Feira cultural e agroecológica reúne empreendedoras das periferias no Butantã

Edição:
Ronaldo Matos

Leia também:

Com mais de 30 expositoras de produtos e artes, o evento é aberto ao público e conta oficinas para crianças e adultos e show de forró.  

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


Edição da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã realizada em junho de 2022. (Foto: Ana Luiza Sanches)

Neste domingo (21), mulheres de diferentes territórios periféricos da capital paulista vão expor seus produtos e artes das 10h às 17h em uma feira no Viveiro 2 do Butantã, uma grande área verde localizada na zona oeste de São Paulo cercada por moradias populares.

O evento faz parte do projeto Conexões PeriFeira, iniciativa criada pela Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã, com apoio do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), uma política pública de fomento a cultura nas periferias da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

“A nossa expectativa é que a PeriFeira seja uma experiência positiva para essas mulheres e possa inspirar naquelas que nunca tinham participado de feiras solidárias, o desejo e a coragem de se organizarem e multiplicarem iniciativas como essa em seus territórios”, conta Merilin Soares, coautora do projeto e integrante da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã.

Um dos principais objetivos da feira é apresentar a diversidade das produções e serviços oferecidos por empreendedoras periféricas, como terapias holísticas, cosméticos e temperos naturais; roupas em tecidos africanos; bordados à mão; colares em macramê; bonecas de pano; peças em tear e cerâmica, além de comidas e alimentos frescos vindos direto da agricultura familiar. 

“É uma maneira da gente mostrar nosso trabalho fora do nosso local e de gerar renda também”

Tallita Leandro é designer em peças de macramê e expositora da PeriFeira.

A feira reúne mais de 30 empreendimento de mulheres das periferias de São Paulo. (Acervo / Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã)

O evento também se destaca em sua forma de organização. Diferente de outros espaços de comercialização, onde as expositoras chegam no dia marcado para venda mediante a compra de um stand ou espaço na feira para comercialização, o planejamento e produção da PeriFeira vem sendo construídos coletivamente pelas participantes juntamente com a Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã.

“A gente sabe que muitas vezes o nosso produto não consegue ser comercializado na periferia por conta de outras demandas que a galera da periferia tem mesmo. Então, é uma oportunidade de mostrar a nossa cara, a capacidade da periferia; e também, pra mim, é a questão da rede, de poder me conectar com outras manas pra pensar formas de manter um apoio e trocas entre a gente”, comenta Tallita Leandro, designer em peças de macramê, apontando a importância de participar do evento.

Ela ressalta que a proposta de autogestão proposta pelo coletivo que organiza a feita também é um diferencial para contemplar e incluir a visão e vivência de diferentes mulheres das periferias.

“As conversas nas nossas reuniões sempre trazem mulheres com experiências incríveis. E o fato também de que todas essas manas são da periferia rola uma identificação maior. Apesar das realidades entre periferias serem muito distintas, eu consigo visualizar um pouco melhor na fala dessas manas o meu contexto e pensar em coisas para aplicar no meu empreendimento”, argumenta a designer.

Show do Quarteto Mahina na edição de agosto de 2022 da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã. (Foto: Luciano Botosso)

Além das exposições de empreendedoras das periferias, o evento conta com uma programação especial, oferecendo atividades para crianças e adultos, que vão desde práticas para o corpo até oficinas de artesanato e alimentação. Uma das atrações culturais é o show com o trio de forró Cabra é Fêmea, que acontece às 16h. Tanto a entrada como a participação nas atividades são gratuitas.

Desde 2017, a Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã atua como um coletivo de produtoras culturais que promove um evento mensal de comercialização solidária e promoção cultural. Com mais de 50 empreendimentos cadastrados, a rede é composta por agricultoras familiares, artesãs, costureiras, cozinheiras e arte-educadoras.

Confira a programação: 

● 10h30 | Yoga e Meditação com Asha Donini

● 11h30 | Oficina de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e Aproveitamento integral de Alimentos com Panc no gueto

● 13h | Oficina infantil de bambolê com Carla Pena

● 14h30 | Oficina de macramê com Artigiana Macramê

● 16h | Show de forró com o trio Cabra é Fêmea Serviço: O que: Conexões PeriFeira Quando: 21/08 (domingo)

Horário: Das 10h às 17h

Local: Viveiro 2 – Rua José Álvares Maciel s/n (Altura do nº 847), Butantã – SP

Entrada:  Gratuita bem como a participação nas oficinas.

Autor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.