Notícia Territórios Criativos

II Festejo Raízes do Riso exalta a comicidade negra e saberes indígenas com programação virtual

Apresentações de teatro, circo, shows e oficinas fazem parte da programação do festival que reúne diversos artistas periféricos. 
Foto: Fernando Solidade

Entre os dias 05 e 11 de abril, o espaço formativo Terreiros do Riso organiza a segunda edição do festival "Festejo: Raízes do Riso". Com mais de 70 convidados distribuídos em mais de 20 atividades gratuitas e virtuais, o evento traz como temática principal a comédia preta e saberes indígenas.

As atividades do festival incluem rodas de conversa, exibição de documentário, brincadeiras tradicionais, espetáculos, shows de circo, teatro, música e elas serão transmitidas pela página do Facebook e canal do Youtube do Terreiros do Riso. Além disso, há quatro oficinas que serão realizadas com turmas fechadas pela plataforma de reuniões Zoom.

O Festejo traz a memória e a força dos saberes tradicionais para fortalecimento do riso e da alegria como orientadores da luta, resistência, denúncia e celebração negra no Brasil. Por isso, o festival contempla uma variedade de formatos de atividades que celebram o lado cômico, como as apresentações de palhaços e artistas do riso. 

Quando percebemos alegria como um fundamento ético, presente na sabedoria afro-diaspórica e indígena, estamos falando de cura. Não a cura como a ciência ocidental fomenta, mas sim uma sabedoria ancestral, uma cura que sustenta e firma nossa alma.

Vanessa Rosa, idealizadora e produtora do Festejo

O "burburinho de abertura" será conduzido por Vanessa Rosa, no dia 04 de abril. Às 19h no dia 05, serão realizadas duas apresentações, uma com o babalorixá Rodney William com o tema "Exu é Alegria" e a outra com o professor Muniz Sodré, sobre o tema "Alegria é regência". O grupo Pastoras do Rosário faz o show que encerra o primeiro dia do festival, às 20h.

O II Festejo Raízes do Riso é organizado pelo espaço Terreiros do Riso, que atua na região do Grajaú e Cidade Dutra, zona sul da cidade de São Paulo. O espaço promove experimentações no campo da alegria como fundamento ético, do riso e das comicidades afro-diaspóricas, afro-indígenas e dos saberes da periferia.

Serviço 

II Festejo: Raízes do Riso
De 05 a 11 de abril
Online via Facebook, Youtube e Instagram do Terreiros do Riso
Classificação indicativa: livre

Programação 

04 de abril
16h - Burburinho de abertura com Vanessa Rosa

05 de abril
19h - "Exu é alegria" - com babalorixá Rodney Willians
19h - "Alegria é regência" - com Muniz Sodré
20h - Show de Pastoras do Rosário

06 de abril
15h - Espetáculo "Aulas: Caminho" - com Fabio Soares da Silva
18h - Espetáculo "Apresentação Boizinho da aldeia"
19h às 21h - Oficina 1: Mateus: O Dono do Terreiro
Com: Mestre Martelo e mediação de Cibele Mateus (Ao vivo pelo Zoom. Necessário se inscrever por este formulário)

07 de abril
10h - Oficina "Educação, Cultura, Vida e Rezos: o brincar na cultura Guarani Mbyá" - com educadores do Centro de Educação e Cultura Indígena Tenondé Porã
15h - Gira de Conversas "Capoeira de Angola: Gingas, jogos e brincadeiras" - com Mestre Zelão
20h - Show de Coral Amba Vera

08 de abril
09h às 12h - Oficina "Pororoca do Riso" - com Coletivo Catappum (Ao vivo pelo Zoom. Necessário se inscrever por este formulário)
13h - "Circo Guarany: Uma viagem no tempo" com exibição do documentário: "Minha avó era palhaço" e Gira de Conversa com Família Xamego
19h - Espetáculo "Quizumba" - com Rainhas do Radiador
20h - Espetáculo "Catappum!" - com Cia Catappum

09 de abril
09h às 12h - Oficina " Peças, Danças de Guerreiro e Jogo de Espada" - com Mestra Yara e Maria Fabrisleny (Ao vivo pelo Zoom. Necessário se inscrever por este formulário)
15h - Embolada de Terreiro I - com Terreiros do Riso e convidades
19h - Gira de Conversas "Festejos e Performances na Diáspora Negra" - com Saloma Salomão, Nirele Nepomuceno e mediação de Cibele Mateus

10 de abril
09h às 12h - Oficina "Devolve meu quadril: relações entre quadril, comicidade e desobediência" - com Deise de Brito (Ao vivo pelo Zoom. Necessário se inscrever por este formulário)
15h - Gira de Conversas "Matriarcado, Territórios e Ancestralidade" - com Bartira Menezes, Cristiane Rosa, Yakuy Tupinambá, Dona Didi e mediação de Vanessa Rosa.
18h - Encantaria "Mulheres Negras na Função" - com Carolina Ferreira, Lilyan Telles, Luz Cabocla, Mafá Santos e Raquel Franco.
20h - Show "Bambaê e Cacuriá" com Família Menezes

11 de abril - Cantos de Encerramento
10h - Show de Jongo do Tamandaré
14h - Espetáculo "Auto do Negrinho" - com Terreiro Encantado
16h - Embolada de Terreiro II - com Terreiro do Riso e convidades
20h - Shows de Gê de Lima "Samba e Diversidade", com participações especiais de Mestra Aurinda do Prado e Danna Lisboa. 

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 24 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/