Notícia Territórios Criativos

Grafite "Matas Vivas Vidas Negras, salvem" é lançado em referência ao Dia da Consciência Negra

Localizado no Grajaú, obra destaca a população negra existente nas florestas brasileiras e também nas periferias urbanas

Hoje, dia 20, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares. Para chamar a atenção da população sobre o tema, mas também destacar a relação entre raça e meio ambiente, o Instituto de Referência Negra Peregum, organização que mantêm a rede de cursinhos populares Uneafro Brasil, em parceria com o artista Mauro Neri, lança a obra "Matas Vivas Vidas negras, salvem". 


A obra está localizada no Grajaú, região escolhida por apresentar características ambientais fundamentais para a população paulista. Trata-se de um bairro com mata nativa preservada – neste caso a Mata Atlântica – além de ser uma região de manancial.
A instalação foi realizada nas empenas da Escola Estadual Mariazinha Congílio. A escola também fica às margens da Represa Billings. O desenho simboliza a população preta em meio a realidade das florestas brasileiras. Dados do Censo, por exemplo, estimam que mais de 80% da população da Amazônia é negra. 


"O racismo ambiental é presente nas cidades e nas florestas, fazer uma empena junto com um artista como o Mauro é uma honra imensa, um artista parceiro que nos inspira e desafia a olhar para o território. Trazer a Amazônia negra para um lugar como o Grajaú, extremo sul de São Paulo, dentro de uma área de proteção ambiental na Mata Atlântica confirma que os biomas se conectam pela cultura, pela beleza e pelas mazelas das desigualdades sociais", afirma Vanessa Nascimento, diretora executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.
A instalação contou com o apoio do Instituto Clima e Sociedade que durante o mês de novembro também realiza ações com o tema Amazônia Negra.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/