Em uma sociedade moldada pela monogamia como norma, a psicóloga Dejanira Oliveira, formada em cannabis medicinal pela Unifesp e em direitos humanos através da Anistia Internacional, explica em entrevista ao Desenrola Aí o conceito da não-monogamia e destaca como a sociedade ainda enfrenta tabus relacionados a essa abordagem.
Dejanira também esclarece como essas diferentes formas de relacionamento desafiam as normas convencionais e ressalta a influência da colonização em nossa percepção de cultura de se relacionar.
É importante frisar que nós somos um país, um país colonizado por europeus. Então, essa questão da colonização, ela interfere muito no que nós consideramos a cultura que é válida, percebe esse lugar? Então, assim, se você olhar a história aí do nosso país, antropólogos falando sobre o assunto, eles vão dizer que os povos indígenas já tinham relações poliamorosas. Óbvio que assim também tinha a monogamia, mas não com esses nomes. Esses eles vão sendo dados por quem colonizou […] nós somos todas e todos livres para amar. Então vamos aproveitar esse lugar e quebrar os preconceitos.
Dejanira Oliveira, psicóloga.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Sobre o Desenrola Aí
O Desenrola Aí é um programa quinzenal que visa trocar ideias com especialistas da quebrada, descomplicando assuntos relevantes, que afetam o cotidiano da população negra e periférica e os direitos humanos, que é a essência da nossa existência e convivência enquanto sociedade. Nessa segunda temporada vamos abordar sobre Descontruir Tabus: corpo e sexualidade. O programa do Desenrola Aí tem como realização o Desenrola e Não Me Enrola e Fluxo Imagens.