Opinião Colunas

UmSoh online: trabalhando com música em tempos de pandemia

As pessoas que nos conhecem gostam de nos associar a um casal fofinho que fazem coisas legais, e confesso que é massa sermos vistos como referência de família e amor preto, mas trabalhamos muito para produzir letras, beats, vídeos e todo tipo de conteúdo para um dia chegarmos a um patamar estável, onde finalmente estaremos vivendo da nossa música.
Jordan Fields (Bixop) e Lena Silva

Para quem não sabe, BiXop e eu somos muito mais que um casal. Somos Umsoh, uma dupla que através da música, difunde cultura preta e entretenimento. As pessoas que nos conhecem gostam de nos associar a um casal fofinho que fazem coisas legais, e confesso que é massa sermos vistos como referência de família e amor preto, mas trabalhamos muito para produzir letras, beats, vídeos e todo tipo de conteúdo para um dia chegarmos a um patamar estável, onde finalmente estaremos vivendo da nossa música. Buscamos por esse reconhecimento.

Queremos que as pessoas conheçam a nossa história, o nosso corre juntos, mas que saibam que incentivando os trampos, com uma indicação, um comentário sincero, já nos fortalece como profissional e fortalece a comunidade considerando toda a equipe envolvida no processo de produção. Todo artista, principalmente o artista independente, investe o que não tem para que a sua arte chegue em algum lugar.

Antes da pandemia começar, fizemos um cronograma extenso para a finalização do álbum "Longa Jornada" e as gravações de uma série de vídeos clipes que ficaram pela metade. Com a onda do covid-19 e a primeira quarentena em março de 2020, nos deparamos com a impossibilidade de fazer shows e qualquer outra coisa.

Passamos a observar mais as redes sociais para entender como reinventar nossas estratégias e promover uma live, fenômeno que tem recebido muito destaque desde o início da pandemia, ideal para incentivar as pessoas a estarem em casa vivenciando uma nova forma de se divertirem e a serem mais solidárias com o outro. 

Uma pesquisa realizada pelo Google, responsável pelo Youtube, mostrou que 85 milhões de brasileiros assistiram à lives de shows durante a quarentena. O formato de show transmitido de forma online teve grandes alcances e fez sucesso em meio a pandemia. Entre as dez lives musicais mais assistidas no Youtube, oito delas são de cantores brasileiros.

Pensei que seria uma boa organizar um show online para divulgar o álbum, mas antes eu assisti diversos lives show de rap, samba e sertanejo de todos os níveis, dos mais famosos aos artistas mais locais para entender melhor a dinâmica e fazer algo mais próximo a um show de verdade, levando ao público qualidade e informação.

Escolhi a data perfeita para falar e cantar sobre a vida, amor e resistência, 12 de junho de 2020, Dia dos Namorados. Solicitamos os serviços de transmissão stream com os parceiros @vulcams e tivemos a participação do @Quebradagroove com Jonatas Noh no trompete e na machine, e também utilizamos o espaço do Centro de Mídia com o apoio dos parceiros Desenrola e Não Me Enrola.

Eu pensei em um cenário básico, com algumas referências de livros, quadros e discos. Escolhi o figurino que combinasse com as cores e durante os diversos ensaios fomos acrescentando ideias coletivas que enriqueceram o espetáculo. 

Confira a live completa: 

O retorno foi positivo, tivemos a interação dos amigos e pessoas que nos admiram. Ficamos muito satisfeitos. Cogitamos a possibilidade de fazer uma live ao mês, porém o processo é trabalhoso e cá estamos, a quase um ano do nosso primeiro show live… espero que tenha deixado aquele gostinho de quero mais, pois estamos melhorando a nossa performance e nível de produção.

O poder das lives, o aumento de engajamento e a interação do mundo inteiro nas redes sociais, nos proporcionou conexões com pessoas que assistiram o vídeo clipe Black Is Back In Style que alcançou mais de 10 mil visualizações e passaram a acompanhar nosso trabalho.

Participamos de festivais e parcerias em projetos com produtores aqui no Brasil e nos Estados Unidos, muitas vezes sem nem precisar sair de casa, mas quando é necessário realizar algum trabalho externo, tomamos todos os cuidados usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.

Este ano, no Dias dos Namorados estaremos online lá no Instagram @UmSoh para trocar uma ideia descontraída com vocês sobre afeto, sinergia e também sobre o novo vídeo web com a canção "Pretty Song" que iremos lançar nos próximos dias no canal do YouTube UmSoh que inclusive, convido vocês a se inscreverem e apertarem o sininho de notificações, e a seguirem o nosso instagram @Somos_Umsoh para acompanharem as novidades que estão por vir.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 16 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/