Assistente Social explica a importância da educação em sexualidade na infância

Para Verônica Lima, a educação em sexualidade é a principal ferramenta para o combate da violência sexual e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Leia também:

Em entrevista ao Desenrola Aí a assistente social, Verônica Lima, explica como a educação em sexualidade pode auxiliar no combate a violência sexual contra crianças e adolescentes. Dados divulgados em julho deste ano pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontam o crescimento dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, em 2022, o número de estupros subiu 15,3% e de exploração sexual, 16,4%, totalizando mais de 74 mil estupros no Brasil registrados na história.

Para a profissional, a educação em sexualidade é a principal ferramenta para o combate da violência sexual e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Primeiramente, a criança passa a reconhecer o seu corpo, reconhece onde ela pode ser tocada. Ela reconhece onde não pode ser tocada e nem que peçam para que ela toque outra pessoa. A criança e adolescente passam a entender a importância que tem um adulto de confiança na sua vida.

Verônica Lima, Assistente Social.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Assistente Social, Verônica Lima e a jornalista, Thais Siqueira durante a gravação do programa Desenrola Aí. Foto: Pedro Oliveira/Agosto 2023.

Sobre o Desenrola Aí

O Desenrola Aí é um programa quinzenal que visa trocar ideias com especialistas da quebrada, descomplicando assuntos relevantes, que afetam o cotidiano da população negra e periférica e os direitos humanos, que é a essência da nossa existência e convivência enquanto sociedade. Nessa segunda  temporada vamos abordar sobre Descontruir Tabus: corpo e sexualidade. O programa do Desenrola Aí tem como realização o Desenrola e Não Me Enrola e Fluxo Imagens.

Autor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.