Notícia Territórios Criativos

Estética e imagens periféricas são temas de festival de fotografias online

Cerca de 35 profissionais, entre fotógrafos, agentes culturais e produtores, estão envolvidos na realização do FIP - Festival de Imagens Periféricas, que acontece entre os dias 01 de março a 06 de abril. 
Foto: Gsé Silva

Com a temática "Imagens Periféricas", o festival propõe diálogos e trocas entre fotógrafos de regiões periféricas e da região central da cidade de São Paulo, abordando cinco temas principais: cultura, memória, gente, morada e sobrevivência. A programação estará acessível nos perfis oficiais do YouTube e Facebook do evento. Com programação online e gratuita, o festival conta com bate-papos temáticos, oficinas e uma exposição de lambe-lambes.

Segundo Eliária Andrade, jornalista, repórter fotográfica e uma das organizadoras do festival, a ideia da ação surgiu em 2019, e inicialmente seria de forma presencial nas Casas de Cultura da cidade de São Paulo. Com a pandemia, o festival passou por alterações e hoje conta com a participação de uma rede de fotógrafos e coletivos que somam nessa construção.

Eliária conta também como o festival fortalece o trabalho de fotógrafos independentes e que tem as periferias como principal espaço de construção e produção. "Ele surge como uma exibição dos trabalhos dos fotógrafos, com a sua participação ativa na construção deste festival e um retorno financeiro, até porque o setor fotográfico foi um dos mais atingidos pela pandemia, com cancelamento de shows, eventos, futebol, festas e casamentos".

Os bate-papos temáticos fazem parte da semana de abertura do festival e acontecem entre os dias 01 a 05 de março, com a participação de profissionais como, Deh Coutinho, Gsé Silva, Nego Júnior, Sheila Signário, Léu Britto, Marcia Zoet, Rodrigo Zaim, Anna Carolina, Carmen Negrão, Preta Pretinha, Sylvia Masini, Evelyn Ruman, Mariana Raphael, Raphael Poesia, Silvia Zamboni, Fernando Solidade, Jardiel Carvalho, Mônica Zarattini, Paulo Tertuliano e Sheyla Melo. As transmissões dos diálogos acontecem através do canal do youtube e facebook do festival, a partir das 19h.

Além dos diálogos temáticos sobre o fazer fotográfico, o festival está com inscrições abertas para as oficinas de: Fotografia e autoria para iniciantes, com Allan Cunha; Fotografia de Moda profissional e de baixo custo, com Túlio Vidal; Retratos e processos criativos, com Tina Gomes; Fotografando seus produtos com o celular, com Júlio César, e O que é Antropologia da Imagem?, com Yara Dines. As oficinas acontecem de 09 a 19 de março e podem participar jovens a partir dos 16 anos.

Ainda como parte da programação do FIP, o público pode participar até 22 de março do Desafio para a exposição de lambe-lambe e projeções dentro do festival. Serão selecionados em torno de 145 fotografias para compor um mural artístico espalhado pela cidade de São Paulo ou para serem exibidas em uma projeção que acontecerá no dia 06 de abril.

Para participar é preciso publicar uma ou mais fotos em seu perfil pessoal do instagram com a hashtag geral #fip_desafios e com a hashtag do tema que melhor definir a sua imagem. Para saber mais sobre a inscrição no desafio, acesse o formulário disponível aqui.

O festival foi contemplado pelo Proac Lei Aldir Blanc, e Eliaria comenta a importância de acessar esse recurso para a realização de um festival que reúne diversas coletividades e segmentos falando sobre imagens periféricas. "Agora o que nos resta fazer é mostrar o que há de melhor na fotografia periférica, pois não é só a que vem da periferia, mas também nas imagens marginalizadas, excluídas que não são mostradas no cotidiano. A realização da exposição dos lambes também só está sendo possível devido a verba da Lei Aldir Blanc". 

Confira a programação:

FIP - Festival de Imagens Periféricas - 01 de março à 06 de abril

Diálogos 

Culturas Resistentes - Segunda, 01/03 às 19h
Participação: Gsé Silva, Deh Coutinho, João Kulcsár, Nego Júnior e Sheila Signário

Memórias de um tempo de luta - Terça, 02/03 às 19h
Participação: Allan Cunha, Léu Britto, Márcia Zoet, Jardiel Carvalho e Rodrigo Zaim e Yara Dines.

Delicadeza dos seres - Quarta, 03/03 às 19h
Participação: Preta Pretinha, Anna Carolina, Carmen Negrão, Eliária Andrade, Sylvia Masini e Júlio César.

Território do eu - Quinta, 04/03 às 19h
Participação: Evelyn Ruman, Mariana Raphael, Raphael Poesia, Silvia Zamboni e Tina Gomes.

Sobrevivendo, por enquanto - Sexta, 05/03 às 19h
Participação: Fernando Solidade, Jardiel Carvalho, Mônica Zarattini, Noite, Paulo Tertuliano e Sheyla Melo.

Oficinas 

Fotografia e autoria para iniciantes, com Allan Cunha
Dias 09 e 16 de março, das 9h às 12h.
Requisitos: A partir dos 16 anos
Clique aqui e se inscreva.


Fotografia de Moda profissional e de baixo custo, com Túlio Vidal
Dias 11 e 15 de março, das 19h às 22h
Requisitos: Conhecimento básico de fotografia. Equipamento de fotografia semiprofissional ou celular.
Clique aqui e se inscreva.

Retratos e Processos criativos,
com Tina Gomes
Dia 11 de março, das 11h às 13h
Requisitos: A partir dos 16 anos
Clique aqui e se inscreva.

Fotografando seus produtos com o celular, com Júlio César
Dia 20 de março, das 16 às 20h15 com intervalo de 1h
Requisitos: Preferência para empreendedores e empreendedoras pretas e pretos
Clique aqui e se inscreva.

O que é Antropologia da Imagem? com Yara Schreiber Dines
Dias 10, 12, 18 e 19 de março , das 19h às 21h
Requisitos: a partir dos 16 anos
Clique aqui e se inscreva.

Desafios e Exposição

De 23 de fevereiro a 22 de março. Para participar é necessário a publicação de uma ou mais fotos em seu perfil pessoal do instagram com a hashtag geral #fip_desafios e com a hashtag do tema que melhor definir cada imagem. As opções são: #fip_cultura; #fip_gente; #fip_memoria; #fip_morada; #fip_sobrevivencia. Clique aqui e se inscreva.

Projeções 

No dia 06 de abril, às 19h30, o festival realiza a projeção na Avenida Consolação com a rua Caio Prado. A ação encerra a primeira edição do FIP e terá duas horas de projeções com transmissão online.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 17 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/