ENTREVISTA

De menino à fase adulta: como os homens descobrem a sexualidade?

Rafael Cristiano, co-criador do coletivo Masculinidade Quebrada, explica como a construção de domínio da heteronormatividade se estabelece e os caminhos para pensar novas possibilidades.

Leia também:

A predominância do machismo influencia e molda as percepções da sexualidade masculina e as atitudes dos homens dentro do tecido social? Quais os cuidados em relação à educação com meninos até a fase adulta e como os homens descobrem a sexualidade? 

Em entrevista ao Desenrola Aí, Rafael Cristiano, dramaturgo, ator, educador e co-criador do coletivo Masculinidade Quebrada, que desde 2018 promove rodas de masculinidade para meninos e homens periféricos, explica como essa construção de domínio da heteronormatividade se estabelece e os caminhos para pensar novas possibilidades. 

A ideia de que esse menino é um menino e que ele precisa ser protegido, que ele precisa ter os direitos garantidos, essa ideia precisa ser defendida. A gente não pode compactuar com a ideia racista de que esse menino precisa responder como um homem adulto, que esse menino já é um homem que tem responsabilidades de homem. Ele é um menino e precisa ser tratado como menino. E pra ser tratado como menino, ele precisa ser educado. A minha grande questão para os homens é como estamos educando os nossos meninos? Como nós homens estamos educando os nossos meninos? Ou a gente ainda está jogando essa responsabilidade nas nossas mulheres? Como estamos sendo bons exemplos? […] Eu acho que essa é a grande questão

Rafael Cristiano, dramaturgo, ator, educador e co-criador do coletivo Masculinidade Quebrada.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Rafael Cristiano e a jornalista Thais Siqueira durante a gravação do Desenrola Aí. Foto: Maxuel Mello/Agosto 2023.

Sobre o Desenrola Aí

O Desenrola Aí é um programa quinzenal que visa trocar ideias com especialistas da quebrada, descomplicando assuntos relevantes, que afetam o cotidiano da população negra e periférica e os direitos humanos, que é a essência da nossa existência e convivência enquanto sociedade. Nessa segunda  temporada vamos abordar sobre Descontruir Tabus: corpo e sexualidade. O programa do Desenrola Aí tem como realização o Desenrola e Não Me Enrola e Fluxo Imagens.

Autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Pular para o conteúdo