NOTÍCIA Territórios Criativos

Projeto oferece bolsa para jovens que movimentam a cultura periférica

A plataforma FIXE oferece seis vagas para a juventude periférica participar de um programa de pesquisa e curadoria artística. Cada jovem curador selecionado receberá uma bolsa no valor R$ 1.000,00 reais. 
Batalha de rima organizada por jovens do Jardim Ângela, território que faz parte do programa. (Foto: Thais Siqueira)

A plataforma FIXE está com inscrições abertas para selecionar seis jovens que atuam com cultura nas periferias de São Paulo, para participar de um programa de bolsas de pesquisa e curadoria artística. As inscrições podem ser realizadas até 18 de abril no site da Fixe (www.festivalfixe.com.br), que também publicará o resultado da seleção no dia 20 de abril.

Jovens que atuam com cultura e residem nos distritos de Bom Retiro, Brás, Brasilândia, Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Grajaú, Iguatemi, Itaim Paulista, Jaraguá, Jardim Ângela, Lajeado, Marsilac, Parelheiros, Pedreira, Perus, São Mateus, São Rafael, Sapopemba, Tremembé, Vila Andrade, Vila Curuçá, Vila Maria e Vila Medeiros podem se inscrever no programa.

Segundo a organização do programa, esses territórios foram escolhidos por possuírem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com os níveis médio ou baixo na dimensão da educação. Para se inscrever, os jovens terão que ter até 25 anos, perfil ativo nas redes sociais (Facebook e Instagram), disponibilidade para participar de reuniões de equipe e mentoria durante o período de participação no projeto.

A iniciativa foi criada pela empreendedora cultural Fabiana Batistela, que também é diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo). A FIXE (lê-se "fiche", gíria portuguesa que significa legal, com estilo e boas qualidades), reúne a produção artística e cultural de países e regiões lusófonas, ou seja, que falam a língua portuguesa.

A atuação de cada colaborador abrange as expressões do Festival Fixe: música, cinema (audiovisual), artes visuais, literatura, teatro e gastronomia, revelando outros jovens talentos das periferias da capital paulista para o Portal FIXE que atuam nessas áreas.

Cada pesquisa será desenvolvida por um mês, com mentoria indicada pelo projeto e o resultado será compartilhado em destaque nas redes sociais e no portal da plataforma FIXE.

A partir da pesquisa e curadoria, o projeto busca dar visibilidade à nova produção artística que vai revelar 36 talentos legitimados pelo próprio grupo de jovens curadores.

Saiba mais.

Chamamento Jovens Curadores Bolsistas FIXE
De 06 a 18 de abril

Inscrições no www.festivalfixe.com.br

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 07 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/