Facebook, Whatsapp ou televisão? Por onde o morador da quebrada se informa para escolher o seu candidato nas eleições municipais de 2020?

Notícia Quebrada Tech

Coletivos debatem eleições nas redes sociais com moradores da quebrada

 A partir da valorização da micropolítica, iniciativas de movimentos sociais e de educação popular estão transformando as plataformas digitais em locais para discutir a cidade e exercer a participação política nas periferias de São Paulo.

Notícia Quebrada Tech

Pessoas pretas e periféricas irão transformar a indústria da tecnologia

Conheça os 'devs periféricos', jovens moradores de periferias e favelas que estão tendo a oportunidade de compreender como as questões de raça, classe, gênero e território irão moldar o pensamento e a atuação profissional de uma nova geração de profissionais de tecnologia da informação.

Notícia Quebrada Tech

Quebrada Maps reúne jovens e crianças para criar uma nova geografia de SP

Com a educação e o direito à cidade como principal foco de discussões, o projeto reúne professores, jovens e crianças das periferias de São Paulo, para investigar a história de bairros, utilizando ferramentas educativas de mapeamentos cartográficos e geolocalização. 

Notícia Quebrada Tech

Jornalistas discutem como dispositivos móveis se tornaram uma importante ferramenta de comunicação na periferia

Durante a roda de conversa, os convidados apontaram como o aparelho tem contribuído para combater a invisibilidade social das periferias e violação de direitos promovida pelo poder público e pela grande mídia.

Notícia Quebrada Tech

Copa das Favelas de Free Fire quer fortalecer a cultura gamer da quebrada

 A competição está com inscrições abertas entre os dias 16 de setembro e 7 de novembro. O objetivo é reunir jogadores de 100 favelas de todo o Brasil.

Notícia Quebrada Tech

Escola humaniza o ensino de programação para jovens das periferias

A partir da leitura e vivência dos jovens das periferias e favelas de São Paulo, escola de programação pensada por moradores da quebrada tem como um dos seus diferenciais ensinar programação de maneira humanizada e não tecnicista.

Notícia Quebrada Tech

Podcast vira estratégia digital para engajar mulheres nas periferias

Comunicadoras que atuam nos distritos de Parelheiros e Capão Redondo estão apostando no podcast como uma ferramenta que pode ser mais acessível e democrática para criar um diálogo mais próximo e afetivo com moradoras das quebradas de São Paulo. 

Matéria Quebrada Tech

Somos um ponto cego na telefonia móvel de São Paulo, diz morador de Marsilac

Com apoio da plataforma Mosaico da Anatel realizamos um monitoramento sobre a qualidade de sinal de operadoras de telefonia móvel nas "Quebradas do 2G", territórios onde o sinal de celular ainda é um desafio para a vida comunitária e a comunicação com o mundo.

Matéria Quebrada Tech

Músico do Jardim Ângela difunde tecnologias sustentáveis pelo Brasil a fora

A iniciativa começou com a criação de um laboratório de tecnologias sustentáveis e funcionais, que funciona dentro da casa do músico e inventor Fábio Miranda, no Instituto Favela da Paz, localizado no Jardim Nakamura, zona sul de São Paulo. Hoje, as tecnologias produzidas por ele são exportadas e compartilhadas com moradores de outras periferias e projetos de preservação do meio ambiente.

Entrevista Quebrada Tech

Na ausência de grandes operadoras, fibra óptica chega às quebradas de SP

Você já ligou numa operadora de internet para solicitar um pacote de dados melhor e recebeu como resposta que na sua área não tem alcance de rede? Essa é uma rotina comum na vida de moradores das quebradas de São Paulo. Em resposta a essa questão, as periferias estão vivenciando o surgimento de pequenos fornecedores de fibra óptica para suprir essa lacuna deixada pelas grandes operadoras.

ENTREVISTA Quebrada Tech

“O audiovisual me trouxe a possibilidade de sonhar”, diz cineasta da quebrada

Vamos mostrar os caminhos e desafios que uma profissional do audiovisual da quebrada precisa trilhar para acessar conhecimento teórico, técnico e equipamentos, que poucos moradores das periferias têm acesso. 

MATÉRIA Quebrada Tech

Projeto transforma WhatsApp em canal de direitos sociais das domésticas

Como um grupo de WhatsApp está contribuindo com o acesso às informações sobre direitos trabalhistas das empregadas domésticas que vivem nas periferias?

Matéria Quebrada Tech

Pandemia aproxima empresa comunitária de internet de moradores da Cidade Ademar

Graças aos serviços prestados por uma empresa que fornece fibra óptica nas periferias de Diadema e em bairros da Cidade Ademar, zona sul da cidade de São Paulo, moradores relatam que conseguiram emprego e acesso a entretenimento durante a pandemia.