ENTREVISTA

“Cresci vendo minha família passar babosa no cabelo”: empreendedora produz cosméticos naturais inspirada por tradições familiares

Inspirada pelos hábitos de autocuidado com higiene e beleza da sua família, a empreendedora se engajou a trazer para as periferias a cultura de produzir, distribuir e comercializar cosméticos naturais.
Por:
Ana Vitória
Edição:
Ronaldo Matos

Leia também:

Resgatar tradições familiares nas periferias de São Paulo, por meio da produção de cosméticos naturais feitos à base de produtos orgânicos – é o principal objetivo de Natali Alencar, 37, moradora do bairro Arthur Alvin, Zona Leste de São Paulo. Ela marcou presença na 10° edição da Feira Literária da Zona Sul, realizada pelo Sarau do Binho, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, para vender e expor cosméticos, que trazem uma série de benefícios para o meio ambiente e os consumidores.

Natali conta que iniciou a sua trajetória no ramo dos cosméticos naturais produzindo produtos para pele e logo em seguida evoluiu para produtos para cabelo, como shampoo e condicionador e hoje ela também fabrica produtos de higiene bucal como pasta de dente. Em entrevista ao Você Repórter da Periferia, ela ressalta a importância de incentivar a sociedade a praticar o consumo de cosméticos sustentáveis e biodegradáveis, desafiando a indústria química farmacêutica.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Natali começou o negócio produzindo sabonetes, mas hoje, ela fabrica shampoo, condicionador e creme dental. Luau Queiroz, jovem da 8ª edição do Você Repórter da Periferia (Setembro de 2024).
Natali começou o negócio produzindo sabonetes, mas hoje, ela fabrica shampoo, condicionador e creme dental. Foto: Luau Queiroz, jovem da 8ª edição do Você Repórter da Periferia (Setembro de 2024).

Por que você escolheu adentrar nesse mundo dos cosméticos a partir da utilização de produtos naturais?

Grandes marcas importadas tinham essa proposta do cosmético natural, mas não tinha nada brasileiro. Os óleos vegetais eram de outros países. Então eu falei: ”Minha família cresceu passando babosa e óleo de rícino no cabelo”. Aí eu fui nesse caminho de resgatar essas receitinhas para fazer coisas para o meu dia a dia, assim eu comecei a produzir sabonetes.

Há quantos tempo você trabalha nesse ramo?

Comecei há 12 anos atrás, eu fiz um curso de saboaria, mas eu fiz para reproduzir em casa, só que aí eu depois eu acabei me aprofundando, saí do trabalho e comecei a fazer para pessoas conhecidas.

Quais foram os desafios enfrentados nessa trajetória até os dias atuais?

O maior desafio de todos para mim é que a cosmetologia no Brasil não tem nenhum tipo de legalização que seja voltada para isso, então ou eu faço uma terceirização total da minha produção para um laboratório ou eu faço de forma independente. Eu tenho um ateliê em casa e faço minhas produções em casa, mas eu ainda faço as produções sozinha. Eu sinto uma certa precariedade, porque eu sempre fico pensando nessa contramão: “como que eu vou fazer para crescer?” Esse é um grande desafio, mas no começo achar a matéria prima também foi um grande desafio.

Quais são os benefícios dos cosméticos naturais para a pele?

Os benefícios são imensos para a pele, cabelo e organismo de uma maneira geral. A gente até reduz o número de ingredientes na formulação para que seja mais limpo. Esse benefício que a gente faz da natureza, tirando os óleos vegetais de sementes, tirando os olhos essenciais das plantas e das flores torna essas moléculas orgânicas, para interagir tanto com a nossa pele, quanto com o nosso cabelo.

Como foi o processo de produzir diferentes cosméticos naturais produzidos?

Comecei com a produção de sabonetes, mas como eu uso meus produtos, meus familiares também usam e estava tendo muitas produções, acabei percebendo que precisava produzir mais. Então eu fiz um condicionador em barra, que serve pra condicionar, hidratar e finalizar. Depois percebi que havia a necessidade de fazer pasta de dente e assim foi crescendo.

Os cosméticos naturais são encontrados com fácil acesso nas periferias?

As farmácias estão 24h ali pra caso você precise de algum produto, mas em contrapartida, quando você coloca na mesa o preço de um sabonete na farmácia por 3 reais e um sabonete com produtos naturais vale muito a pena, pelos benefícios que eles trazem para nossa pele, organismo e até mesmo pro meio ambiente.

Autor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.