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Periferia espacial

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Já estamos em julho, metade da jornada deste ano. Eu queria falar de muita coisa, mas não está fácil organizar as ideias. Poderia ser um efeito pós covid-19, acredito que seja, mesmo não me contaminando com vírus.

Favela do Pulman – Foto: @menino_do_drone

Eu realmente acredito na ciência. É uma fé. É uma reverência semelhante à religião. Entretanto, como sempre dizemos, é diferente da religião porque, pelo o que podemos deduzir, existe fora de nós. Tem uma qualidade objetiva, o processo da ciência.

Bill Nye

A vida ficou mais confusa, na prática continuamos trabalhando, estudando, muitos se relacionando, por conta do afastamento social que diminuiu. Entretanto, depois de tantas mortes, sentimos que algo nunca mais será como antes, afinal, minha geração nunca viveu algo tão fulminante.

Acredito que nunca se falou tanto em ciência, sua eficácia, investimento, credibilidade, etc., deixa a gente confuso entre gripe, vírus, anticorpos, saúde e fake news.

Aqui na periferia, ainda existe uma outra dimensão, a ciência ancestral, o benzimento, as garrafadas, entre outras curas equivalentes, pois, vivemos holisticamente, não na tese, mas na crença.

Entre nossas diferenças, de crenças e olhares, gostaria de poder afirmar que estamos indo para um lugar melhor, que a pandemia ensinou que somos todos iguais, mas na verdade essa avalanche histórica ampliou as margens do rio que divide humanidade e humanos.

A humanidade é moderna, usa tecidos não poluentes, come alimentos sem agrotóxico, bebe água mineral e vai passear no espaço. Os humanos vivem as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global, a poluição que devasta a fauna, a flora, e a exploração desmedida do trabalho.

Os humanos andam pelas ruas, a humanidade nas redes sociais em propagandas bonitas e interessantes. Vale a pena trabalhar para ser a humanidade, apesar da conta aqui em casa não cobrir esse tipo de imprevisto.

A maior potência humana é a descoberta, a ciência trabalha nessa chave, e eu como parte da espécie humana, quero também usufruir das benesses da humanidade cheia de consciência ecológica e política, mas ela ainda é pouco acessível à periferia.

Alguns projetos promovem táticas de acesso a alimentação saudável, consciência ambiental e reaproveitamento, mas a luta contra a indústria e o capital rapidamente em uma crise econômica como essa, nos coloca a mercê de suas mercadorias de preço baixo, para ter o mínimo no prato.

Os cientistas nos contam que a luz demora muito tempo para viajar pelo universo, portanto, se nós tivéssemos a capacidade de viajar anos luz pela galáxia e com um super telescópio olharmos de volta para a terra, não veríamos nós, no século 21, mas sim, dependendo do local no universo, talvez os dinossauros, as pirâmides sendo construídas, ou até o big bang. Isso quer dizer, que toda a história humana está gravada na luz atravessando o espaço, nos imortalizando como terráqueos.

Isso me remete ao que chamamos de ancestralidade, pois de alguma forma nossos antepassados vagam no espaço, com nossas dores e lutas, vendo e revendo em lupim as tragédias expostas no universo.

Nos olhos dos mais velhos, posso ver nosso passado, neles contém um universo de sentimentos e vivências, algumas se repetem comigo, algumas lutas foram herdadas, algumas conquistas realizadas, eles são nosso universo. Muitos se foram nessa pandemia, antes que suas histórias pudessem ser vistas por nós em nossa viagem pelo universo periferia.

A ciência é fundamental para mudar nossas vidas, sem dúvida, acreditar na história, na filosofia, na sociologia, na antropologia, na biologia e seus campos de estudos, trazem respostas importantes sobre nossas mazelas, pois se nós criamos as divindades, assim também somos os criadores das atrocidades.

Eu como socióloga não perdi minhas crenças nas divindades, curas ancestrais, mas aprendi que a ciência também tem seu lugar no divino quando nos retira do obscurantismo, da mentira, fake news, da morte vendida em caixas. A ciência como tudo no mundo, pode ser ponte ou abismo dependendo de quem tem a palavra.

Que nossa palavra seja nossa ciência em busca de uma mudança que proponha uma humanidade para os humanos, todos nós, mulheres, negros e negras, indígenas, pobres dessa terra.

“É importante ressaltar que emoção, a subjetividade e outras atribuições dadas ao nosso discurso não implicam na renúncia à razão, mas, ao contrário, num modo de torná-la mais concreta, mais humana e menos abstrata e ou metafísica. Trata-se, no nosso caso, de uma outra razão.”

Lélia Gonzalez, 1979

Jovens do movimento negro são candidatos ao Conselho Municipal dos Direitos da Juventude

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Entre os objetivos da candidatura está a promoção da continuidade e eficiência do ECA, visando as especificidades das crianças e dos jovens negros

Phelipe da Silva Nunes, 18 anos, e Stephanie Felicio da Silva, de 21 anos. Foto: Uneafro Brasil

Nos próximos dias 17 e 18 de julho, São Paulo realizará a votação dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude (CMDJ), espaço de elaboração e discussão de políticas públicas voltada às juventudes da cidade de São Paulo. Ao todo, são 21 cadeiras pleiteadas para temas, como educação, trabalho, emprego e geração de renda, esporte e lazer, entre outras. Para a cadeira de Juventude Negra, Phelipe da Silva Nunes, 18 anos, e Stephanie Felicio da Silva, de 21, se candidataram a titular e suplente, respectivamente, como representantes da Uneafro Brasil, organização que integra o Movimento Negro brasileiro.

Ao ocupar este espaço de tomada de decisão, os candidates têm como objetivo levar as demandas dos jovens negros, construindo propostas de políticas públicas a partir do olhar e da realidade dos coletivos. Todo o programa da dupla é fundamentado no trabalho de base realizado em territórios periféricos pela juventude da Uneafro, e em especial, pelos representantes inscritos.

Em prol da juventude negra

Entre as principais demandas dos candidates está o conjunto de ações para o enfrentamento ao extermínio da juventude negra e periférica, como o fim da violência policial, a discussão, divulgação e implementação da lei 10.639/03, que orienta sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, no município de São Paulo; a permanência de cotas raciais e de outras políticas afirmativas para a população negra; a manutenção e ampliação das redes de cursinhos pré-vestibulares e comunitários, principalmente nos territórios periféricos e a promoção das garantias de continuidade e eficiência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – que completou 31 anos nesta terça (13/07), visando as especificidades das crianças e dos jovens negros de São Paulo 

“A cadeira de Juventude Negra precisa ser do movimento negro, esse é o nosso lema. Este é um lugar de representatividade. Portanto, quem ocupá-lo precisa estar atento às demandas da sociedade. Ninguém melhor que o movimento negro organizado para isso. O que queremos é reverter o significado do termo representatividade, que hoje, nos espaços de tomada de decisão, é usado indevidamente por alguns grupos políticos em prol do apagamento das construções coletivas”

Afirma Phelipe da Silva Nunes, que desde 2019 atua na Uneafro Brasil, na região do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. 

Durante a pandemia, ele tem atuado na assistência dos moradores da região e entorno, mapeando necessidades da comunidade e distribuindo cestas básicas, materiais de higiene e limpeza. Também, em denúncia ao racismo ambiental e a produção de alimentos com agrotóxicos, passou a representar o projeto de Hortas Comunitárias da Uneafro Brasil, idealizado pelo Núcleo Ambiental, no extremo da zona leste.

Também com a atribuição de garantir direitos, o CMDJ é fundamental para garantir a integridade do setor público para com os jovens negros, guardiões e guardiãs de um novo futuro e que assim também façam pelas políticas públicas.

Segundo o Atlas da Juventude, nas duas últimas décadas, o Brasil foi lar de quase 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos (¼ da população) – faixa etária dos eleitores do CMDJ -, a maior geração de jovens que o Brasil já teve. Mas, a partir deste ano, o País verá essa população reduzir, podendo chegar ao fim do século reduzida quase à metade de sua magnitude atual. Em 2060, um em cada quatro brasileiros terão 60 anos ou mais.

Segundo os pesquisadores, é urgente a criação de oportunidades para qualificar os jovens e garantir que eles tenham pleno desenvolvimento. Vale destacar que a pesquisa aponta para as diversas desigualdades vividas pelo jovem negro no mercado de trabalho, escolaridade, entre outros obstáculos impostos para estes jovens. De cada cinco trabalhadores informais, por exemplo, 4 são negros. Ainda conforme o Atlas da Juventude, existe mais consciência política e um sentimento de forte exclusão e de preconceitos dirigidos aos jovens periféricos, pobres e negros.

“É por tudo isso e por nossos e nossas jovens da periferia de São Paulo que pleiteamos essa cadeira. Queremos ocupar este espaço para alimentar a esperança e a vida das juventudes pretas, dos coletivos, das comunidades, e principalmente, no trabalho aquilombado da Uneafro, que se propõe todos os dias a constituir base e futuro, como fizeram nossos ancestrais”

Afirma Stephanie Felicio da Silva, estudante dos cursinhos da Uneafro desde 2016 e, desde 2019, coordenadora do Núcleo Uneafro Dona Nazinha, em Sapopemba. Também é articuladora da Rede Literasampa, na Biblioteca Comunitária Ademir dos Santos, pertencente ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Sapopemba.

Vote! 

A votação acontece neste sábado e domingo, dias 17 e 18 de julho, de forma virtual pelo site da prefeitura de São Paulo. Podem votar jovens entre 15 e 29 anos, moradores da cidade de São Paulo. 

Mãe sente dificuldade para acessar kit escolar da prefeitura de SP com aplicativos

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Entrevistamos uma mãe de três filhos, moradora da periferia de São Paulo, que está sempre correndo contra o tempo para saber como ela pode usar o novo método de distribuição de kit de material escolar e uniformes, fornecido pela prefeitura de São Paulo, por meio de dois aplicativos móveis.  

Silvana Borges e mãe de três filhas e duas delas são alunas de uma escola publica municipal na zona sul de SP.

O Desenrola acompanhou a luta de Silvana Borges, 37, moradora do Chácara Santana, bairro da zona sul de São Paulo. Ela é mãe de três filhos, sendo que dois estão frequentando a escola pública municipal, por meio da plataforma de ensino remoto, para acessar os conteúdos didáticos.

Silvana faz parte de um grupo de mães da quebrada que estão com dificuldades para comprar os materiais escolares dos filhos, por meio de dois aplicativos fornecidos pela prefeitura de São Paulo, para realizar compras de materiais e uniformes em lojas credenciadas.

“Eu fiquei sabendo através do contato da escola, que mandou mensagem no meu WhatsApp “, conta ela, lembrando a maneira como ficou sabendo do novo formato de aquisição de uniformes e materiais escolares.

Após o comunicado, a mãe conta que para entender como o aplicativo funciona foi preciso pesquisar nas redes sociais e em grupos de amigos. “A escola me passou o comunicado, informando que que estava disponível, mas as dúvidas que eu tinha eu tirei na internet mesmo, com as pessoas que teve acesso já ao material e o uniforme”, diz.

Já noticiamos aqui em outras entrevistas e reportagens que o letramento digital é um problema estruturante entre os moradores e moradoras das periferias com idade acima de 35 anos. E no caso de Silvana esse cenário não é muito diferente.

“Eu não estava entendendo muito o negócio do Mercado Pago, porque eu tive que ligar para saber os valores dos materiais e uniformes”, descreve ela, com um tom de desânimo, devido aos constrangimentos para usar o aplicativo.

Decepcionada com o atendimento da escola para tirar suas dúvidas sobre o aplicativo e as formas de pagamento, ela desabafa sobre a sua frustração. “Sabe eles não têm aquele carinho de passar a informação correta.”

A partir de 2021, pais de alunos da rede municipal de ensino de São Paulo receberão o kit de material escolar e uniformes por meio de um benefício de crédito, para fazer compras em lojas credenciadas pela prefeitura. O valor do auxílio varia conforme a etapa do ensino dos estudantes.

Os responsáveis pelos alunos com os dados cadastrais completos receberão um e-mail onde será informado o valor do benefício. Além disso, os pais, que não tiverem com os dados completos devem fazer atualização diretamente na escola ou na internet acessando esse site aqui .

Devido a experiência passada que vem tendo com a solução digital oferecida pela Prefeitura de São Paulo, Silvana acredita que a ideia é boa, porém a falta de acesso à tecnologia torna inacessível esse modelo de distribuição de um benefício importante para os pais e alunos.

“Eu acho que esse tipo de conceito de aplicativo é uma boa ideia sabe, mas nem todo mundo tem acesso à internet, nem todo mundo entende, tem pessoas que só tem celular mesmo pra fazer ligação, eu preferia do modo de antigamente, pra ser bem sincera”, enfatiza.

Apuramos que poucos pais sabem que o processo de compra do uniforme é diferente da maneira de compra do material escolar, esse último item é comprado por meio do aplicativo BluPay , já o uniforme escolar é adquirido por meio da instalação do aplicativo do Mercado Pago.

Para usar o Mercado Pago é necessário criar uma conta inserindo dados do CPF e e-mail do usuário responsável pela compra. Esse usuário precisa constar no cadastro do(a) estudante. A realização das compras só pode ser realizada após a liberação do saldo em ambos os aplicativos.

Diante das dificuldades para obter informações para uma boa experiência de usuária dos aplicativos, Silvana conta que uma das suas maiores dificuldades foi conseguir alguém que estava disposta a ajudá-la em suas dúvidas.

“Eu achei bem complicado. Eu ia buscando informação aqui e ali na internet, buscando informações no Google, para eu conseguir descobrir como que eu fazia, para poder descobrir onde que tinha os uniformes”, finaliza a mãe, relembrando a sua saga para compra de materiais e uniformes escolares para os seus dois filhos.

O Desenrola procurou a Secretaria de Educação do Município de São Paulo para entender o que a Prefeitura estava fazendo a respeito do caso dos pais e responsáveis que não estão tendo um suporte correto para usar o aplicativo para compra de materiais e uniformes escolares. Após o nosso, contato, a assessoria de comunicação informou a seguinte nota: 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), esclarece que as famílias recebem os créditos para aquisição dos materiais e uniformes através dos aplicativos BluPay e MercadoPago. A SME reforça a importância da atualização cadastral para que o benefício seja concedido o quanto antes. Para isso, rotineiramente, as Diretorias Regionais de Educação são orientadas para que todas as escolas possam instruir as famílias.

A SME disponibiliza páginas exclusivas no portal com o passo a passo para a utilização dos créditos, tanto do material escolar quanto do kit uniforme. Há também vídeos explicativos e o contato via e-mail ou telefone, casos os solicitantes encontrem algum tipo de problema no momento da solicitação.

Vale reforçar que a inovação da compra via aplicativo é vantajosa pela praticidade que representa às famílias, além de permitir que a Pasta tenha controle sobre as entregas, já que as compras podem ser realizadas apenas nos fornecedores credenciados e as transações são feitas apenas pelo aplicativo. A aquisição descentralizada dá maior poder às famílias, que vão poder utilizar a verba para adquirir os itens que realmente precisam e escolher corretamente os tamanhos, no caso dos uniformes.

Sobre o caso específico relatado, a pasta foi impedida de apurar adequadamente uma vez que informações essenciais como o nome completo da responsável pelas estudantes não foram encontrados. Há homônimos no cadastro da rede. A EMEF Mauro Faccio Gonçalves Zacarias realizou três reuniões de pais por turma via Meet ao longo desse ano, onde foram repassadas as informações e esclarecidas as dúvidas. Além disso, divulgamos o tutorial na rede social (Facebook) da escola e nos grupos de Whatsapp das turmas.

Há também um informativo impresso na secretaria da escola, que é entregue às famílias que buscam o apoio para esse fim. Uma equipe gestora e todos os funcionários da secretaria estão empenhados para atender toda a comunidade. Com relação ao atendimento dessa família em especial, fomos informados que o problema de falta de acesso aos aplicativos do material e do uniforme já foram resolvidos.

Centro de Estudos Periféricos publica medidas de combate ao coronavírus nas periferias

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Motivados pelo objetivo de produzir conhecimento para garantir o bem estar da população que reside nas periferias e favelas, o Centro de Estudos Periféricos, iniciativa composta por um grupo de pesquisadores que atuam junto ao campus da Unifesp na Zona leste de São Paulo, preparou uma série de medias que podem orientar representantes do poder público a amenizar os impactos da pandemia nos bolsões populacionais das grandes cidades. 

Brasilândia, zona norte, São Paulo, 2017. (Foto: DiCampana Foto Coletivo)

Atento aos impactos da desigualdade social que afeta historicamente a vida de quem mora nas periferias, o Centro de Estudos Periféricos (CEP) publicou nesta segunda-feira (30) um documento no qual um grupo de pesquisadores acadêmicos que produzem conhecimento a partir dos territórios periféricos, orienta representantes do poder público, através de uma lista de medidas urgentes para serem adotadas e implantadas para contenção da pandemia de coronavírus nos territórios.

Segundo Tiaraju Pablo D’Andrea, professor da Unifesp e coordenador do (CEP), o centro de estudos está disposto a atuar em parceria com representantes do poder público para superar os efeitos da pandemia nos territórios. “Em momentos como esse, todas as organizações da sociedade civil devem estar dispostas a contribuir para formulação e implantação prática de soluções”, afirma o pesquisador.

Ela ressalta que não há uma confiança nos representantes do poder público municipal, estadual e federal, no entanto, como uma organização da sociedade civil, é um dever do centro de estudos contribuir com soluções para combate ao coronavírus nas periferias e favelas. “Estamos dispostos momentaneamente a se aliar com governantes e representantes do poder público para contribuir com soluções que evitem a propagação da pandemia nos territórios.”

Enquanto os equipamentos públicos de saúde localizados nos territórios periféricos da cidade de São Paulo demonstram incapacidade técnica e estrutural para atender a população, como falta de equipamentos de proteção para médicos e enfermeiros, número insuficiente de leitos hospitalares equipados com UTIs e ventiladores pulmonares para respiração, o avanço do número de casos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não para de crescer.

Junto a esse cenário, uma sensação de não saber ao certo o real impacto da pandemia, toma conta das pessoas pelo fato de não haver uma quantidade de testes suficientes para diagnosticar o número real de infectados pelo vírus.

Consciente da importância do Estado para criação de políticas públicas emergenciais para combater a precarização dos direitos sociais, como equipamento públicos de saúde e a geração de renda e emprego, o pesquisador alerta: “se a gente somar as condições sanitárias, ambientais e econômicas da população moradora de periferias e favelas, a gente pode prever um cenário bastante catastrófico nas próximas semanas”, avalia ele.

Para reduzir ao máximo o número de mortes causadas pelo coronavírus nas periferias, Tiaraju enfatiza que nesse momento, o Estado precisa garantir que o morador da periferia não saia de casa para trabalhar, dando a ele uma renda suficiente o bastante para manter sua família. “A gente precisa de um estado que solicite à população que faça quarentena. Mas esse mesmo estado deveria ajudar as pessoas mais pobres com ajudas estatais. Isso veio de uma forma muito tímida e abaixo do valor que as pessoas precisam,” comenta ele, fazendo uma referência ao valor de R$ 600 aprovado pela renda básica emergencial, que ainda depende da assinatura do presidente Jair Bolsonaro.

O pesquisador encerra a entrevista lembrando a importância dos moradores das periferias se organizarem em redes de apoio comunitário para impedir o avanço da pandemia. “Solicitamos as populações das periferias que tomem essa atitude e que se unam em redes de solidariedade com ou sem o apoio dos governantes, para diminuir o impacto da pandemia de coronavírus nos territórios.”

Confira a lista completa de medias para conter a pandemia.

• Montagem urgente de hospitais de campanha nas escolas e terrenos ociosos das quebradas;

• Distribuição de água com a disponibilização de caminhões pipas para regiões que não tem saneamento básico;

• Distribuição gratuita de kits de higiene, limpeza e prevenção (álcool gel, álcool líquido, sabonetes, toalhas, escovas de dente, pastas de dente, máscaras);

• Suspensão da cobrança de contas de água e luz;

• Suspensão da cobrança de parcelas e juros de financiamentos em geral, incluindo as famílias com dívidas com a Caixa;

• Suspensão da cobrança aluguéis residenciais e comerciais;

• Congelamento do preço do botijão de gás e dos alimentos da cesta básica;

• Compra de itens de primeira necessidade dos comércios de bairro, por parte do poder público, para distribuição gratuita nas quebradas;

• Rápida liberação dos recursos da renda mínima para trabalhadores/as informais e desempregados;

•Manutenção da distribuição de merendas nas escolas nas regiões mais pobres;

• Campanha de conscientização mais amplas, com carros de som, músicas e vídeos que dialoguem com as quebradas;

• Não à policialização da situação, evitando o aumento do encarceramento;

• Não ao isolamento vertical. Nas periferias, diversas gerações da mesma família dividem a mesma casa ou o mesmo quintal com frequência. Quem tiver a obrigação de sair pra trabalhar, vai certamente trazer o vírus para casa;

• Reforço às medidas de proteção para quem trabalha em setores essenciais, como transportes, supermercados, feiras livres, farmácias, fábricas, abastecimento, entre outros;

• Transferência de pessoas que fazem parte dos grupos mais vulneráveis para quartos adequados de hotéis disponibilizados pelo poder público.

• Descentralização dos kits de teste do centro para os bairros de periferia em UPAs e UBS, com orientação e insumos para o gerenciamento de casos menos graves. Essa medida evitaria também deslocamentos desnecessários;

• Ampliação da rede de wi-fi grátis nas periferias;

• Estabelecimento de fluxo para o abrigo de mulheres em situação de risco de morte com a desburocratização imediata do acesso às Casas-Abrigo para as mulheres, dispondo de um número público que disponha de vagas para o abrigo emergencial em caso de violência, além do acolhimento das demais demandas divulgadas em Nota pela Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Zona Leste (leia aqui);

• Não fechamento do atendimento no hospital de referência em aborto legal, tendo em vista que são procedimentos que não podem esperar e que devem sofrer um aumento de demanda durante o período de confinamento, junto com a violência doméstica;

• Não à diminuição da quantidade de trens e metrôs, evitando assim aglomeração no transporte de trabalhadores de serviços essenciais;

Como medidas para conter a crise, o Centro de Estudos Periféricos recomenda também:

• Taxação das grandes fortunas e vinculação desses recursos ao SUS;

• Suspensão imediata do pagamento dos juros da dívida pública;

• Fim do teto de gastos para saúde e educação.

Empreendedor usa dialeto da quebrada para atender clientes na Shopee

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Empreendedor aposta em um formato de atendimento digital descontraído para cativar e atender clientes que moram ou não nas periferias.

Empreendedor aposta em formato de atendimento digital descontraído para atender clientes da quebrada. (Foto: Gustavo Damasceno)

Criar uma loja virtual para algumas pessoas pode representar um procedimento padrão que faz parte das estratégias das vendas online, mas para empreendedores como Gustavo Damasceno,19, morador do Jardim Guarujá, bairro da zona sul de São Paulo, utilizar a cultura da quebrada é algo essencial para atender seus clientes, bem como para criar a marca Vestiário da Quebrada.

Ele acredita na criação de uma comunicação estratégica sobre sua identidade e cultura, que busca transferir um valor através de um propósito presente na vida dos moradores das periferias e favelas.

“Antes do empreendedorismo eu comecei jogando bola, tentando ser jogador, aí veio na minha mente o significado do vestiário né, pois quando os moleques pensam em vestiário eles imaginam o ato de entrar, trocar de roupa e sair pronto para o jogo, entendeu? Aí eu falei: ‘essa vai ser minha fita, essa vai ser minha visão, os moleques e as meninas vão entrar e sair do vestiário prontos para o jogo, vai sair com sua camiseta de time, vai sair com sua lupa, vai fazer aumentar autoestima”, vislumbrou Gustavo, relembrando a inspiração que vem direto do seu cotidiano como morador de quebrada para criar a sua marca de roupas e acessórios.

O empreendedor migrou sua loja do Mercado Livre paro a Shopee,  plataforma de comércio eletrônico, por apostar nas taxas de descontos que são maiores para o consumidor final e no potencial de venda do novo marketplace que vem chamando a atenção de consumidores e empreendedores das periferias.

“No começo desse ano eu usava o Mercado Livre e trabalha só com lupa, como eu disse é enxuto, eu sabia que lupa era uma coisa que tinha mais procura, fiz pesquisa de mercado antes claro, e soube que esse era o melhor produto pra eu vender, então comecei a trabalhar só com óculos, criei um Instagram chamado Lab Lupas, que é o nome que do perfil até hoje, só que eu vi essa oportunidade da Shopee que tem taxas baixas, onde eu poderia estar vendendo mais e atraindo mais o meu público, então eu migrei pra ela”, relata Damasceno.

Gustavo se prepara para postar mais um produto vendido em sua loja virtual para um cliente da quebrada. (Foto: Gustavo Damasceno)

“Depois que a Shopee começou a passar na TV está vindo mais pessoas das periferias. Eu já estou vendo o pessoal me chamar por gíria, assim como no Instagram, agora estou sentindo que a periferia está mais presente”

Gustavo Damasceno

Após migrar para o marketplace, o criador da Vestiário de Quebrada conta que passou a identificar um potencial de público formado por moradores da quebrada. “A diferença que eu percebo na Shopee é que ela agrega mais o público da periferia, uma coisa que atrai muito são os preços baixos no início desta plataforma entendeu, e assim, quem vem de onde a gente vem não costuma comprar roupa original, costuma comprar réplica certo, comprar no Brás, final de ano é Brás, naquele pique”, afirma o empreendedor, resgatando uma cultura periférica do morador consumir roupas com cara de original, mas que na verdade são réplicas de marcas bem conhecidas.

Ele também conta que já percebeu mudanças significativa em suas vendas dentro da plataforma e principalmente no comportamento do público. “Depois que a Shopee começou a passar na TV está vindo mais pessoas das periferias. Eu já estou vendo o pessoal me chamar por gíria, assim como no Instagram, agora estou sentindo que a periferia está mais presente”, conta Gustavo.

O empreendedor faz questão de enfatizar que não atende somente o morador da quebrada e que adapta o seu estilo de venda a qualquer perfil de cliente. “Independentemente de ser voltado pra quebrada, eu trago adaptabilidade no sentido que por mais que a cultura seja daqui eu também acabo atraindo pessoas que tem um pouco mais de dinheiro, que vem comprar na minha loja e mandam mensagens em uma linguagem diferente, na qual eu como vendedor me adapto ao vocabulário deles”, explica.

Perguntamos para Gustavo se ele sentiu que seus produtos tiveram algum tratamento desigual devido ao fato dele alcançar diferentes perfis de públicos dentro das plataformas digitais, e a resposta do empreendedor foi inspiradora. “Essa parada de discriminação eu não senti, eu não recebi nenhuma mensagem, pelo fato de eu ir diretamente no meu público-alvo né, que é o pessoal daqui”, revela, ressaltando novamente sua estratégia de trabalhar em comunidade para fortalecer sua rede de consumidores.

Do ponto de vista de Gustavo, a internet foi uma ferramenta transgressora que contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades alinhadas com sua identidade como morador da quebrada. “Para negócios online, a internet nos dá a possibilidade de criar e ser quem a gente é, tá ligado”, opina. Ele complementa sua linha de raciocínio enfatizando que sua história pode inspirar o surgimento de outras marcas e empreendedores.

“Eles querem que a gente não tenha conhecimento, querem que a gente não estude, então a gente tem que estudar tio, a gente tem que usar a internet como meio de conhecimento, e através desse conhecimento agregar para a sociedade, independentemente de como for, precisamos nos tornar uma pessoa melhor”, conclui o empreendedor da quebrada. 

O poder do olhar: um relato de alguns minutos na Avenida Paulista

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 A fome me entristece, não por existir, mas por ser o fim que possui um planejamento governamental.

Avenida Paulista – Foto: @Menino_do_drone

No dia 25 de junho ando pela cidade, não êxito em procurar os contrastes, na Avenida Paulista muitos jovens pertencentes às classes mais abastadas, homens adultos vestidos de terno e gravata ou mulheres com saltos que custam o salário de um estagiário andavam ao lado da fome. Por toda Avenida desde a Consolação até chegar ao Parque Trianon era possível ver famílias inteiras em situação de rua, muitas crianças. O Censo da População em Situação de Rua 2019 divulgado em 2020 revelou que São Paulo teria a maior população de rua do Brasil, 24.344 pessoas e em sua maioria homens e negros, a fome tem cor neste país.

Para além do desprezo dos que se consideravam os verdadeiros cidadãos daquele lugar, poderia destacar as nuances do mundo do trabalho, muitos jovens em cima de uma bicicleta, muitas vezes sem máscara, com uma mochila térmica nas costas escrita Ifood, a informalidade ali se choca com a estabilidade de quem descia de roupa social dos prédios para ir almoçar.

Ao mesmo tempo, me chama atenção que não necessariamente quem tem poder aquisitivo toma mais cuidados contra a COVID-19. Nesses choques de realidade eu não sou apenas quem olha, mas faz parte daquela dinâmica, e penso que talvez a única coisa que unisse essas pessoas dos prédios com os entregadores de aplicativo fossem as máscaras de pano parecidas.

Contudo, me lembro que todos são trabalhadores, é fato, são as nuances do mundo do trabalho no capitalismo. Me reencontro com a crueldade de quem conta a história do Ifood como a narrativa empreendedora dos sonhos, isso me corrói.

Enquanto observo esses entregadores, em sua maioria homens jovens passarem rapidamente, me dou conta que já estou adentrando o Parque Trianon, sempre lotado de PM’s em volta, sempre sem máscaras, me pergunto a função do Estado, mas dentro do parque vejo jovens do colégio Dante caminhando, sorrindo, comendo no parque, uma vida tranquila, se destacam pois na frente do parque passam e se sentam pessoas em situação de rua que muitas vezes pedem comida, o desespero da fome mora ao lado da tranquilidade.

Nessa narrativa eu também evito olhar para muitas dessas famílias, eu tento, assim como aprendemos durante a vida na cidade, é um fato, eu não poderia ajudar todos. A fome me entristece, não por existir, mas por ser o fim que possui um planejamento governamental.

Estou em São Paulo, a selva e cidade mais rica, nesse momento lembro do aviso da minha mãe para prestar atenção no aumento de roubos na Avenida Paulista, não era minha primeira vez andando ali, mas eu relembrava desse aviso. Era a falta de política pública, era a ausência de Estado ou a presença de um Estado com um fim planejado onde nós morremos? Ou vamos nos matar?

Era fato, eu estava em meio a riqueza, mas o dinheiro não estava distribuído. 

A Avenida se torna aqui a forma mais simples de analisar os contrastes e os aumentos das vulnerabilidades na pandemia, nesse momento estou trabalhando meu olhar, me lembro de Roberto Cardoso de Oliveira, a presença da universidade nessa narrativa passa também a ser um fator importante sobre o recorte do meu olhar.

O trabalho informal está presente ali, na figura dos entregadores da Rappi ou Ifood e nos motoristas de aplicativos como Uber, são diferentes nuances que apresentam uma realidade óbvia, a pandemia não é igual para todos e esse governo com certeza agravou os problemas relacionados ao desemprego.

Nessa hora me lembro de um domingo, 4 de abril onde eu estava também na Avenida Paulista, porém desta vez dentro de um Uber, era Domingo de Páscoa e o motorista não parecia muito animado, no fim do nosso percurso uma mulher adulta com dois filhos pequenos bate no vidro do carro, ela pedia algo para dar de comer aos filhos, era a fome e a informalidade na minha frente, era se entristecer por trabalhar em um feriado e não ter o que comer no feriado. Eu não tinha nada além de uma barra de chocolate com cereja que quando dei para ela senti vontade de chorar, relembrar isso não é me enaltecer, mas relembrar o olhar. Com quais olhos nós estamos observando nossa realidade?

Novamente, no dia 12 de abril pego outro Uber também em direção à Avenida Paulista, em poucos minutos o motorista que era um rapaz jovem, simpático e bem aberto me conta sua história: formado na área de tecnologia saiu do Pará para ‘tentar a vida’ em São Paulo, a informalidade que era temporária era atravessada por uma entrevista importante que ele tinha às 15h, seu pedido era a torcida para que conseguisse a estabilidade, o sonho era chegar ao topo do capitalismo. Aqui eu já treinava meus ouvidos para abandonar minhas crenças, mas ele ainda carregava o afeto e eu realmente torço por esse rapaz até agora. 

A realidade é sensível. 

Dentro de todas essas narrativas que reescreverei após ler alguns artigos sobre trabalho e juventude, relembro um trecho que fala do trabalho no sentido tripalium que segundo ALBORNOZ é um instrumento feito de três paus aguçados, algumas vezes ainda munidos de pontas de ferro, no qual agricultores bateriam o trigo, as espigas de milho, o linho, para rasgá-los e esfiapa-los … A tripalium se liga ao verbo do latim vulgar tripaliare, que significa torturar.

Nessas narrativas a maior parte das pessoas não pareciam ter escolhido seus postos, ninguém escolhe trabalhar na informalidade onde se você não corre risco você não come. Além disso, essas narrativas são marcadas por meus encontros com pessoas jovens, isso me sensibiliza, qual nosso futuro? Nossos males? Nossas doenças? Existiria um remédio para após o fim planejado? 

O fato é óbvio e claro, estamos morrendo como o planejado. 

“O que eu vou ser quando eu crescer? Quer dizer, se eu crescer, se eu não morrer.” 

Facção Central, 12 de Outubro

“A gente tá fazendo uma revolução”, afirma Aline Brito, mãe, sapatão, educadora e periférica

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Como o dia do orgulho LGBT atravessa a vida das sapatonas que são da quebrada? Como é ser sapatona, periférica e mãe? Essas são algumas das perguntas que permeiam essa reportagem. Vamos falar sobre as lutas por visibilidade, amor, afeto e construção familiar entre corpos que nem sempre são lembrados no Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Aline e Alexandra com suas crianças e seus cachorros tomando um sol na varanda de sua casa (Creditos: Fernanda Piccolo)

Hoje, dia 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Data marcada pela revolta da comunidade LGBT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados pela comunidade. Essa luta se deu em diversos eventos e protestos de ruas que ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall Inn.

O Brasil já foi palco do maior protesto LGBT do mundo, ação que aconteceu em São Paulo e chegou a somar 5 milhões de pessoas na rua em 2017 e entrou no recorde mundial do Guinness Book. O primeiro evento aconteceu no ano de 1995, no Rio de Janeiro. A mobilização começou dentro da 17° conferência da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex, e ocupou as ruas de São Paulo pela primeira vez em 1996.

Atualmente, um dos marcos nessa luta é a Parada do orgulho LGBT, evento que acontece anualmente na Avenida Paulista e que conta com grandes marcas e mídias estampando as cores das bandeiras LGBT.

Mas o que é ser lésbica na quebrada? O que é ser lesbica moradora do Capão Redondo? O que é ser lésbica, moradora da quebrada e mãe? O que é dupla maternidade? Como é constituir família sendo uma corpa preta, sapatão e de quebrada? Como é para os corpos que não são vistos dentro do dia internacional do orgulho LGBT?

Aline Cristina Brito da Costa Custódia, 24 anos, nascida em Santos, moradora do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, território onde trabalha como educadora social na Fábrica de Cultura e Alessandra Santos de Oliveira, 30 anos, confeiteira independente. Elas são as mães de Jamal e Jawari, e criadoras do perfil no instagram Maternidade Sapatão, onde elas compartilham a maternidade entre corpas sapatões como algo possível e o dia a dia de duas mães de quebrada.

“Com a página Maternidade Sapatão, a gente se tornou referência pra quebrada sabe, confesso que eu me tornei referência para mim mesma, porque agora quando eu abro o instagram e vejo o maternidade, fico ‘olha existe um casal de duas mães pretas sabe’, eu fico muito emocionada com a nossa história”, conta Aline Brito.

Ela afirma que ama ser mãe, principalmete ser uma mãe preta: “Ser mãe é foda, eu amo ser mãe, e o que eu mais gosto é de ser mãe preta, e eu acho que as mães pretas são muito zikas, ta ligado. Confesso que as mães pretas são verdadeiras deusas mesmos, espero um dia me tornar uma mãe tão foda quanto a minha mãe sabe, é a questão do revolucionario, né”, afirma Aline Brito.

“O amor é um bagulho muito negado, muito negado pra mulher preta né, então eu acho muito foda a gente ter uma família com duas mães pretas, de ter essa resistência, e ser esse amor preto, a gente ta fazendo uma revolução.” Aline Brito

 Brito conta como esse amor nasceu e como o território do Capão Redondo, que é onde elas moram hoje, foi a terra desse amor. “A gente se conheceu na sarrada do brejo, que era uma festa né, só de sapatão e bissexual, aí depois começamos a trocar ideia pelas redes sociais, e aí papo vem e papo vai, ela me cozinhando, 5 meses depois, a gente se trombou no Capão”.

Ela compartilha que o Capão Redondo sempre esteve presente na vida e história de amor das duas. “O Capão sempre esteve presente na nossa vida, na nossa história de amor. Nosso primeiro beijo foi no Capão, e depois se trombamo lá de novo, e desde então a gente tá junta né, desde 11 de abril de 2018, é nossa data mesmo, porque é isso, a gente é sapatão, é intensa”, afirma.

Aline e Alessandra foram morar juntas em 2019, quando já sentiam que não conseguiam ficar mais uma longe da outra e nem ficar se deslocando de um canto para outro da cidade para viver esse amor de pertinho.

“Quando foi em 2019, a gente decidiu morar juntas, porque é isso né, eu morava lá na Cidade Tiradentes, no fundão da leste e ela morava na zona sul né, lá na Chácara Santana, era 3 horas né, mó rolê atravessando a cidade, a gente vinha ficava dois, três dias na casa dela, ficava dois, três dias na minha casa né, daí a gente chegou a conclusão que já estávamos morando juntas, só que tava pagando dois aluguel”, relata Aline.

Ela conta que quando percebiam já estavam o mês todo juntas e não conseguiamos mais ficar longe uma da outra, então resolveram ir morar juntas e alugar uma casa maior. “A gente já tinha uma ideia de alugar uma casa grande, com quintal, com espaço para ter cachorro e tudo, com dois quartos, um para nois e outro para estudar, pra jogos, quem sabe filhos”, conta. 

“A gente conseguiu registrar os meninos certinho, inclusive a gente foi o primeiro casal a registrar dois filhos legítimos no nosso nome, um casal de duas mães, no cartório de Capão Redondo”

Creditos: Fernanda Piccolo

Alinexu, como Aline Brito é conhecida na sua quebrada, conta que a vontade maior dela e da sua companheira Alessandra, serem mães, veio de quando elas cuidavam da bebê de uma amiga para ela ir trabalhar.

“Uma amiga nossa, aqui da quebrada, teve uma bebê, é mãe solo, tava sempre no corre, não tinha com quem deixar a bebê e começamos a cuidar dela aos finais de semana, e aquilo mexeu com a gente. E a Dessa é uma bebezinha pretinha a coisa mais linda, ela chegava aqui bem cedo, às vezes ela fica dois dias aqui sabe, e aquela coisa de dar comida, trocar a bebê, dar banho, tudo e tal. Foi mexendo com a gente, coçando o útero né”, compartilha Aline.

Aline e Alessandra sempre tiveram e compartilharam dos planos de serem mães e construir uma família: “Até que um belo dia, a Ale, falou ‘mano é isso, eu quero ter um bebê, eu quero ser mãe, tô pronta, acho que tá na hora, a gente pode ter um bebê, né?’. E eu vamos, e a gente sempre trocou muito, sempre foi algo que estava dentro dos nossos planos, casar, de ser mãe, de ter uma família”, afirma.

Com o objetivo e planos conjuntos, Brito conta que então começaram a pensar na fertilização caseira e no processo de fertilização em vitro, que consiste na coleta dos gametas fora do útero para transferir o embrião depois.

“Começamos a pensar em como, pensamos na fertilização caseira, até pelo preço e tudo.. Por que para gente que é LGBT ter filho, tem muito a ver com uma questão social. Se você for fazer uma fertilização em vitro, que foi o nosso caso, é muito caro, é tipo 30, 40 mil, é um absurdo, não era nosso plano inicial fazer em vitro, mesmo que fosse até juntar esse valor né, juntar 40 mil reais para o tratamento, era muito dinheiro, a gente ia trabalhar a vida inteira, e guardar dinheiro para ser mãe, e a gente queria ser agora”, relata Aline. 

“Colocamos o pé no chão, ‘vamos ser mães, vamos fazer uma fertilização caseira, mas se der certo, como vai ser’, pensamos em ficar uns dois anos aí guardando um dinheiro, pra ter esse pé de meia mesmo sabe”

Alinexu conta que o plano de esperar esse tempo mudou, quando elas tiveram a chance de engravidar com o apoio de uma clínica. “Passou um tempo e Orixá abençoou a gente grandemente, uma mina que a gente conhece foi fazer útero solidário em uma clínica, aí lá eles estavam precisando de uma mina preta, de preferência de pele escura que quisesse doar óvulos e em troca ganharia a gestação, engravidar através do método de ovodoação compartilhada”, compartilha.

A moradora do Capão Redondo afirma que de início ficaram receosas se deveriam aceitar ou não. “O bagulho era pá pum assim, já ir na clínica, começar o tratamento, eles estavam com uma urgência, e a gente ficou pensando quando será que vamos ter essa oportunidade de novo né, e ainda mais de uma forma acessível assim. Inclusive é isso, esse método de ovodoação compartilhada que as clínicas têm feito, tem fortalecido várias mães de quebrada aí, a se tornarem mães, aí a gente aceitou”, coloca Aline.

Elas começaram o tratamento em dezembro de 2019 e “Dia 20 foi a transferência dos embriões pro útero da Ale e dia 28 de fevereiro a gente comprou o teste de gravidez de farmacia e deu positivo, e o mais doido é que foram transferidos dois embriões pro útero da Ale, ‘e aí será que vai vir gêmeos?'”, comenta.

“Esse plano de ser mãe, de ter filhos, de formar uma família tá ligado, viver aquele continho de fadas mesmo sabe, talvez a gente só tenha essa oportunidade de engravidar na vida, então que venha dois logo” 

Creditos: IsabelliVasco

Aline também conta como foi o processo de lactação e que o plano delas dentro dessa maternidade era também ter uma amamentação dupla.

“Eu passei pelo processo de introdução da lactação, a gente sabia que era possível a questão da dupla amamentação e a gente contatou uma obcestricia aqui da quebrada bem foda, inclusive é ali do Jangadeiro, fomos conversar com a Nabe, e ela disse que era super possível sim, e que ia foratalecer a gente nisso”, relata.

Ela conta que com a ajuda de uma profissional, também da quebrada, começou o processo de introdução da lactação: “é simples, é fácil, e eu falo que é fácil porque eu era das pessoas que pensava, ‘será que tem que fazer uma cirurgia ou algo assim?’, e não é, precisa fazer o uso de uma medicação, precisa de auxílio com os estímulos, com aquelas bombinhas sabe de tirar leite, e tem que ser acompanhada, eu fui acompanhada pela Nabe”, ela reforça que não é apenas ir na farmacia e comprar o remédio, é necessário auxílio e acompanhamento profissional. 

“É todo um processo, e é isso, comecei a produzir leite, estou produzindo, estou amamentando, mas fica aí o salve para as minas de quebrada que é possível sim, duas mães amamentar, ou até se você adotar um bebe, é possível amamentar, a gente divide a amamentação e da para os dois”

 A educadora conta que a ideia do instagram surgiu a partir de uma procura das duas na rede por famílias de duas mães pretas, ou dois pais pretos e não encontraram. “Decidimos por nosso corre na internet através do Maternidade Sapatão, passando nossa vivência de quebrada, e também para mostrar que é possível pras sapatão de quebrada aí, pras mina que é possível sim, a gente formar nossa família de dupla maternidade, de dupla paternidade, que seja com adoção, que seja com fertilização caseira, que seja com a fertilização em vitro”.

Ela afirma que mostram o dia a dia real delas como mães pretas e periféricas: “A gente mostra nosso corre de quebrada mesmo, das mães que vão comprar roupa lá no japoneses Santo Amaro, é isso, a gente mostra que é possível, e mostra como podemos ser uma mãe de quebrada normal”.

Brito relata como foi o processo de registro das crianças, já que elas foram o primeiro casal homoafetivo a registrar dois filhos no cartório do Capão Redondo, território que de novo marca os passos mais importantes do casal.

“A gente conseguiu registrar os meninos certinho, inclusive a gente foi o primeiro casal a registrar dois filhos legítimos no nosso nome, um casal de duas mães, no cartório de Capão Redondo, nossos filhos bem de quebrada mesmo, eles só não são mais de quebrada porque eles nasceram no Hospital São Paulo, lá pra Vila Mariana [risadas]”, conta Aline que complementa ressaltando que queriam que as crianças tivessem nascido no M’Boi Mirim, mas o hospital estava com foco de atendimento a covid-19.

“nois é o primeiro casal de mulheres a registrar duas crianças no Capão mano, mas tá lá na legislação que quando chega com declaração da clínica, o papel de recém nascidos e nossos rg, eles tem que registrar, o casal não precisa estar casado, no caso da fertilização em vitro não precisa”

A quebrada como espaço de afirmação e construção identitária

Creditos:Fernanda Piccolo

“Eu não me sinto tão representada, na questão do lgbtqia+, eu acho que inclusive é uma bandeira muito conhecida pelos homens gays, tão sempre lá no movimento, os homens gays, brancos, quando vai umas mulher, é umas mulher branca, quando vai pessoas trans, são homens trans brancos, mulheres trans brancas, é muito diferente da vivência, a gente que é da quebrada, a gente tem uma vivência mais vida loca, mais miliduca com as minas travesti tá ligado”, coloca Aline sobre questionar essa representatividade do orgulho lgbtqi+ que ainda não chega em seus corpos e muito menos em seu território.

Aline relembra que não é apenas um dia de representatividade que a mídia precisa divulgar, mas mostrar um cotidiano diário pela sobrevivência que pessoas lgbtqia+ precisam ter dentro da quebrada;

“Como as minas travesti, preta, que tava la no corre a mó tempão, ta ligado, os manos trans aí, que tão no corre pra pagar 200 conto em uma ampola de hormônio, ai quando levanta essas bandeiras do lgbtqia+ na internet, por exemplo, eu vejo uma galera branca ta ligado”, coloca Brito, questionando o modelo de representatividade que invibializa outros corpos da mesma comunidade.

“E se não tá representando a quebrada, não me representa, tá ligado, e é isso”

A educadora ressalta que existe artista de quebrada trazendo essa narrativa, porém ainda acredita que é pouco perto de toda grandeza territorial que o território possui e não é reconhecida.

“Tem por exemplo a Jup do Bairro, que é aqui da quebrada, que é aqui da zona sul, a gente tem a Lin da Quebrada lá do fundão, lá da zona leste, são as minas da quebrada que já estão chegando no rolê, mas eu acho que ainda tá faltando um pouco mais sabe”, afirma Aline.

Se reapropriar de termos pejorativos e transformar isso no seu objeto de fala. “Eu sou sapatão, eu sou da quebrada, a gente que é da quebrada a gente se reapropria do sapatão, é isso mesmo, eu sou sapatão”, reafirma Aline, reforçando que já existe uma cultura sapatão de quebrada com suas vestimentas e modos. 

“Mas falando assim de nós, da sapata de quebrada, com bermudão, chinelão, camisão e tal, muita de nós assim já nasce sapatão, já vem pro mundo sendo sapatão”

Ela aponta que apenas pode falar sobre o que vive, que é ser uma sapatão na quebrada: “Eu gosto de falar que eu tenho muito orgulho de ser sapatão, não falar orgulho de ser lbtqia+, eu falo sapatão, é o que eu sou, é a bandeira que eu levanto, que eu represento, eu acho quando eu falo orgulho de ser lbtqia+ eu to levantando outras bandeiras, não to falando que eu não tenho que levantar a bandeira das minhas trans, das minas bi, só que eu acredito muito também de lugar de fala, tá ligado”.

 O amor cura

creditos:Binho Cidral

Aline conta que Alexandra mora perto de sua família, porém sua avó teve dificuldade para aceitar sua escolha em amar outras mulheres. “Embora ela tenha o espaço no quintal da vó dela, a vó dela falou que é isso, ‘o diabo não vai fazer filho aqui no meu quintal, então já que você quer se relacionar com mulher você pode se retirar daqui’, então tá bom, é isso, aí ela foi pra fora, morar com outra mulher”, compartilha Aline sobre o momento fase que sua companheira saiu de casa por sua avó não aceitar suas escolhas.

“Aí ela se reaproximou da família dela, morando comigo, mas aí nos role de família, nos eventos, eu não podia entrar na casa da vó da Ale, só na casa do pai da Ale, e eu só podia ficar no máximo, na casa da vó dela até o quintal”

Aline conta que o restante da familia de Ale era totalmente receptiva: “Lá no quintal da família dela mora a tia, o pai, a sobrinha, morava o primo e todo mundo lá gosta de mim, todo mundo super me aceita, ai quando a avó ia pro culto, era engraçado que a tia falava assim, ‘olha a vó foi pra igreja, vem aqui com a Aline que ela foi pra igreja’, aí quando a Dona Lurdes ia pra igreja eu entrava lá, comia, jantava de boas”, conta Aline, que quando a avó da Ale estava elas não tinham esse convívio antes dos filhos chegarem na família.

Porém, quando os bebês chegaram algo se modificou, todas as crenças que sua avó tinha construído foram modificadas quando pegou os gêmeos no colo.

“Aí depois que os meninos nasceu ela ficou meio embaralhada, falou mano, como assim, duas mulheres, dois filhos, ela só tem 80 né, pra ela entender e absorver tudo isso foi um grande processo, e é isso, ela entendeu, absorveu, hoje eu posso super entrar no quintal”, conta Aline, que afirma não carregar ressentimentos desse processo por entender suas vivências e crenças.

“Eu entendo também que o cristianismo é foda, que a igreja é foda mesmo, pega sua mente, é tipo isso pra uma mulher que é cristã sua vida inteira, que tem 80, ai eu querer chegar do nada e falar, sou mesmo, mulher da Alexandra e tal, aceita ai, sendo que naturalmente ela ja compreendeu isso”

Aline ainda detalha como o comportamento da avó de Alessandra mudou depois da convivência com os bebês. “O orixá já clareou a cabeça dela, que é isso a neta dela é sapatão, além de ser sapatão é mãe, com uma outra mulher sapatão que tem dois filhos sabe, e ela é bisavó dos meninos, então ela super apaixonada também pelos meninos, ela adora, a gente acha engraçado”.

A avó tem dificuldade de falar o nome das crianças, Jamal e Jawari, mas “quando ela ta aqui do lado, ela fala, eu não peguei esse daqui no colo, me dá esse aqui, e fica, agora me dá esse daqui, e ela não sabe falar o nome dele, que é meio difícil, e a gente achou muito engraçadinho, muito fofinho tá ligado, então é isso”, conta Aline.

Ao falar sobre o futuro de sua família, Aline e Alessandra trazem como referência o documentário chamado Brazil – Jurema e Nicinha, que fala sobre o amor de duas mulheres aos 43 anos, que moram na favela da Rocinha do Rio de Janeiro.

“É esse legado que a gente quer deixar, é o legado da Nicinha e da Jurema, é do amor, de resistência, de 40 anos aí, formando filhos, netos, tá ligado. E essa queda também, a gente tem sempre essa questão da solidão da mulher preta, tantas minas preta solitária no mundo, aí é isso sabe, a gente ser duas mulheres preta que se amam já é uma puta revolução, porque é isso, o amor preto, o afeto, é negado sim pra mulher preta”, finaliza Aline. 

Ocupação Artística Canhoba lança programação virtual de teatro, circo e mágica

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A mostra #CanhobaOnline traz atividades mensais que contam com apresentações e bate-papo com os artistas que fazem parte da ocupação localizada em Perus, zona norte de São Paulo. 

Foto do Núcleo Absurda Confraria

 Começa neste sábado, dia 26 de junho, a programação teatral da #CanhobaOnline, a mostra virtual da Ocupação Artística Canhoba. Com curadoria do Grupo Pandora de Teatro, a programação conta com uma atividade por mês e será transmitida pela página do Facebook e pelo canal no Youtube da Ocupação Artística Canhoba de forma gratuita.

A Ocupação Artística Canhoba prevê atividades até dezembro de 2022 neste formato virtual. As apresentações artísticas deste ano serão realizadas pelos grupos As Tapijás Cia de Teatro, Núcleo Absurda Confraria, Ereoatá Teatro de Bonecos, Cia da Varanda, Cia. Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa, além das apresentações dos mágicos Edson e Kevin Iwasaki.

Sede do Grupo Pandora de Teatro, coletivo responsável pela curadoria da temporada #CanhobaOnline, a Ocupação Artística Canhoba é um espaço público localizado em Perus, zona norte de São Paulo e que foi construído em 2010 pela prefeitura. Porém, a obra foi paralisada e em 2016, em parceria com moradores locais, artistas e coletivos, o espaço foi revitalizado e se transformou em um polo cultural aberto ao público.

Confira a programação: 

Temporada #CanhobaOnline

Onde assistir: Facebook e Youtube – Ocupação Artística Canhoba 

Espetáculo teatral “As Contadeiras e seus Canteiros” com As Tapijás Cia de Teatro
26 de junho de 2021 (sábado), às 18h.

Sinopse: História de uma garotinha muito curiosa que procurava sempre entender o significado das coisas. Um dia ela teve o desafio de encontrar o significado de seu nome e com isso descobriu muito sobre si mesma e sobre sua ancestralidade.
Duração: 15 minutos | Classificação indicativa: Livre
Com bate-papo após a apresentação sobre o tema “Criação a partir do território”.


Próximas atrações:

Espetáculo teatral e circense “Circo de Bolso” com Núcleo Absurda Confraria
31 de julho de 2021 (sábado), às 18h.

Sinopse: O espetáculo é encenado por um acrobata-músico e uma palhaça arauto, que homenageia artistas que ocupam espaços não consagrados da arte, como o entorno de um picadeiro, as feiras livres, os festejos na praça, os corredores de metrô, entre outros.
Duração: 40 minutos | Classificação indicativa: Livre
Com bate-papo após a apresentação sobre o tema “Desafios na criação para o formato digital”.


Espetáculo teatral “Metamorfose” com Ereoatá Teatro de Bonecos
28 de agosto de 2021 (sábado), às 18h.

Sinopse: O espetáculo apresenta a rotina de um senhor sertanejo, vivendo as dificuldades da seca que assola o sertão. Em seu universo solitário, ele acaba descobrindo um mundo além das fronteiras da imaginação.
Duração: 30 minutos | Classificação indicativa: Livre
Bate-papo após a apresentação sobre o tema “Processo criativo e reflexo dos dias atuais na obra”.

Espetáculo teatral “RIP – Reflexões e Investigações Pandêmicas” com Cia da Varanda
25 de setembro de 2021 (sábado), às 18h.

Sinopse: O espetáculo é inspirado na obra de Samuel Beckett com personagens que trazem à cena a complexidade da humanidade com suas dores e anseios, diante de um cenário insólito sem perspectivas de mudança.
Duração: 18 minutos | Classificação indicativa: 12 anos
Com bate-papo após a apresentação sobre o tema “O Teatro e o Absurdo Cotidiano”.

Espetáculo teatral “Grajaú – Uma Cartografia da Exploração” com Cia. Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa
30 de outubro de 2021 (sábado), às 18h.

Sinopse: Peça em que crianças narram histórias de suas famílias, que migraram das regiões nordeste e sudeste do país para o território do Grajaú, em busca de melhores condições de vida.
Duração: 54 minutos | Classificação indicativa: 12 anos
Com bate-papo sobre “Como fazer teatro na periferia em meio a tantas perdas?”.

Espetáculo circense “Mitate” com Mágicos Edson e Kevin Iwasaki
27 de novembro de 2021 (sábado), às 18h.

Sinopse: Principais representantes da arte mágica da comunidade Nipo Brasileira, os artistas fazem uma apresentação que revive o ilusionismo tradicional japonês baseado em Tezuma, que é considerada patrimônio cultural intangível do Japão. Uma performance baseada na expressividade figurativa em cada movimento, executada com precisão e leveza.
Duração: 30 minutos | Classificação indicativa: Livre
A atividade contará com bate-papo sobre “Mágica para não mágicos” após a apresentação

Tik Tok vira espaço cultural para artistas da M´Boi Mirim

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À base da cultura do faça você mesmo, artistas da quebrada contam como tem usado a rede social como uma estratégia para gerar audiência para o seu trabalho, atraindo a atenção de centenas de milhares de seguidores, inclusive de vizinhos.

Choks durante a gravação de suas coreografia (Imagem: Mano Batom)

Devido aos impactos da pandemia que causaram o fechamento de equipamentos públicos de cultura nas periferias de São Paulo,o dançarino, coreógrafo e professor de dança Matheus Oliveira, morador do Jardim Tupi, bairro da zona sul de São Paulo, transformou o seu perfil no Tik Tok num espaço virtual para ganhar visibilidade e atrair seguidores interessados em valorizar o seu trabalho artístico.

Esse caminho, segundo ele, foi uma forma de combater o ‘horror’ causado pela pandemia no seu trabalho. “esse momento de pandemia ta sendo um horror total, não só pra mim, como para diversos outros profissionais na área pelo fato de os estúdios estarem fechados e as aulas presenciais não estarem rolando”, conta.

O professor de dança afirma que muitos colegas de trabalho optaram pelas aulas online, no entanto, ela acredita que isso tem um preço para quem ensina e para quem quer aprender. “Não é a mesma coisa. O contato direto se faz necessário para que as coisas aconteçam devidamente e da melhor forma possível”, enfatiza.

Mesmo com essa opinião formada, o artista da dança conta que encontrou através das gravações de suas coreografias para publicação no Tik Tok um meio para divulgar seu trabalho.”As redes sociais tem sido um meio de muita importância nesse quesito. Vem sendo efetivo pois vem chegando mais pessoas que curtem e passam a acompanhar.”

Por isso, Matheus vem apostando em produções constantes de vídeos, por acreditar no poder de engajamento da Tik Tok, uma rede social que vem trazendo muitos frutos para o seu trabalho.”Cheguei no TikTok na segunda semana de janeiro através de alguns amigos. O engajamento lá é relativo pois depende de diversos fatores, mas felizmente eu venho tendo bons resultados e a galera se mostra presente comentando e novos seguidores chegam constantemente, então posso dizer que tô feliz com o avanço”, relata.

O perfil do dançarino chama-se @ochokz e conta com mais de 38 mil seguidores. Em menos de seis meses de trabalho, ele já acumulou mais de 190 mil curtidas em suas publicações. À base do faça você mesmo, todos os seus vídeos que registram as suas coreografias são gravados pelo celular e editado por um aplicativo chamado Inshot.

Além de gravar, ele também produz o próprio roteiro das coreografias, um acúmulo de funções que vale a pena, pois os conteúdos acabam viralizando rápido. “Existem os challenges que são o que mais viralizam dentro da plataforma em si, que nesse caso não necessita de muito tempo de preparo, ainda mais por serem curtos e fáceis, para pegar são mínimos minutos e pra gravar também, no geral não é trabalhoso, exceto pelo suporte que é necessário, como por exemplo alguém pra gravar e equipamentos”, explica.

 “Tenho um vídeo que chegou quase a um milhão de visualizações”

“Eu via muitos amigos comentando e pedindo para eu baixar pela conta deles, aí eu tive curiosidade e criei, mas depois eu fui achando interessante os videos, então eu comecei a mostrar um pouco do bairro onde eu moro, achei legal e comecei a produzir bastante vídeo”, explica Rodrigo Santos, 26, morador do Parque Cerejeira, região da M´Boi Mirim, zona sul de São Paulo.

Através do seu perfil @digocods, o morador produz vídeos utilizando dublagens da quebrada. “Eu gosto de assistir um vídeo de alguma dublagem, para ver se é legal mesmo e se encaixa comigo, ai se eu achar que é bem isso que eu procuro, eu assisto ele antes, estudo primeiro e depois começo gravar”, descreve Santos, citando a maneira como produz os conteúdos em seu perfil no Tik Tok.

Santos costuma ser exigente consigo mesmo, para garantir um padrão de qualidade na produção dos seus conteúdos. “Às vezes eu gravo um, e se eu não gosto vou fazendo até achar um que eu me identifico, porque eu gosto de ser bem chato nessas partes, se eu já vejo que uma fala não ficou encaixada direito, quando é dublagem, ai ja faço de novo”, conta o dublador, afirmando que leva em média dez minutos para gravar um vídeo com boa aceitação dos seguidores.

Ele gosta de enfatizar esses pontos de qualidade, porque um único vídeo do tiktoker já chegou a atingir quase um milhão de visualizações. “Eu tenho uns quatro ou cinco vídeos que tiveram bastante visualizações, mas eu tenho um que chegou a quase um milhão”, revela.

O dublador vê nessa exposição que a rede social permite uma maneira de abordar a sua visão sobre a subjetividade do morador da quebrada. “Eu gosto de fazer algo diferente, que eu vejo que muitos fazem igual, gosto de fazer do meu estilo, do meu jeito”, enfatiza ele. Através da identidade dos conteúdos que ele produz, outros jovens em seu bairro o reconheceram na rua, um fato que marcou a sua trajetória. “Já vi meninos aqui, muleque novinho, que falou assim: ‘Ai Digo, eu vi seu vídeo lá no Tik Tok, vou gravar uns também achei dahora’. Acho que já é um incentivo pra eles não estarem fazendo nada de errado, o Tik Tok já é um distração”, conclui.

Geolocalização: aplicativo de encontros une casal na quebrada e reduz tensões da pandemia

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Conheça a história de dois amigos que se conhecem desde os tempos de escola, e que se reencontram e formaram um casal na pandemia, guiados pela curiosidade de saber quem do bairro onde moram mantinha um perfil em aplicativo de encontros.

O casal Gabriele e Pedro celebram juntos o reencontro através do app de relacionamentos Imagem: Gabriel Mendonça

“O match do reencontro” é com essa expressão que o casal Gabriele e Pedro definem a união deles durante a pandemia de coronavírus, após a jovem resolver baixar o Tinder, app de encontros e relacionamentos, de maneira despretensiosa, apenas pela curiosidade de saber quais as pessoas de seu território estavam utilizando a plataforma de relacionamento online na quarentena.

“Eu estava desanimada na quarentena, aí resolvi meter o loco, eu já tinha parado de mexer no Instagram. Então eu fui baixar o Tinder, queria descobrir quem eram as pessoas da região que estavam no Tinder”, conta a atriz Gabriele Rocha, 21, moradora do Jardim Novo Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Devido a pandemia, Gabriele teve que se afastar das suas atividades profissionais, com isso ela utilizou o app de relacionamento online para inventar uma persona, e sua atuação foi a figura de uma ‘Sugar Baby. “Procuro alguém para satisfazer meu prazer, se quer sair comigo vai ter que me bancar”, descreve ela em sua biografia no Tinder.

No entanto, a personagem criada por Gabriele não foi o bastante para passar despercebido pelos olhos do seu colega de escola Pedro, o seu companheiro atual. Ele reconheceu os traços da namorada devido ao convívio na época da escola, e ela  imediatamente o chamou no chat para iniciar uma conversa.

“Não foi exatamente a biografia que me chamou atenção, o que me despertou atenção mesmo foi ela me chamar como já me conhecesse, eu estranhei e pensei: ‘quem é essa doida?’, já tem biografia de doida, será que é doida?”, relembra Pedro Damasceno, 19, morador de Parelheiros, que naquele momento não conseguiu reconhecer Gabriele, mesmo assim, motivado pela curiosidade do seu perfil nada comum passou seu número de telefone para prolongar a conversa.

“Peguei o número dele, salvei e não chamei, ai eu mexendo no celular vi os status do pessoal, notei o status dele, ai pensei: ‘como assim eu não chamei o Pedro? Como que estou vendo o status dele? Quando eu o chamei, ele falou que ainda tinha meu número salvo da época da escola, porque a gente se conheceu na época da escola né por uma amiga”, relata Gabriele, afirmando que a partir deste momento começou a resgatar suas lembranças com Pedro desde a época em que se conheceram na escola.

“A Gabi foi uma das quatro garotas que eu achei diferente na escola, que me despertou, me cativou em alguma coisa, que se destacava, não só porque era inteligente, tinha alguma coisa ali que na época eu não sabia definir o que era”, diz Damasceno.

A partir do encontro virtual, as memórias afetivas dos amigos de escolas foram sendo ativadas e se tornando cada vez mais fortes, refletindo diretamente na frequência do diálogo entre eles. “A gente passou três dias conversando bastante”, complementa Pedro, lembrando que após essa fase, eles decidiram marcar o primeiro reencontro.

 O reencontro

O casal Gabriele e Pedro celebram juntos o reencontro através do app de relacionamentos Imagem: Gabriel Mendonça

No dia 2 de abril, Gabriele convidou Pedro para ir em sua casa, e assim que ela viu que estava chegando foi para o portão de sua casa espera-lo. “De repente começou a fazer um sol, parecia que ele era o brilho, parecia que ele era o sol, ai eu falei: ‘nossa o Pedro não é mais o Pedrinho, é o Pedrão, cresceu né, aí eu fiquei olhando Aquele brilho descendo do sol junto com ele e já deu um negocinho no coração”, descreve.

Enquanto Gabriele estava vislumbrando com o semblante do crush que estava a poucos metros do seu portão, Pedro só pensava nas características marcantes da amiga de escola que ainda eram nítidas na sua memória. “Ela abriu o portão pra mim com um sorriso, com um batom vermelho e um sorrisão, essas são a três coisas que eu mais amo na Gabi: a consciência social, o lado artista dela e o sorriso dela. E a gente falou quase o mesmo tempo: pensei o dia inteiro em você”, recorda.

E depois de alguns dias de trocas de sentimentos intensos, o casal fez uma reflexão de como essa união os fortaleceu para enfrentar um momento tão caótico, como a pandemia. “Depois do namoro ficou mais colorido, deu pra não enxergar um pouco mais o que estava acontecendo ao meu redor, não que esteja fugindo, apenas me abastecendo”, Conta Pedro. Para ele, a nova companheira de vida significou coragem para enfrentar as adversidades do cotidiano. Já para Gabriele, a união trouxe esperança.

“Eu me motivei, eu voltei para escola sabe, ele participou um dia desses da aula, gravou sabe, estou alegre, tenho vontade de sonhar sabe, antes não tinha nem vontade de sonhar, não vou sonhar porque não vai acontecer, pra que sonhar? Eu sempre fui uma pessoa muito otimista, mas ano passado a pandemia me fez não ser a Gabriele, mas quando eu me reencontrei com o Pedro eu voltei a ser a Gabriele, aquela que olha no espelho e fala: nossa eu sou gostosa”, conclui a atriz.