Greves, marchas, ocupações, denúncias e centenas de mobilizações foram encabeçadas ao longo de mais de quatro décadas pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que nasceu em 1978, em resposta às violências intensificadas pela ditadura militar no Brasil. A geógrafa especialista em educação para as relação étnico-raciais, ativista e intelectual Regina Lúcia, uma das militantes que compõem a vanguarda do MNU, relembra sua trajetória, destaca retrocessos e principais marcos, especialmente para as pessoas negras periféricas.
“Estes 47 anos foram, em primeiro momento, um desvelamento do racismo no Brasil, desmascarando a dita democracia racial e colocando às claras que o Brasil era um país racista. O MNU foi sempre ponta de lança para as lutas e conquistas”, afirma Regina ao relembrar momentos que marcaram a história da luta negra.
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Segundo a ativista, muitas conquistas do movimento negro chegaram às periferias. “Foi [muito importante] para a população negra, pobre, periférica, poder sonhar e ver seus filhos entrarem nas universidades. A briga pela regularização dos quilombos, a propagação da cultura negra e a lei 10.639, que embora ainda não esteja sendo aplicada na sua totalidade, já produziu muito material retratando acerca da nossa história e de nossa contribuição neste país, mas também para a história mundial”, lembra.
Ela também cita as cotas no serviço público, nas universidades públicas e privadas e a política de atenção integral à saúde da população negra. “Tudo isso configura conquistas, mas ainda existe luta para ser feita”, acrescenta a militante, que destaca o genocídio contra a população negra como, ainda, o mais importante desafio.
“[O] genocídio não está só na morte pela bala da polícia, do Estado, mas na negação à saúde, à alimentação. E há um fenômeno mais recente, um fato que tem se agravado: o suicídio, em especial, de homens negros jovens, muitos já chegando na fase da universidade. O suicídio é mais um produto do projeto de genocídio”. Regina Lúcia, ativista e intelectual do Movimento Negro Unificado (MNU).
A tomada de uma consciência crítica racial que contemple todas as dimensões e que desenhe futuros possíveis a partir da luta coletiva, é o que Regina espera ver garantido para seus netos.
“Eu já ouvi muito dos meus filhos, há alguns anos, que estava na hora de parar, que eu já tinha lutado muito, mas hoje eles entendem que não dá para parar. Já participei de muita luta, de muitas construções, mas o que [sigo acreditando] é que não dá para retroceder”, afirma Regina que já possui mais de 50 anos de militância política, sendo 30 anos de militância no movimento negro organizado.
Estrutura organizada a partir de territórios
A compreensão de que a população negra é diversa — seja em termos territoriais, educacionais ou políticos — foi o fio condutor que guiou a organização político-social do movimento, buscando dar conta dessa pluralidade presente no Brasil conforme as transformações históricas ao longo dos anos. A estrutura se organiza a partir do território em que cada militante está inserido, seja no trabalho, na educação ou em outras frentes de atuação.
A partir daí, a mobilização permanece nos municípios e nos estados brasileiros, com distribuição de núcleos temáticos que possuem independência de ação, mas que seguem diretrizes bem delimitadas para incidir nacionalmente, inclusive, na política institucional.
Já no campo internacional, o movimento constrói articulações diversas, especialmente com organizações negras, coletivos de vítimas da negligência e violência de Estado, como movimentos de mães que perderam seus filhos e também aquelas que lutam pela libertação de familiares, inclusive do cárcere, em diferentes partes do mundo.
Nesse sentido, Regina ressalta que, para o movimento social, estas alianças são compromissos inegociáveis de solidariedade e unidade na luta: “Precisamos derrotar o racismo enquanto política de controle da humanidade e enquanto política de reprodução do capital”, diz.
“Temos nos engajado em todas as lutas na defesa da vida, especialmente, das mulheres negras no Parlamento, pela indicação de mulheres negras ao STF, ao STJ, por exemplo”.
Regina Lúcia, liderança no Movimento Negro Unificado (MNU).
Nova geração, luta antiga
Aos 25 anos, a jovem estudante de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UNB) e pesquisadora sobre trabalho escravo contemporâneo, Brenna Vilanova, representa uma nova geração de militantes do MNU. Filha de uma trabalhadora doméstica e neta de nordestinos, ela diz que carrega na própria história a marca das desigualdades que atravessam a população negra brasileira.
Durante a pandemia de covid-19, a aproximação se estreitou. Em 2022, oficializou então sua filiação ao Movimento Negro Unificado em uma data simbólica. “Fiz a filiação em uma comemoração do dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra). Foi uma experiência muito gostosa de viver, não porque seja gostoso militar, pois a gente lida com muita dor, mas porque simbolizou um acolhimento, uma reconstrução de casa, de lar, que nós, pessoas negras, precisamos”, relembra.
Desde então, tem se dedicado especialmente a organizar a juventude negra dentro do movimento social Brasiliense. “Faço parte desta geração mais nova e tenho conseguido trazer outros jovens para dentro do MNU, [articulando] essa perspectiva de continuidade. Aprendo, todos os dias, com os mais velhos, mas também puxo os meus iguais e os meus mais novos. É isso que repito muito e sempre: o MNU, para mim, é uma escola de formação. Quando a gente aprende, a gente também tem que ensinar. É essa continuidade do legado, sem mudar a essência do MNU, mas renovando a forma de se organizar conforme o tempo em que a gente vive”.
“Temos dificuldade de trazer esses meninos negros para organização [político-social] que estão expostos à precarização do trabalho, falta de tempo. Ao mesmo tempo em que conseguimos colocar jovens negros dentro da academia, ainda falta alcançar muita gente que está nas quebradas: as mães negras, aquelas trabalhadoras que seguram tudo sozinhas”.
Brenna Vilanova, militante pelo MNU, estudante de Ciências Sociais e pesquisadora sobre trabalho escravo contemporâneo.
A compreensão da luta coletiva e construção de conhecimento faz parte do repertório da pesquisadora ao citar a ex-coordenadora nacional do MNU, Ieda Leal: “Certa vez, Ieda falou algo que me marcou profundamente: ‘eu não estava na escadaria em 1978, mas eu estava na carta de princípios’. Eu também me sinto assim. Nunca estive nas escadarias do Theatro Municipal junto com o MNU, em seu começo, mas sempre me senti pertencente”, compartilha.
“Quando o movimento escreveu sobre a criança negra, sobre a juventude negra brasileira, sobre trabalho digno, eu estava ali. Eu sou fruto desse diálogo potente que o MNU faz”, destaca a jovem se referindo ao ato de fundação do MNU, realizado no dia 7 de julho de 1978, nas escadarias do Theatro Municipal de São Paulo.
Brenna menciona os contextos que representaram gargalos ao longo das décadas de construção coletiva, bem como os desafios atuais e futuros que enxerga com preocupação. “O MNU se funda denunciando o namoro do Brasil com o Apartheid. E até hoje a gente segue nessa estratégia internacional. O problema é que, ao mesmo tempo em que avançamos devagar no combate ao racismo, surge essa onda da extrema-direita, que é a nossa principal ameaça”, coloca.
“Quando você flexibiliza o discurso, quando libera conteúdo racista nas redes sociais, como o Elon Musk fez, por exemplo, isso se transforma em violência concreta nas periferias. Onde corpos negros não têm proteção social nem judicial, a violência aumenta”, ressalta Brenna sobre o avanço da extrema-direita.
Mesmo reconhecendo conquistas, como a lei de cotas e sua recente renovação, a ativista chama atenção para contradições existentes, inclusive, em governos progressistas. “Foi com o presidente Lula que [sancionamos] as ações afirmativas, mas, ao mesmo tempo, houve frustração quando não houve a indicação de uma mulher negra ao TSE. Mais uma vez ficamos de fora. Isso mostra como o povo negro no Brasil ainda precisa construir sua política sozinho”, observa.
“O Movimento Negro Unificado é uma escola de formação, e que a gente construa com os nossos mais velhos, com os nossos anciães, mas também com a juventude e com as crianças negras, pois é isso que irá garantir a continuidade dessa luta”.
Brenna Vilanova, militante pelo MNU, estudante de Ciências Sociais e pesquisadora sobre trabalho escravo contemporâneo.
Para ela, é a memória, somada à resistência que renova a esperança do povo negro para o fim do racismo como estrutura social. “Para quem veio antes, é só saudação e gratidão. Eu piso devagarinho neste caminho que foi aberto. E para quem está chegando, digo que o importante é pisar também, ocupar o lugar, se organizar”, finaliza.