O lançamento do livro de minicontos “NAS BORDAS: histórias de vida no mapa da escrita”, realizado em 28 de novembro de 2025, reuniu no auditório da Reitoria da Unifesp estudantes-autores dos CIEJAs Ermelino Matarazzo, Lélia Gonzalez de Parelheiros e Perus. Eles dividiram o espaço com docentes, coordenadores, convidados e integrantes do projeto da Unifesp Zona Leste, construindo um ambiente de celebração.
A obra nasceu do projeto “Cartovivências nas Periferias da Cidade”, que articulou cartografia social e escrevivência para entrelaçar o mapa e a palavra, o território e a memória. Fruto de oficinas realizadas em abril de 2025, a proposta buscou valorizar histórias muitas vezes invisibilizadas, reafirmando a literatura como direito e a escrita como caminho para a cidadania.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.
Mais que o resultado de um esforço coletivo entre universidade e escola pública, o livro representa a conquista dos estudantes-autores. Não apenas pela singularidade do processo formativo, mas pela generosidade de compartilharem interpretações profundas sobre a cidade, o país e o mundo em que vivemos.

O projeto envolveu cerca de 80 estudantes, culminando em 61 mini contos reunidos nesta publicação autônoma, auto editada pelo selo Perrengue, do grupo de pesquisa Rede Mobilidade Periferias. Durante o processo houve escuta atenta, aprendizagens, desabafos, alegrias e, sobretudo, celebração pelas histórias que agora ganham corpo nas páginas do livro.
A cerimônia foi conduzida por Luana Damasceno Amancio, estudante de Geografia da Unifesp. Após sua fala de abertura, fui convidado, enquanto professor da Unifesp Zona Leste e coordenador do projeto, para falar sobre o percurso da iniciativa, além de destacar os estudantes-autores como protagonistas da noite.
Em seguida, as coordenadoras dos CIEJAs, Daylse Gaspar, Sheila Coelho e Bismaria Galan, relembraram o caminho trilhado e a importância do vínculo respeitoso construído entre escola pública e universidade.

Os docentes Maurício da Cunha, Amanda Moraes e Cristiane Fialho compartilharam relatos sobre o projeto e sobre os aprendizados mútuos vividos com a equipe e com os estudantes. Logo depois, as professoras Letícia Farnetani, Cristiane Fialho e Maurício da Cunha, realizaram a leitura de alguns minicontos, emocionando os presentes.
A noite finalizou com os estudantes-autores recebendo os livros. Um a um, receberam nas mãos a obra que agora carrega suas narrativas. O brilho dos olhos de estudantes, professores, familiares e convidados, reafirmava a importância daquele momento.
Ao final, ficou a sensação de que o lançamento não encerrava um ciclo, mas, quem sabe, inaugurava outros. Pois, as histórias reunidas em NAS BORDAS parecem destinadas a inspirar novas leituras, novas cartografias e novas escritas.
*Geógrafo e Professor da Unifesp Campus Zona Leste e coordenador do projeto
**Estudante de Geografia da Unifesp Campus Zona Leste e bolsista de extensão do projeto
