Notícia Territórios Criativos

Desenrola indica 4 espetáculos de teatro gratuitos para assistir online

Separamos quatro peças de teatro que estão com exibição gratuita e online durante as próximas semanas e são realizadas por grupos que atuam a partir dos territórios e contextos periféricos.
Espaço Clariô - Foto: Fernando Solidade

Como forma de continuar oferecendo ao público acesso à cultura e lazer de maneira segura durante a pandemia de covid-19, muitos artistas da quebrada adaptaram seus trabalhos para o formato online. O mesmo aconteceu com grupos e coletivos do teatro, que passaram a produzir e distribuir seus espetáculos para o público, por meio de plataformas online.

O Desenrola selecionou quatro espetáculos que estão acontecendo de forma online e que são gratuitos para você acompanhar ao longo dos próximos dias. As apresentações abordam desde temas como relações familiares até a obra de Carolina Maria de Jesus. Além das peças que estão previstas para acontecer nos próximos dias, os grupos possuem outros espetáculos e atividades que desenvolvem ao longo do ano. Confira:

Jardim Vertical - Grupo Pandora 

Segundo o grupo, o espetáculo retrata a realidade de uma família que opta por se isolar do mundo exterior em um seguro apartamento no quadragésimo sétimo andar de um edifício, trazendo à tona aspectos significativos da sociedade. A peça reflete sobre as relações familiares na contemporaneidade e a falsa ideia de segurança.

O espetáculo acontece entre os dias 22 e 27 de abril, com sessões às 17h, 19h e 21h, pela plataforma Zoom. A atividade faz parte do projeto aprovado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc. Clique aqui e adquira o ingresso gratuito.

Sediado no bairro de Perus, região noroeste de São Paulo, o Grupo Pandora de Teatro possui 17 anos de atuação e tem como uma de suas abordagens artísticas a história do bairro de Perus e do Brasil, suas injustiças sociais e suas problemáticas, através de uma intervenção poética que exalta a força da teatralidade. Há cinco anos, o grupo ocupa o Cine Teatro Pandora - Ocupação Artística Canhoba, espaço público que foi transformado por coletivos culturais de Perus em um polo cultural aberto ao público, fortalecendo o fazer artístico como um ato social e político dentro do bairro.

Serviço: "Jardim Vertical"

Datas:

22 de abril de 2021 (quinta-feira) sessões às 17h e 21h

23 de abril de 2021 (sexta-feira) às 21h

24 de abril de 2021 (sábado) sessões às 17h e 21h

25 de abril de 2021 (domingo) às 19h

26 de abril de 2021 (segunda-feira) às 21h

27 de abril de 2021 (terça-feira) sessões às 17h e 21h

Onde? Link para ingresso online e gratuito

Siga nas redes sociais: Instagram Grupo Pandora

Um canto para Carolina - Cia dOs Inventivos 

A companhia volta a apresentar, agora de forma online, o espetáculo infanto-juvenil "Um canto para Carolina", inspirado no livro "Quarto de despejo", uma das principais obras da escritora Carolina Maria de Jesus. As apresentações desta temporada vão até o dia 27 de abril e estão sendo exibidas através do canal do Youtube da companhia.

A peça será apresentada para grupos agendados como Escolas, Fábricas de Cultura e Etecs, mas parte dos ingressos será aberto para o público em geral. Para a realização do espetáculo, o grupo foi contemplado pelo edital Proac Lab Expresso.

A Cia dos Inventivos atua no movimento do teatro de rua desde 2008 e constroem seus repertórios a partir da estética e aprofundamento no movimento.

Serviço: "Um canto para Carolina"

Datas: Temporada abril de 2021, próximas datas.

20/04 - 10h

21/04 - 10h

23/04 - 09h30

27/04 - 9h

Onde? Youtube Cia dos Inventivos.

Siga nas redes sociais: Instagram Cia dOs Inventivos.

Para mais informações enviei e-mail para: espacoculturalinventivo@gmail.com

Memórias da Rabeca - Cia. Mundu Rodá 

A Cia. Mundu Rodá está apresentando o espetáculo "Memórias da Rabeca". Segundo o grupo, a peça busca exaltar a poética de rabequeiros brasileiros e a luta pela preservação dessa cultura, onde o espetáculo fala sobre memórias guardadas por sete rabecas, falando sobre histórias, personagens e memórias de rabequeiros brasileiros, colocando em foco dinâmicas das relações entre o humano e a rabeca.

Ao final de cada apresentação o grupo realiza um bate-papo com integrantes da equipe de criação do espetáculo e mestres rabequeiros convidados. O espetáculo tem tradução em libras e acontece através do facebook e youtube do grupo, sempre às 19h.

Serviço: Memórias da Rabeca

Datas: 16 a 21 de abril de 2021, às 19h00.

Onde? Facebook e Youtube da Cia Mundu Rodá

9° Mostra Internacional Mario Pazini de Teatro do Gueto - Grupo Clariô de Teatro 

O Grupo Clariô de Teatro deu início no dia 17 de abril a 9° Mostra Internacional Mario Pazini de Teatro do Gueto. A programação vai até dia 29 de abril e conta com espetáculos, shows e debates com a participação de artistas convidados. A mostra será transmitida pelo canal do youtube do Espaço Clariô, sempre às 20h.

Além da participação de companhias de teatro de São Paulo, como a Cia Os Crespos, Coletivo Negro e Cia do Sal, a mostra também terá a participação de companhias de outros estados e países, como o Grupo Formosura do Ceará, e Fundação Olho D'Agua da Colômbia.

Com quase 20 anos de história, o Grupo Clariô de Teatro pensa e produz no cenário artístico a partir de sua ligação e atuação nas periferias. O trabalho do grupo está enraizado no município de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, local onde desde 2005 o grupo mantém sua sede, que se tornou um espaço de referência cultural no território, abrigando diversas outras iniciativas.

Serviço: 9° Mostra Internacional Mario Pazini de Teatro do Gueto

Datas:

Dia 19 De Abril - Núcleo Toada - Sp | Pagu, Anjo Incorruptível | Classificação 12 Anos

Dia 20 De Abril - Grupo Caras Pintadas - Mg | Mata Rasteira |Classificação Livre

Dia 21 De Abril - Grupo Formosura - Ce | Duplicité | Classificação Livre

Dia 22 De Abril - Mesa "Teatro De Guetos Em Tempos De Isolamento" | Convidades: Emilce Gonzales / Daniel Veiga / Luiz Carlos Laranjeiras / Interprete Espanhol: Juan Velasquez / Mediação: Naloana Lima | Classificação Livre

Dia 23 De Abril - Coletivo Negro - Sp | Preta Rainha | Classificação 14 Anos

Dia 24 De Abril - Fundação Olho D'água - Colômbia |Wüin, Agua En Wayunaiki | Classificação Livre

Dia 25 De Abril - Grupo Famíla - Sp | Canto De Fraldas | Classificação Livre

Dia 26 De Abril - Barbara Leite Matias - Cariri/Ce | Cardinal | Classificação Livre

Dia 27 De Abril - Cia De Teatro De Bonecos Vira Toco - Ba | Zaiza E A História Do Tear | Classificação Livre

Dia 28 De Abril - Cia Do Sal - Sp | Macacos | Cia Do Sal | Classificação 14 Anos

Dia 29 De Abril - Lenna Bahule - Moçambique | Show: Mcika | Classificação Livre

Onde? Youtube Espaço Clariô. Instagram Grupo Clariô.

Essas são algumas das peças que irão rolar nos próximos dias, mas as companhias continuam criando e estreando espetáculos durante o ano todo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 02 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/