Notícia Territórios Criativos

Mostra Cultural ocupa praça em Ermelino Matarazzo neste domingo

Além de apresentações de artistas da quebrada, serão realizadas uma série de oficinas culturais para as famílias presentes no evento.

Com o objetivo de reunir a comunidade e promover a valorização da cultura periférica em um espaço público, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo em parceria com o projeto de formação cultural, Criando Criadores, promove neste domingo (6), a partir da 13h, o evento "Festivarte Ermelino - A cultura ocupa a praça", no distrito de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo.

O Festivarte Ermelino nasceu durante o curso de produção cultural Criando Criadores. A mostra é um projeto final e prático do curso, que visa fortalecer a integração da família, valorização das culturas locais, o desenvolvimento territorial, comunitário e artístico e dialogar com os espaços e coletivos atuantes da região.

A iniciativa acontece em parceria com o Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo, uma rede de coletivos culturais que ocupa um prédio público para aproximar a comunidade das ações culturais existentes no território, desenvolvendo atividades de forma autônoma e unindo diversos coletivos e agentes do território.

Programação

Com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, a organização do evento prevê a presença de 1 mil pessoas na praça Benedito Ramos Rodrigues, para participar da programação que contará com oficinas e atividades voltadas para crianças; além de shows musicais, poesia slam e grafitti ao vivo.

Às 13h serão realizadas as oficinas de arte de Barangandão (brinquedo), objetos reciclados e máscaras africanas. Também às 13 horas tem início o live painting, atividade na qual um time de grafiteiros da região fará painéis ao ar livre. Às 13h20 começa a peça de teatro "Rádio Popular da Criança", apresentada pelo grupo Rosas Periféricas.

Simultaneamente, no palco, às 14h a Mc Soffia fará um pocket show de 30 minutos para a criançada e sua família. Às 15h10, o samba vai dominar a praça com o grupo Cordão Samba de Tempo. Das 16h20 às 17h20, a poetisa Mariana Félix abre o microfone para todos que desejam fazer sua poesia ou expressar ideias de forma artística. Logo após, as mulheres do grupo de rap Odisséia das Flores assumem o microfone para transmitir suas rimas feministas para a quebrada. Para encerrar tudo com chave de ouro, às 18h15, Rincon Sapiência sobe ao palco para um show de encerramento que vai explorar seu trabalho recém-lançado Galanga Livre, que vem sendo muito bem avaliado pelo público e pela crítica.

AGENDA

Festivarte Ermelino - A cultura ocupa a praça

Local: Praça Professor Benedito Ramos

Endereço: Av. Milene Elias, 1398 - São Paulo.

Data: 06/07

Horário: 13h às 19h30

Classificação Livre

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 31 Julho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/