Notícia Territórios Criativos

Da zona sul a zona leste: formações na quebrada com inscrições abertas

Construção de narrativas, aula de inglês e história oral, são algumas das formações gratuitas que estão acontecendo pelas quebradas e com inscrições abertas.

Selecionamos cinco atividades formativas gratuitas que estão rolando, além da indicação de equipamentos culturais públicos que regularmente oferecem atividades abertas aos moradores do território ao longo do ano inteiro.

As atividades envolvem temáticas como comunicação e construção de narrativas e como acessar políticas públicas. Os encontros são oferecidos em diferentes formatos - online ou presencial - conforme atividade e espaço.

Confira 

Como acessar o PROAC - Coletiva Jovem 

A oficina promovida pela Coletiva Jovem, será ministrada pela Valéria Rocha, que é atriz, educadora e produtora. O encontro será no próximo sábado (28), no espaço do Bloco do Beco, na zona sul de São Paulo, e a ideia é desvendar as regras, métodos e explicar como funciona o ProAc.

A Coletiva Jovem é um grupo formado por jovens das periferias que buscam criar espaços para construção de redes com foco em trabalho, juventude e geração de renda.

Inscrições: Via formulário online
Endereço: Bloco do Beco - R. Bento Barroso Pereira, 2. Jardim Ibirapuera, Zona Sul.

Impulsiona aí afroempreendedoras na Gastronomia - Empreende aí

Voltado para mulheres negras, empreendedoras e das periferias, a formação realizada pelo Empreende Aí, tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento de negócios ligados ao eixo da gastronomia. A formação terá três etapas, sendo que para a primeira fase serão selecionadas 150 afroempreendedoras, e a partir da segunda fase as participantes passarão por uma seleção para dar início a um processo de mentorias e pitch. As inscrições vão até o dia 2 de junho.

O Empreende Aí é uma escola de negócios da periferia, com foco em formar e potencializar empreendimentos e negócios sociais das quebradas.

Inscrições: Via formulário disponível no site
Formato: Híbrido, conforme fase da formação.
Mais informações aqui

Aulas de inglês do Cursinho Popular Ocupa - Ocupação Ermelino Matarazzo

Em 2022, com intuito de preparar alunos dos territórios periféricos para o Enem, a Ocupação Cultural Ermelino Matarazzo deu início ao Cursinho Popular Ocupa, com aulas gratuitas aos sábados, das 08h às 14h. O Cursinho está oferecendo aulas de inglês, também aos sábados, às 15h.

A Ocupação Ermelino Matarazzo é um polo cultural na região leste de São Paulo, com diversas atividades abertas ao público, fomentando o acesso à educação crítica, arte e cultura. 

Inscrições: Diretamente na Ocupação Ermelino Matarazzo
Endereço: Av. Paranaguá, 1633 - Jardim Belem, São Paulo - SP, 03809-170

História Oral e Produção audiovisual, registro de histórias de vida e patrimônio nas periferias - CPDOC Guaianás 

Desde o início do mês de maio, o Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás vem oferecendo formações sobre preservação e difusão de patrimônios materiais e imateriais nas periferias. 

No próximo sábado (28), das 14h às 17h, acontecerá a formação sobre História Oral, e no dia 04 de junho, no mesmo horário, a última formação do circuito será sobre Produção audiovisual, registro de histórias de vida e patrimônio nas periferias.

O CPDOC Guaianás é formado por pesquisadores periféricos do extremo leste de São Paulo, que realizam incidências voltadas para a preservação e registro das histórias do território. 

Inscrições: Via formulário online
Endereço: História oral - Escola Estadual Brenno Rossi Maestro, Rua José Pardo, 41, Parque Boa Esperança, 08341-250, SP / Produção audiovisual - Okupação Cultural CORAGEM, Rua Vicente Avelar, 53, Conj. Res. José Bonifácio, 08253-180, SP.

Comunicação e Construção de Narrativas

Voltada a gestores, produtores, captadores, artistas, agentes e empreendedores culturais que tenham interesse em analisar e refletir sobre a forma como comunicam seus projetos e ações culturais, acontecerá via plataforma zoom, e podem se inscrever pessoas de todo o Brasil. 

As inscrições vão até dia 12 de junho e serão selecionados 12 projetos. O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de junho de 2022. Os encontros acontecerão no formato virtual, nos dias 14 e 21 de julho, 11 e 18 de agosto, 15 de setembro de 2022 (quintas-feiras), sempre das 19h30 às 22h30.

A formação será realizada por Luciana Gandelini, jornalista, comunicadora e produtora cultural, como parte da programação do Ciclo de Gestão Cultural 2022, do Programa Oficinas Culturais, que busca inspirar projetos e ações culturais a se conectarem com seus públicos.

Para conhecer e saber mais sobre todas as formações e webinários do Ciclo de Gestão Cultural 2022, oferecido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, clique aqui.

Inscrições: Via formulário online
Formato: Online

Casas de Cultura - Secretaria Municipal de Cultura 

Algumas formações e atividades que já indicamos em outros momentos por aqui, acontecem também nas Casas de Cultura. Com 20 unidades espalhadas pelas regiões de São Paulo, esses equipamentos públicos de cultura oferecem acesso a diversas linguagens artísticas através de cursos, encontros, eventos e oficinas.

Aqui neste link você pode encontrar a Casa de Cultura mais próxima de você e conferir a programação da unidade.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 05 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/