Notícia Panorama

Grupo de leitura feminista de Guarulhos destaca importância de debates sobre autoras latino-americanas

A iniciativa é do coletivo Maria Dos Pimentas, que está somando forças para difundir informação e empoderar mulheres com obras de autoras que dialogam com questões ligadas a vida da mulher brasileira.

Para discutir e ampliar o conhecimento sobre textos feministas, principalmente os da América Latina, o coletivo feminista Maria Dos Pimentas abre espaço e convida o público a participar do Grupo de Leitura das Marias, que começará no dia 06 de outubro, a partir das 18h, no pátio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Guarulhos, localizado no bairro dos Pimentas.

A ideia do grupo é realizar estudos não hegemônicos sobre a resistência das mulheres e debater outros textos que não sejam sobre o feminismo europeu, ressaltando a importância de autoras latino-americanas e suas contribuições literárias. As reuniões serão realizadas até dezembro, durante cada última semana do mês.

"Pessoas que estudam juntas são pessoas que lutam juntas", afirma o coletivo, ressaltando a importância de grupos de estudos com esta iniciativa.

No primeiro encontro, os textos que serão discutidos são "De Ialodês e Feministas: Reflexões sobre a ação política das mulheres negras na América Latina e Caribe", de Jurema Wernek e "Os Yoruba não tem Gênero: uma revisão crítica da invenção da mulher fazendo um sentido Africano dos discursos ocidentais de gênero", da escritora africana Bibi Bakare-Yusuf.

Segundo as integrantes do grupo, esses dois títulos refletem bem qual é a perspectiva do projeto. Para participar é preciso apenas ter vontade e curiosidade em aprender.

Clique no mome das autoras nos links abaixo para fazer download dos livros e conheça um pouco mais sobre suas obras.

Jurema Wernek – "De Ialodês e Feministas: Reflexões sobre a ação política das mulheres negras na América Latina

Bibi Bakare-Yusuf – "Os Yoruba não tem Gênero: uma revisão crítica da invenção da mulher fazendo um sentido Africano dos discursos ocidentais de gênero"

Agenda

Grupo de Leitura das Marias

Data: 06 de outubro

Horário: 18h

Local: Pátio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Endereço: Estrada do Caminho Velho, 333 – Pimentas, Guarulhos – SP

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 03 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/