Estilista cria loja online com peças únicas e inova na forma de vender na internet

Edição:
Ronaldo Matos

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Empreendedora de Taboão da Serra explora diversos recursos digitais e tendências para criar um jeito brasileiro de produzir e vender roupas na internet.

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Anna Carolina Coelho criou a Na Gambiarra com a proposta ter uma estética brasileira para as suas roupas
Imagem: Arquivo Pessoal

Atuando como estilista de roupas upcycling, um formato de produção e customização de vestuário que reutiliza tecidos, Anna Carolina, 25, moradora do Jardim Henriqueta, no município de Taboão da Serra, investiu em formação de tendências e comportamento de consumo em ambientes digitais, para criar a Na Gambiarra, uma loja virtual que comercializa peças únicas, explorando a audiência de seguidores do Instagram.

“Hoje em dia as pessoas não querem sair na rua e achar várias pessoas com a mesma roupa que elas no role, então eu tive essa ideia de fazer uma peça diferente da outra”, conta a empreendedora digital, que desenvolveu parte deste conhecimento durante o curso Current, um conjunto de técnicas que ajuda estudar o comportamento de consumo de determinados públicos.

Anna conta com um acervo de peças únicas que despertam o interesse dos seguidores de todo o país em seu perfil no Instagram, e a partir dessa vivência, ela revela que não consegue se ver vendendo seus produtos fora do ambiente digital.

“A tecnologia influencia 100% no meu trabalho”

Anna Carolina é moradora do Jardim Henriqueta, no município de Taboão da Serra.

Anna conta com um acervo de peças únicas que despertam o interesse dos seguidores de todo o país em seu perfil no Instagram, e a partir dessa vivência, ela revela que não consegue se ver vendendo seus produtos fora do ambiente digital.

“A tecnologia influencia 100% no meu trabalho, as vendas sempre foram online, e eu não consigo ver outro modo de vender sem ser ali no online, eu acho que ajudou muito principalmente nesse período de pandemia”, conta a estilista.

O perfil da loja @NaGambiarra no Instagram representa a principal ferramenta de divulgação do seu negócio, no entanto, ela revela que a tecnologia social de ressignificar e reutilizar tecidos para criar peças únicas é um dos seus principais instrumentos de trabalho.

“Eu comecei a reparar essa reutilização dos materiais, vi pelo Pinterest, e eu estava procurando coisa nova pra fazer, pra dar uma lançada, e achei muito vídeo gringo das minas fazendo, só que a gente ainda não tinha muita referência aqui no Brasil”, relata a estilista, sobre as referências que ela foi buscar fora do país.

“Eu quero uma coisa que seja 100% brasileira”

Anna Carolina é moradora do Jardim Henriqueta, no município de Taboão da Serra.

A partir desse mergulho em outras referências, a estilista relata que se dedicou a construir uma identidade visual e uma estética brasileira para as suas roupas.

“Eu quero uma coisa que seja 100% brasileira, sempre vejo as coisas muito ligada a gringa, quero uma coisa 100% nossa mesmo, aí pensei uma coisa ligando na outra, emendado, gambiarra, aí falei vai ser esse o nome, gostei pra caramba, vai ser muito legal”, revela Anna, dando detalhes sobre o surgimento do conceito da marca Na Gambiarra.

Além do Instagram, a estilista explora outras ferramentas para ficar bem-informada com tendências de moda e consumo, como o Pinterest e o aplicativo Vogue Runway. “Eu dou uma olhada nos desfiles de moda, para ver o que que tá acontecendo lá fora, e o que as pessoas estão postando para os próximos anos.”

Embora ela use diversas soluções digitais para facilitar a realização de pesquisas e produções no seu trabalho, a estilista não esconde o olhar crítico de quem está atenta a dependência das grandes empresas de tecnologias. “A tecnologia é muito boa, ela vem pra ajudar a gente, mas quem conduz ela, quem tem todos os meios de produção pra controlar, infelizmente não quer beneficiar a gente, só quer beneficiar a si mesmo”, critica a estilista.

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