Editorial Territórios Criativos

Mudanças à vista: fechamento do Centro de Mídia M'Boi Mirim

É com sentimento de dever cumprido e alegria pela jornada que se abre, que comunicamos o fechamento do Centro de Mídia M'Boi Mirim. 
Frente do Centro de Mídia M´Boi Mirim com arte do grafite do grupo Opni. Arquivo/Maio de 2019.

Para nós do Desenrola e Não Me Enrola, nunca fez sentido pensar no progresso individual, que impacta somente as nossas iniciativas e projetos. Acreditamos que o progresso precisa ser compartilhado, pois não existe mudança real se chegarmos sozinhos. Sem coletividade não há transformação, nem ampliação de impactos positivos nos territórios.

Foi a partir dessa linha de pensamento que criamos o Centro de Mídia M' Boi Mirim. O espaço foi idealizado para acolher e potencializar iniciativas com ações transformadoras por meio da comunicação e que impactam a vida dos moradores e moradoras das periferias, além de ser nossa redação e abrigar demais projetos que executamos.

O que já rolou por aqui 

Com esse olhar genuíno, durante cinco anos, desde sua inauguração em 2017, o Centro de Mídia se manteve de portas abertas promovendo formações, encontros e troca de saberes. Recebemos coletivos, artistas, empreendedores, professores, alunos de escolas públicas, fundações, jornalistas e comunicadores, de alguma forma interessados ou envolvidos com o campo da comunicação periférica.

Bate papo no Centro de Mídia M´Boi Mirim com as Fundações Tide Setúbal e Instituto Alana sobre a Comunicação e Jornalismo produzido nas periferias, a troca antecedeu a Virada da Comunicação realizada pela Rede Jornalistas das Periferias. Arquivo/Agosto de 2017.

Fomos inspiração para muitos coletivos e iniciativas que sonhavam com um espaço de comunicação periférico e independente. A partir do que construímos, viram que era possível e passaram a abrir seus próprios espaços e redações, aumentando as possibilidades de crescimento da comunicação nas periferias como um campo de trabalho.

O Centro de Mídia M'Boi Mirim também foi espaço de nascimento e abrigo para novas iniciativas de comunicação que surgiram entre 2017 e 2018. Exemplo disso é o Jornal Embarque no Direito, que fomentou um lab de produção sobre direitos sociais para 170 jovens e impactou indiretamente 170 mil pessoas, por meio das 17 edições do seu jornal impresso distribuído para os moradores das periferias.
O jornal Embarque no Direito discute direitos da mulher em encontro com jovens comunicadores no Centro de Mídia M´Boi Mirim. Arquivo/Fevereiro de 2019.

Outro projeto que nasceu nesse período no Centro de Mídia foi o Inglês na Quebrada. A partir das aulas de inglês, o rapper afro americano Jordan Fields dialogava sobre questões políticas, sociais e culturais das periferias norte americanas e brasileiras.

Produzido pelo Desenrola, o vídeo de abertura do Inglês na Quebrada viralizou, chegando até as redes sociais e redações da mídia tradicional. Com isso, o Centro de Mídia passou a receber repórteres de diversas mídias que tinham interesse em entrevistar o professor de inglês, como também mostrar o espaço onde ocorriam as aulas do curso que tiveram cerca de 70 alunos impactados. 

Inglês na Quebrada ministrada pelo rapper afro americano Jordan Fields. Arquivo/Setembro de 2017.

Foi também em 2017, no primeiro ano de atividades do espaço, que passamos a ter um local próprio para realizar as atividades do Você Repórter da Periferia, nosso programa de formação de jovens repórteres.

De 2017 a 2019, o espaço abrigou três edições do programa de formação, que através do jornalismo e da comunicação periférica, cria espaços para o exercício das identidades culturais de jovens periféricos e fomenta a produção de conhecimento sobre políticas públicas e direito à cidade. Cerca de 70 jovens foram impactados por essas formações do projeto no Centro de Mídia. 

Nosso trabalho não pode parar!

Em 2018, muita gente colaborou com a campanha de financiamento coletivo para manter o Centro de Mídia no ano seguinte, em 2019. Nosso objetivo sempre foi mantê-lo ativo. Porém, o imóvel onde estamos localizados será vendido e ainda não temos recursos para comprá-lo, nem conseguimos arrecadá-lo, por ser um valor muito alto, alto mesmo.

Com isso, compreendemos que a missão do Centro de Mídia M´Boi Mirim foi comprida e que sua jornada chegou ao fim. Esse é um ciclo que se fecha para que um novo ciclo de sonhos e possibilidades floresça!

Mesmo com essa mudança de rota, nossos caminhos e projetos seguem entrelaçados com o campo da comunicação e do jornalismo periférico.

O Centro de Mídia M'Boi Mirim é parte da história que estamos escrevendo há muitos anos, parte de conquistas ancestrais! Muitas coisas foram realizadas, potencializadas por esse espaço. Muitas delas também continuarão existindo, impactando e transformando os cenários nas quebradas.

É com esse sentimento de dever cumprido e alegria pela jornada que se abre, que comunicamos o fechamento do Centro de Mídia M'Boi Mirim.

Em julho, nós do Desenrola e Não Me Enrola iniciamos uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar recursos que irão viabilizar a nossa Casa e Redação de Jornalismo Periférico. E esse novo espaço também irá abrigar nosso programa de formação para jovens periféricos, o Você Repórter da Periferia.

Sua ajuda é fundamental para que nós possamos continuar impactando os territórios por meio dos nossos projetos e do jornalismo de quebrada. Juntos, seguimos!

Veja também:

 

Comentários: 2

Michely Alves em Quarta, 29 Junho 2022 14:45

É triste saber que esse lugar de formação e acolhimento irá fechar mas é preciso entender também que ciclos se fecham para que outros ciclos possam chegar!

É triste saber que esse lugar de formação e acolhimento irá fechar mas é preciso entender também que ciclos se fecham para que outros ciclos possam chegar!
Ana Valim em Sexta, 15 Julho 2022 10:32

Que a nova etapa seja tão produtiva como a anterior. Sucesso pra vocês

Que a nova etapa seja tão produtiva como a anterior. Sucesso pra vocês
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/