Notícia Territórios Criativos

Perifatividade reforça ações afirmativas com novo espaço cultural no Ipiranga

Um projeto independente, aberto à comunidade e de resistência cultural. São estas as características que definem o Espaço Perifatividade Círculo de Cultura, iniciativa que abrigará também uma livraria especializada em literatura periférica. 
Foto: Divulgação

O coletivo Perifatividade inaugura no próximo sábado (27), o Espaço Perifatividade Círculo de Cultura, localizado no Parque Bristol, fundão do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Aberto a comunidade, o evento começa a partir das 15h. O novo projeto do coletivo terá uma grade de atividades de arte-educação diversa, constituída por rodas de poesia, debate, sessões de cinema, além de cursos de idiomas, dança, audiovisual e direitos humanos.

Durante a inauguração do espaço, haverá discotecagem de Ruivo Lopes, integrante do coletivo, além de um pocket show da rapper Preta Rara e apresentação da Escola de Samba Acadêmicos do Parque Bristol.

"O espaço é uma conquista que vem de uma luta por um local próprio do grupo, que antes fazia seu sarau regular em bares, espaços públicos abandonados da região ou em parceria com o movimento de moradia. São anos de batalha por um local com nossa cara, nosso jeito", explica Ana Fonseca, integrante do grupo. Além dela, Diego Soares, JC, Paulo Rams, Ruivo Lopes e Vinão Alobrasil completam o grupo dos "perifativos".

Todas as atividades previstas para acontecer no espaço serão gratuitas. Inédito na região, o projeto - que foi contemplado pela Lei de Fomento à Cultura de Periferia da Cidade de São Paulo - também prevê uma livraria especializada em literatura periférica e um espaço "pet friendly".

Há sete anos, o coletivo desenvolve ações afirmativas na região conhecida como "Fundão do Ipiranga", que agrega bairros como Parque Bristol, Jardim Clímax, Jardim São Savério, Heliópolis, entre outros.

Oriundo do movimento literário periférico, o Coletivo Perifatividade atua há sete anos, desenvolvendo ações afirmativas na região conhecida como "Fundão do Ipiranga", que agrega bairros como Parque Bristol, Jardim Clímax, Jardim São Savério, Heliópolis, entre outros.

Agenda

Inauguração Espaço Perifatividade Círculo de Cultura

Endereço: Rua Dr. Benedito Tolosa, 729 Parque Bristol

Data: 27/05

Horário: 15h

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 03 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/