Notícia Territórios Criativos

Série de entrevistas destaca artistas da teatralidade negra

Lançado em julho de 2022, o projeto é realizado pela coletiva Carcaça de Poéticas Negras, com episódios disponibilizados gratuitamente na plataforma Wolo TV.
Bastidores das gravações das entrevistas no Teatro João Caetano

O programa de entrevistas Teatros Negros em Pauta, aborda aspectos das linguagens na cena teatral afrodiaspórica-brasileira e estreiou no dia 01 julho no streaming Wolo TV. No total, são nove episódios que reúnem artistas e produtores para refletir sobre o teatro negro em diferentes áreas, como iluminação, direção, dramaturgia, atuação, produção, entre outros.

Tricka Carvalho e Piu Guedes conduzem o programa abordando o futuro do teatro negro e as possibilidades de criar novas narrativas. Além disso, trazem para discussão questões mais especializadas, como a área de iluminação e o desafio de trabalhar com diferentes tons de peles no palco. 

"Queremos olhar para diferentes tipos de teatralidades afrodiasporicas e indígenas e entender como elas se relacionam entre si nos dias atuais, desde conhecimentos construídos nos espaços acadêmicos às técnicas de cena em escolas livres de teatro e, sobretudo, a riqueza ancestral dos saberes e vivências tradicionais"

Piu Guedes
Piu Guedes, uma das pessoas que fazem a apresentação da série de entrevistas Teatro Negro em pauta. Foto: @noenajera_

Com acesso gratuito, o programa tem roteiro e idealização da coletiva Carcaça de Poéticas Negras, que desde 2015 constrói um trabalho de pesquisa em teatro colaborativo, cênico e étnico-racial, fundado por aprendizes da Escola Livre de Teatro de Santo André.

A websérie de entrevistas está disponível na plataforma Wolo TV, que é um streaming voltado para produções audiovisuais independentes produzidas por pessoas negras. Na plataforma, há conteúdo gratuito e também alugado. 

Serviço 

Teatros Negros em Pauta - Série de entrevistas com nove episódios e apresentação de Tricka Carvalho e Piu Guedes. Episódios disponíveis desde 1º de julho de 2022, sendo divulgado três episódios por semana, disponíveis na Wolo TV.

Episódio 1: Formação e pedagogia com Heraldo Firmino
Quem podemos chamar de mestre e a quem podemos chamar de professor, qual história vive dentro dessas palavras? O que entendemos como pedagogia e como fugir de moldes coloniais de ensino?

Episódio 2: Artista pesquisadora com Jéssica Nascimento
Quais são as maiores adversidades e alegrias para uma artista pesquisadora negra e as rupturas que surgem no caminho a partir disso?

Episódio 3: Dramaturgia com Daniel Veiga
Que significado tem uma dramaturgia negra no mundo e como podemos criar novas narrativas e imaginários na escrita?

Episódio 4: Direção com Ivy Souza e Lucélia Sérgio
A função da direção, sempre foi tida como uma figura de poder. Como lidar com isso nos trabalhos enquanto diretora e atriz?

Episódio 5: Atuação com Thais Dias e Raphael Garcia
Quais as sensações que acontecem em um corpo ao entrar em cena? Você acredita que seu trabalho está consolidado ou é necessário batalhar pelos espaços artísticos?

Episódio 6: Iluminação com Danielle Meireles
Quais os desafios de iluminar tantos tons de pele num país como o Brasil onde há diversas etnias presentes?

Episódio 7: Artes plásticas em cena com Cleydson Catarina
O que tem da trajetória do artista em seus adereços, cenário e figurino? Como o trabalho plástico ressalta a poética do trabalho cênico?

Episódio 8: Produção com Ulisses Dias
Qual é o principal desafio de ser produtor nos tempos atuais, em que editais públicos são a principal fonte de renda e sustento para diversos coletivos artísticos na cidade de São Paulo?
Convidado: Ulisses Dias

Episódio 9: Multiartista com Terra Queiroz
Em qual lugar acontecem os espaços acadêmicos para uma travesti negra e periférica e quais são os diálogos que acontecem a partir disso?

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/