Notícia Territórios Criativos

Nota de Esclarecimento – Projeto Você Repórter da Periferia

Comunicado do Coletivo de Comunicação Desenrola E Não Me Enrola.

Diante das recentes procuras de pessoas interessadas em se inscrever no curso "Você Repórter", que será ministrado no SESC Campo Limpo, o Coletivo de Comunicação "Desenrola E Não Me Enrola", criador do projeto Você Repórter da Periferia, apoiado pelo fomento do Programa VAI – 2014/2015 da Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo, vem informar que o projeto em andamento no SESC Campo Limpo não tem qualquer relação com o nosso Coletivo.

Esclarecemos que o fato do projeto do SESC ter um nome similar ao "Você Repórter da Periferia", está gerando um demanda de contatos em nosso site e redes sociais de pessoas interessadas em participar do curso Você Repórter, iniciativa que ministrará oficinas práticas e teóricas de jornalismo entre os dias 13/01 e 27/01, com curadoria do site Periferia Em Movimento.

Em contato por telefone com Barbara Esmenia P. da Silva, produtora da programação de juventude do SESC Interlagos, fomos informados que os integrantes do site Periferia Em Movimento enviaram propostas de trabalho para as unidades do SESC Interlagos e Campo Limpo e partir dessa proposta, o projeto foi colocado em prática na duas unidades. No entanto, apenas a unidade Campo Limpo utilizou o nome "Você Repórter".

A partir desta situação, gostaríamos de manifestar aqui o nosso apoio as iniciativas que fortalecem o surgimento de projetos de Educomunicação e Jornalismo para os moradores da Periferia, no entanto, não concordamos com o fato de colocar em prática um projeto praticamente com a mesma identidade, já que os agentes envolvidos são representantes de entidades sérias, como o SESC e um Coletivo de Comunicação que também é da periferia.

Para ficar explicita a atuação do projeto Você Repórter da Periferia, criado em 2013 pelo Desenrola E Não Me Enrola, informamos que ele tem por objetivo fomentar a produção de um Núcleo de Comunicação à base do Jornalismo Comunitário e Cultural, visando difundir informação, melhores práticas educativas e proporcionar interatividade por meio das ferramentas digitais disponíveis na Internet, divulgando assim a cena cultural da periferia, por meio de reportagens produzidas pelos participantes. Para isso, o projeto prevê a produção de conteúdos por meio de oficinas práticas e teóricas de redação, fotografia, fotojornalismo, jornalismo cultural, técnicas de entrevista, vídeo reportagem, filmagem e edição. Além disso, os jovens participam de fóruns de debate sobre questões políticas, culturais e sociais do seu bairro e cidade.

Com bases nestes fatos, nosso Coletivo destaca para todos o efeitos que o projeto oficial do Você Repórter da Periferia abre suas inscrições de 01 a 30 de abril.

Até o fechamento desta nota, não recebemos nenhum contato do SESC Campo Limpo. 

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 11 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/