Elemento central da cultura hip hop, através das letras que, geralmente, apresentam discussões sobre raça, classe, violência policial, entre outras demandas, o rap passou a influenciar o debate público a partir de questões políticas e sociais.
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No Brasil, o movimento surgiu no final da década de 1980. O país, ainda nos reflexos do regime militar, vivia intensas tensões sociais, enquanto a cultura de rua ganhava força e o rap se espalhava cada vez mais nos territórios. Em São Paulo, foi nas praças da Rua 24 de Maio, próximas à estação do Metrô São Bento, que o gênero começou a tomar forma, consolidando-se mais tarde como uma expressão artística popular.
A rapper, cientista social, ativista e produtora cultural, Rubia Fraga, é uma das principais referências do rap nacional. Pioneira na cena, ela formou o grupo RPW em 1991, atuou em coletivos como Minas da Rima, Hip Hop Mulher e atualmente integra a Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop. Desde 1989, se define como uma operária do movimento e destaca que a trajetória do rap é marcada por lutas contínuas, sendo uma expressão legítima de resistência e emancipação social.
“[É uma forma] de protesto, denúncia e contestação. Até a ostentação é um grito do jovem preto periférico, das mulheres, das manas e monas, que querem também usufruir das boas coisas. É um desabafo.” Rubia Fraga, cientista social e integrante da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop.
Rubia destaca que o rap é um retrato atual da sociedade brasileira e faz parte da emancipação das periferias, das lutas sociais, raciais e de gênero. “A geração dos anos 80 fala do seu cenário, a dos 90; dos 2000. Em 2025, a geração atual traz críticas com novas roupagens e formas de expressão. Isso é ótimo. É preciso revitalizar o discurso do rap para que ele dialogue com o povo, principalmente com as juventudes”, coloca.
Embora as formas de opressão tenham se transformado, a cientista social pontua que ainda vivemos em um país colonizado, escravocrata, que cultua a misoginia, homofobia, transfobia e o racismo, lutas pautadas de diferentes formas pelo movimento.
“As elites e a extrema direita criam novas ferramentas com o passar do tempo. O samba foi criminalizado, a capoeira foi tratada como vadiagem. O rap passou pelo mesmo com muitos shows interrompidos pela polícia, muitos artistas presos. Hoje, também vemos isso acontecendo com o funk. A origem social é a mesma. Faz parte de um projeto de opressão”, afirma.
Os quatro elementos
O dançarino e ativista Nelson Triunfo, considerado precursor do breaking dance no Brasil, também destaca que o hip hop, especialmente o rap, sempre foi resistência às diversas formas de marginalização. Ele lembra os primeiros passos dados para a construção de uma consciência crítica coletiva nas periferias. “Fomos descobrindo as coisas brincando, misturando dança com capoeira e trazendo isso para o hip hop”, conta.
“Quando os jovens começavam [a escutar o som], a pegar os passos [de breaking], percebia que eles ficavam mais à vontade e abertos para [o diálogo]. Era nesse momento que chegava mostrando que existiam outras possibilidades, que estudar era muito importante”, relembra.
O artista conta que na época, muitos jovens começaram a dançar em grupo, dar aula e, naturalmente, viraram multiplicadores da cultura. Ele que já era ativo no campo quando o reconhecimento do rap ainda era impensável, cita sobre as transformações e desafios enfrentados ao longo das décadas, e menciona que com o tempo surgiram outras vertentes, como o trap.
“O hip-hop já é livre por natureza, inclusive, ainda difícil de ser compreendido por muitos, pois não é uma só cultura. Tem várias expressões: A dança, que já dialoga com a capoeira. A pintura, que vem das artes plásticas. O canto, a criação lírica, o DJ. Você pode não saber cantar, mas pode dançar. Pode não dançar, mas saber pintar. A gente tem muitas ferramentas nas mãos.” Nelson Triunfo, dançarino e educador popular.
Após alcançar muitas pessoas nos anos 1990, o movimento se espalhou pelo Brasil e contribuiu para o nascimento de vários projetos sociais. “Naquela época, ainda não existia celular, então, quando algo passava na TV, todo mundo via. O povo assistia televisão para aprender. De repente, o Brasil inteiro estava dançando breaking”, recorda Nelson.
A visão do hip hop como ferramenta de transformação social foi o que norteou toda sua militância em Diadema, cidade berço das atividades promovidas por Triunfo. “Quando a gente começou o trabalho em Diadema, o cenário era pesado. Todo mês morria alguém. Uma vez, apenas em um mês, morreram três moleques [da quebrada]. Vieram com a ideia de chamar o prefeito, trazer a polícia para a favela. E eu falei: ‘Não, pelo amor de Deus! Não faz isso!’ A gente aqui sabe conviver com a quebrada, mas não com a polícia dentro da nossa atividade”, cita.
No final dos anos 1980, Nelson Triunfo iniciou, em escolas de Diadema, um trabalho com oficinas que reuniam os quatro elementos: rap, grafite, DJ e breakdance.
Conhecido por animar rodas de dança em pontos marcantes do centro paulistano, como o Theatro Municipal e a Praça da Sé, foi chamado pelo então prefeito José de Filippi Jr. (PT) para ministrar aulas e oficinas culturais aos jovens diademenses, o que acabou fortalecendo ainda mais seu vínculo com a cidade e com a juventude periférica, consolidando sua importância na difusão do hip hop em Diadema.
“Quando eu chegava para dar aula de dança na escola, os alunos me reconheciam e contavam como tinham gostado da aula. Na [aula seguinte], perguntavam: ‘Você se lembra de mim?”, relembra com nostalgia como o hip-hop contribuiu para enriquecer a educação e fortalecer o envolvimento cultural e comunitário dos alunos.
Novos fazedores de cultura
Com o tempo, novos agentes passaram a contribuir com o legado construído ao longo de anos. Jean Triunfo, por exemplo, que cresceu ouvindo Racionais MC’s, Facção Central, Sabotage e outros nomes da cena, conta que o rap forjou sua identidade e senso de pertencimento, o que também o levou a atuar em uma das vertentes do movimento.
Jean esteve à frente da gestão da Casa do Hip Hop de Diadema de 2020 a 2024, equipamento cultural que fez parte da sua infância. “Minha vida inteira foi naquele espaço. Lá é minha segunda casa. Tenho lembranças até hoje do meu pai me acordando e me chamando para irmos até lá, onde eu passava o dia inteiro dançando, cantando, brincando, pulando”, conta.
“Meu pai nunca me obrigou a nada. Ele sempre foi muito versátil: Canta, compõe, faz de tudo, mas nunca falou ‘você tem que seguir esse caminho’. Eu escolhi ser MC, fazer beatbox, jogar basquete. Isto veio das referências ao meu redor. Em tudo que crio, seja um projeto, uma ideia, um trabalho coletivo, sempre penso se isso vai realmente fazer diferença na vida das pessoas”, conta Jean, que também é filho de Nelson Triunfo.
Atualmente, Jean lidera a On Fire Streetball Brasil, iniciativa que une basquete de rua, ações sociais e a preservação de espaços públicos em diferentes comunidades periféricas. Ele também é produtor no rap, fortalecendo a cena musical.
Pedagogia do rap
O rap enquanto processo de aprendizado, coletividade e incentivo para construção de sonhos é o que Letícia Reis destaca. Assistente social e organizadora da Batalha da VR, ela referencia o gênero como ferramenta de transformação. “Esse é o nosso trabalho: fazer com que essas crianças, jovens e adolescentes, através do hip hop, venham até a gente e saibam que podem ser o que quiserem”, afirma.
“Às vezes a criança está ociosa, mas tendo uma batalha de rima, [ela] cola e começa a ver que pode ter sim possibilidades [na vida]. Se quiser ser um MC, um DJ, grafiteiro, um dançarino de breaking, que hoje é até modalidade olímpica, ela pode;” Leticia Reis, assistente social, produtora cultural e organizadora da Batalha da VR.
Influenciada pelo seu avô, que realizava projetos sociais na região onde mora, no Parque Jd Santa Madalena, na zona leste de São Paulo, Letícia passou a frequentar batalhas de rima e atualmente integra a batalha da VR e a batalha do Badá, em Heliópolis. Ela também lidera o Projeto Raça Neguita. “Assim como meu avô plantou essa semente em mim, eu planto no meu filho para que ele também possa, lá na frente, plantar [nos filhos dele]”, diz.
Letícia ressalta que as batalhas de rima também são espaços de expressão e troca, mas ainda sofrem muito preconceito. “A gente ocupa espaço público por direito, faça chuva ou faça sol. É um trampo social, onde a gente leva cultura, lazer e entretenimento, que deveria ser obrigação do Estado, mas muitas vezes somos nós que fazemos isso”.
Renata Martins, conhecida como Mc Caramelo, articula as ações junto com Letícia e comenta de um novo momento que o rap vive. “A internet veio pra fortalecer uma nova geração, uma nova história, mas não podemos nos esquecer da base, do porquê tudo começou”, afirma.
“O rap é um protesto social. Para [o sistema] e para quem vê de fora, é fácil julgar o que o povo periférico produz, tratando a nossa arte como crime. O rap é o grito dos esquecidos. Somos um povo que sobrevive fazendo milagre.” Renata Martins, Mc, fotógrafa e organizadora da batalha da VR.
A rapper ressalta que o rap deu uma nova realidade para muitas pessoas nas periferias, e acredita que o movimento feminino encabeça uma revolução. “A força da mulher dentro do rap é gigante”.
“O rap hoje traz [novas formas]. Já temos também o trap, outros caminhos, outras vivências. Eu sou daquelas que acredita que a gente pode mudar, se reinventar, se adaptar, mas sem perder a essência: o rap raiz, o rap nacional e de protesto”, acrescenta e finaliza Letícia.