Notícia Territórios Criativos

Espaço Cultural CITA realiza apresentações gratuitas de maracatu, teatro, dança e literatura

O Pré-Circuito do Espaço Cultural Cita acontece até o dia 11 de junho, e a programação conta com apresentações que serão realizadas em praças e espaços culturais nos municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.
Festival Xaxará Cita - Foto: Divulgação

Entre as atrações confirmadas e coletivos residentes do espaço estão a Bando Trapos, Clã do Jabuti, Via Vento CIA, Maracatu Ouro Do Congo, Baque Mulher SP, Cia Diversidança, Núcleo de Permacultura do CITA e outros convidados. O Pré-Circuito do Espaço Cultural Cita acontece até o dia 11 de junho, sendo um evento que antecede o Circuito oficial, que acontece desde 2015, na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

As apresentações acontecerão em diferentes espaços espalhados pelos municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, onde cada local receberá 3 atrações, em 3 espaços culturais independentes e praças locais. A agenda traz maracatu, teatro, dança, ações formativas e saraus como protagonistas.

Esta edição, que conta com a curadora convidada Vanessa Rosa, nasce inspirada no verbo "entralhar", utilizado por pescadores para se referir ao trabalho de tecer as redes de pesca, fazer remendos ou fortalecer a costura da mesma. Aqui, o termo é utilizado para se referir a rede de cultura que acontece na região.

"O Espaço Cultural CITA há 11 anos participa e colabora com diversas redes e linguagens culturais. Não é de hoje que começamos a 'entralhar' essa nossa rede, mas faz poucos anos que começamos a de fato apertar esses nós e intensificar as trocas entre os espaços, artistas e coletivos parceiros."

destaca o programador e produtor cultural, Junior Matos.

O programador ressalta que essa edição do Festival Circuito CITA vem para fortalecer esses laços e levar o nome do espaço e seus coletivos residentes para outras regiões, criando novos parceiros e público.

"Hoje a equipe que produz o festival se renova trazendo sua contribuição para a continuidade do legado e esperamos que nossas construções sejam potentes o suficiente para passar por muitas mãos, se transformar a cada uma que tocar e permanecer viva", afirma a produtora e coordenadora de projetos Paloma Xavier.

Realizado pelos coletivos residentes do Espaço Cultural CITA - Circuito de Integração de Todas as Artes, o Circuito acontece anualmente desde 2015, e tem como objetivo promover o encontro entre diversas manifestações artísticas produzidas em equipamentos culturais independentes nas regiões paulistas. 

Agenda 

28/05
Local: Praça da Matriz
Apresentação. A mala do caminhante
Grupo e Linguagem: Fuscalhaço (Intervenção Cênica)

04/06, às 16h
Local: Espaço Cultural Becos e Vielas
Espetáculo: Eleguá, Menino e Malandro
Grupo e Linguagem: Clã do Jabuti (Teatro)

05/06, às 16h
Local: Casa de Iáiá - Taboão
Grupo e Linguagem: Baque Mulher SP (Maracatu)

11/06, às 16h
Local: Casa de Cultura Santa Tereza - Embu
Oficina: Teatro de Sombras
Grupo e Linguagem: C9 Iluminação (Iluminação: Oficina de Teatro de Sombras)

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 05 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/