Hortas comunitárias como estratégia de sobrevivência à insegurança alimentar #38

Dados do IBGE indicam que 70% dos lares chefiados por pessoas negras vivem em situação de insegurança alimentar. Além da luta por políticas públicas, outra estratégia nas pelo direito à alimentação saudável nas periferias, são as hortas comunitárias, com variedades de hortaliças, ervas, frutas e legumes. 

Foi pensando em espaços como esse, que conversamos com o Iago Quinas Araújo, educador popular e membro do grupo Horta da Mata, espaço construído em 2014, na Cohab 2, em Itaquera, zona leste de São Paulo. A iniciativa é uma agrofloresta, ou seja, além da produção agrícola, o espaço também conta com diversas árvores e plantas nativas da mata atlântica. O local é aberto aos moradores, que coletam os seus alimentos e também conta com voluntários que cuidam da horta. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Sophia Rosa Benedito, nutricionista e especialista em racismo alimentar, também chega para esse papo e ressalta que as hortas comunitárias têm um papel importante, do ponto de vista da educação ambiental, e colaboram para a reconexão das comunidades com a terra.

Ouça também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.