Lista Territórios Criativos

Confira 6 formações culturais na quebrada que estão com inscrições abertas

Entre aulas de música, grafite e práticas corporais, separamos seis formações espalhadas pelas periferias de São Paulo que estão com inscrições abertas.
Desfile do Bloco do Beco - Foto: Maloka Filmes

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, muitos espaços culturais nas quebradas estão voltando a atender o público e oferecer atividades de forma presencial seguindo os protocolos recomendados de cuidados como o uso de máscara e álcool em gel. Entre formações que vão desde música a grafite, listamos atividades que estão rolando e com inscrições abertas para moradores das periferias aproveitarem ainda este ano.

Na quebrada existem diversos aspectos que são importantes para a saúde da população, como a ampliação do SUS, educação, transporte e alimentação, como coloca a socióloga Anabela Gonçalves, que reforça a importância do cuidado também no aspecto subjetivo da saúde, que envolve todos os sentimentos que trazem saúde mental e emocional, sendo que a cultura e o esporte têm esse papel para além da saúde física, mas também mental e emocional. 

"A cultura e o esporte proporcionam a possibilidade do desenvolvimento do indivíduo a partir do corpo e de alegorias sociais que promovem o questionamento, a participação no coletivo e a criação"

afirma Anabela Gonçalves, socióloga, atuante nas áreas de gênero, política e cultura, e presidenta da organização social Bloco do Beco, referências em ações de impacto social, cultural e educativo no Jardim Ibirapuera, zona sul de São Paulo.

Ela também afirma que as periferias são espaços de manifestações culturais que fortalecem nossas relações raciais, de gênero e classe. "Assim também se estabelece um espaço de educação popular, onde os jogos, os textos, as apresentações são meios para nossa autonomia".

Foi com o objetivo de fortalecer a autonomia do morador da quebra à base da educação popular, que o Desenrola selecionou seis atividades gratuitas promovidas por espaços e movimentos periféricos. Além das atividades que listamos aqui, esses locais oferecem uma variedade de formações que recebem inscrições ao longo do ano inteiro. 

Confira:

Bateria Feminina - Bloco do Beco

Com possibilidade de aprender a tocar instrumentos como cuíca, agogô, chocalho, tamborim, repique, caixa e surdo, as inscrições estão abertas para pessoas que já sabem tocar, e as que ainda não sabem também. As aulas terão início no dia 19 de novembro, com encontros todas às sextas, das 20h às 22h e serão conduzidas pela percussionista Ju Guilherme, que junto com a organização buscam montar a bateria feminina do Bloco do Beco.

Inscrições: Formulário

Local: R. Bento Barroso Pereira, 2 - Jardim Ibirapuera, São Paulo - SP, 05815-085

Clique aqui para saber mais

A associação cultural Bloco do Beco tem ainda outras atividades que acontecem ao longo da semana, como dança e maracatu.

Grafite - Movimento Cultural Ermelino Matarazzo 

A oficina será conduzida pela artista Kari Rodrigues, com início no dia 14 de novembro e seguirá até final de dezembro deste ano, das 12h às 14h. Todos os materiais para as atividades serão fornecidos pelo espaço cultural.

Inscrições: Direto no espaço.

Local: Av. Paranaguá, 1633 - Jardim Belém, São Paulo - SP, 03809-170

Clique aqui para saber mais

Até final deste ano, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo segue realizando outras oficinas, como a de DJ, capoeira e trompete que já estão rolando. 

Vozes em Movimento - Casa de Cultura do Campo Limpo 

Destinado às mulheres, a oficina trará como parte da metodologia exercícios práticos de corpo e voz e será ministrada pela artista Juliana Amaral. As aulas acontecerão nos dias 16, 18, 23 e 25 de novembro, das 18h às 21h, e fazem parte do projeto "Tantas Vozes", em parceria com o grupo As Graças.

Inscrições: Formulário

Local: R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP, 05789-000

Clique aqui para saber mais

A Casa de Cultura do Campo Limpo oferece uma série de atividades voltadas principalmente para o aspecto artístico cultural, com inscrições ao longo do ano

EJA - Cieja Campo Limpo CIEJA 

O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do Campo Limpo está com matrículas abertas para a turma de 2022 para as aulas do EJA - Educação de Jovens e Adultos. As aulas têm duração de duas horas e 15 minutos por dia e podem ser realizadas nos períodos da manhã, tarde ou noite.

Inscrições: Direto no espaço, levar documento com foto.

Local: Rua Cabo Estácio da Conceição, 176 - Parque Maria Helena, 05854-060, São Paulo - SP. Telefone: (11) 5816-3701

Clique aqui para saber mais

Capoterapia - Casa de Cultura da Brasilândia 

As aulas são ministradas pelo capoeirista Antônio Prado, com turmas de terças e quintas, e trabalha com elementos da capoeira voltados para pessoas que não têm o costume de praticar atividades físicas.

Inscrições: Formulário

Local: Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó, 02675-031, São Paulo.

Clique aqui para saber mais

Território Hip Hop - Casas de Cultura do Hip Hop 

Dj, Mc, grafite e breaking são os quatro elementos do hip hop que serão trabalhados nas oficinas do programa "Território Hip Hop", que acontecerão em onze espaços culturais. As atividades acontecerão em diferentes dias e horários, conforme o local escolhido, entre eles: Casa de Cultura do Hip Hop Leste - Cidade Tiradentes, Casa de Cultura do Hip Hop Noroeste - Perus, Casa de Cultura do Hip Hop Norte - Jaçanã, Centro Cultural Grajaú, entre outros sete centros culturais espalhados pela cidade.

Inscrições: Formulário

Local: Espaços culturais em São Paulo.

Clique aqui para saber mais

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/