Para realizar uma roda de conversa construtiva com a participação de coletivas feministas da quebrada, o evento contará com uma pequena dinâmica entre as participantes, para discutir temas específicos. Ao final do encontro, será realizada uma roda de poesia com microfone aberto.
No mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa 11 anos de existência e resistência para as mulheres de todo o Brasil. E para não deixar essa data passar em branco, a Coletiva Audácia está promovendo uma ação, engajada em reunir um time de mulheres periféricas para difundir o entendimento e a importância dessa lei, e como ela está sendo usufruída pelas mulheres que estão á margem dos direitos negados pelo poder público. O encontro acontece neste domingo (20), às 15h30, na sede do Bloco do Beco, localizado no Jardim Ibirapuera, zona sul de São Paulo.
De acordo com a coletiva, este é o momento das mulheres periféricas aprofundarem seus conhecimentos sobre a lei, para entender quais os avanços dela e quais as suas contribuições para a luta das mulheres. Integrantes do coletivo reforçam que a presença dos homens é bem vinda, no entanto, eles terão o importante papel de escutar a fala das mulheres, para refletir sobre o seu comportamento na sociedade.
Como essa lei nos contempla? Como ela nos ajuda e nos encontra? Como se dá o sistema de punições para crimes enquadrados na lei? E o acolhimento às vitimas? Aliás, quem são essas vitimas? O que é violência contra a mulher? Como podemos classificá-la e entendê-la? São esses uns dos muitos questionamentos que serão abordados ao longo da roda de conversa promovida pela Audácia.
A Coletiva Audácia foi fundado há 2 anos, por jovens moradoras das periferias da capital paulista. O objetivo é difundir o conhecimento sobre o feminismo e expandir a visibilidade de mulheres negras e periféricas através de atividades culturais e sócio-educativas.
Agenda
Minas á margem da Lei Maria da Penha
Local: Bloco do Beco
Endereço: Rua Bento Barroso Pereira, 2, Jd. Ibirapuera, CEP 05815-085
Data: 20/08
Horário: 15h30
Entrada: Grátis