Projeto “IBEJADA: Alegria Negra” promove ações formativas online e no Centro de Referência da Dança 

Com ações até maio, o projeto criado pelo Núcleo Ajeum propõe atividades formativas que abordam questões sobre as infâncias e memórias do território.
Edição:
Evelyn Vilhena

Leia também:

Com a proposta de celebrar a vida, a cultura e a resistência do povo preto, guiado pela premissa de inventar imaginários possíveis, banhados por alegrias e gargalhadas, o Núcleo Ajeum, ao longo de três meses, realiza ações formativas no projeto “IBEJADA: Alegria Negra”, com atividades virtuais e presenciais no Centro de Referência da Dança, localizado no centro de São Paulo. Contemplado pela 37ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da cidade de São Paulo, segundo o grupo, a inspiração do projeto vem da energia de Ibeji, que contribui para a formação de uma comunidade unida e vibrante.

Entre as formações, o Fórum Psicologia das Infâncias: Medidas de Acolhimento da Criança Interior, mediado pela psicóloga Cássia Rosário, oferece um espaço para discussões sobre o desenvolvimento infantil e os atravessamentos de raça, classe e gênero nesse processo. A atividade é composta por quatro encontros online, sendo que os próximos acontecem nos dias 12 e 26 de abril, o fórum aborda temas como a relação entre a criança e a cultura, as dificuldades impostas pela sociedade nas questões de raça e classe, e as consequências do que foi perdido na infância por conta de fatores como a pobreza e a opressão. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

Em paralelo, nos dias 14/04, 28/04 e 05/05, acontecem os encontros Poéticas para Alimentar, que traz dois artistas convidados para uma série de ações voltadas para a pesquisa artística e cultural. A primeira parte da ação, conta com a participação da artista Priscila Obaci, que irá compartilhar o trabalho “Xirezinho”. A partir da literatura, musicalidade e práticas sensoriais, a formação irá percorrer estudos e reflexões tendo as mitologias como impulso de investigação.

Com encontros também nos dias 14/04, 28/04 e 05/05, o artista plástico e educador Marcelino Melo, conduz a oficina “Quebradinha: Território, Memória e Afetividade”, que propõe aos participantes a construção de saberes a partir das margens, ao promover uma desconstrução do olhar sobre o cotidiano e explorar as memórias e vivências dos territórios.

Serviço

Projeto “IBEJADA: Alegria Negra”, com Núcleo Ajeum

Ação: Fórum Psicologia das Infâncias – Mediação de Cássia Rosário, psicóloga especialista em atendimento clínico, formada em psicologia e relações étnico raciais, direitos humanos e saúde de meninas e mulheres. Tem como base para o seu fazer clínico o humanismo.
Datas: Sábados, 12 e 26 de abril de 2025
Horário: das 10h às 12h
Local: online, via link disponibilizado para inscritos.
Clique para se inscrever

Ação: Poéticas para Alimentar – Xirezinho – Mediação de Priscila Obaci, artista e educadora, mãe, formada em artes do corpo e desenvolve um extenso trabalho acerca das infâncias.
Datas: 14 e 28 de abril e 05 de maio de 2025
Horário: Das 16h às 18h
Local: Centro de Referência da Dança – CRD – Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01037-000
Informação extra: Vagas limitadas.
Clique para se inscrever

Ação: Poéticas para Alimentar – Quebradinha – Mediação de Marcelino Melo, artista plástico e educador, desenvolve trabalhos também na linguagem do audiovisual além de exposições e oficinas da “Quebradinha” como a oficina “Quebradinha: território, memória e afetividade”.
Datas: 14 e 28 de abril e 05 de maio de 2025
Horário: Das 14h às 16h
Local: Centro de Referência da Dança – CRD – Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01037-000
Informação extra: Vagas limitadas.
Clique para se inscrever

Autor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.