Nossos Colunistas
Agnes Roldan
politiKês"Agnes Roldan, é voluntária em organizações do terceiro setor desde a adolescência, em 2017 foi aluna da Rede Ubuntu - Cursinhos Populares. Em 2018 entrou na graduação em licenciatura em ciências sociais, também participou da turma piloto da Escola Comum um projeto que reuniu jovens de periferia com intuito de fortalecer as lideranças jovens na quebrada. Em 2019 retornou para Rede Ubuntu como coordenadora e atualmente coordena o Polo Santo Dias (Jardim Ângela) e o Polo Dona Edite (Céu Capão Redondo). É uma das organizadoras do Sarau Apoema - Jardim Ângela."
Aloysio Letra
InstantesAloysio Letra é um ser cultural, atua como articulador cultural e é intérprete-criador em teatro, performance, audiovisual e música. Escreve no blog Negrume. Letra acredita em dar força às mudanças. Saravá as mudanças!
Anabela Gonçalves
YalodesSocióloga com extensão em estudos da Genealogia do gênero -PUC -SP. Com experiência em gerência de projetos, planejamento e acompanhamento de equipe de ação e educadora. Atuo como presidenta da organização social Bloco do Beco, além de 20 anos como ativista na Periferia Sul com ações na área de gênero, política e cultura, em coletivos como KATU de educação, Fala Guerreira e Periferia Segue Sangrando.
Cesar Mendes
FilosofiaCésar Mendes da Costa, graduado em Filosofia
Dimas Reis
Paternidades PretasPai do Malik Mashoba (Masoba), tecelão de sonhos, facilitador de diálogos, tem como propósito criar espaços e ambiências onde as pessoas possam expressar sua essência, expressar seus propósitos coletivos e individuais. Nesse caminho sua formação segue pelas artes, permacultura, terapias alternativas, desenvolvimento de negócios e desenvolvimento comunitário.
Fernando Ferrari
Movimentos Populares e sua Voz - Da Ponte Pra CáCo Deputado Estadual Mandata Ativista, Morador do Capão Redondo, Pai, Poeta, Produtor Cultural, Defensor dos Direitos Humanos, Compõe o Fórum de Culturas da Zona Sul Sudoeste, Fórum em Defesa da Vida.
Jordan Fields e Lena Silva
UMSOH"Bixop e Lena Silva formam a dupla UmSoh, eles provavelmente são o primeiro casal periférico formado por um afro-americano e uma afro-brasileira, que juntos, fazem Rap & Soul abordando diferentes temáticas e difundindo suas culturas, além de incentivar as pessoas a aprenderem idiomas através da música. BiXop nasceu e cresceu no estado de Nova Jérsei em meio a violência e desigualdade que é não mostrada na mídia brasileira. O seu interesse pelo hip hop brasileiro resultou na aprendizagem da língua portuguesa, e a decisão de mudar para o Brasil e criar música multilingue buscando novas opções de crescer como artista. Enquanto Lena Silva, nasceu no estado da Bahia na cidade de Jequié. Teve a oportunidade de viajar e morar no exterior, aprendeu a falar italiano e conheceu a arte da fotografia, hoje é fotógrafa, dreadmaker e cantora/mc, além de ser companheira de vida de Bixop. Assim nasceu Umsoh, a dupla que fundou o curso Inglês Na Quebrada e fazem música em diferentes idiomas que em breve estará disponível."
Laura da Silva
Cura pelas Bordas"Laura da Silva, 19 anos, moradora do Jd. Embura entre os distritos de Parelheiros e Marsilac. Articuladora cultural local, integra o Fórum de Cultura de Parelheiros; artivista atuante na Cia Teatro de Rocokóz e Coletiva Subversiva; Comunicadora, cofundadora do coletivo ARQUE Perifa - com narrativas autorais a partir do extremo sul, para cura pelas bordas. Atualmente cursa Geografia pela Unifesp e contribui em outros coletivos periféricos."
Luiz Lucas
PeriferianoLuiz Lucas, 23 anos. É morador do Jârdim Ângela, extremo sul de de São Paulo. Formado em jornalismo, trabalha com audiviosual, comunicação e cultura periferiana.
Rafael Cícero
Nosso Centro é a Periferia!Rafael Cícero de Oliveira, professor de Geografia, mestrando em Geografia Humana na USP, coordenador da Rede Ubuntu de Educação Popular e periférico em movimento.
Ronaldo Matos
Territórios do FuturoApreciador do direito de imaginar, criar, pesquisar e refletir, Ronaldo Matos é jornalista e educador. Ele é co-fundador e editor do Desenrola e Não Me Enrola. Influenciado pela cultura Hip Hop e a Filosofia, o morador do Jardim Ângela vive a quebrada como uma plataforma urbana de conhecimento, para compreender e questionar o que é periferia. Em busca da sua ancestralidade, uma de suas principais paixões é promover intercâmbios políticos e culturais com comunidades tradicionais.
Além do jogo
Juh na VárzeaJucinara Lima, 30 anos, a Juh na Várzea, conhecida por esse nome por trabalhar desde 2017, fotografando o futebol de várzea nas comunidades. É moradora de Taipas, uma quebrada da zona noroeste de São Paulo. Mãe de duas incríveis meninas, formada em processos fotográficos. Sempre foi ligada às emoções e em revelar a beleza do simples.
Wellington Lopes
Quebrada SociológicaWellington Lopes é Cientista Social, atua como coordenador do Núcleo XI de Agosto de Educação, Cultura e Direitos Humanos da UNEafro Brasil. Também atua como pesquisador, articulador político no Instituto de Referência Negra Peregum e compõe a Coordenação Colegiada do AfroPresença.
Jô Maloupas
Papo de visãoJô Maloupas é compositora, cantora, mãe e articuladora. É uma das criadoras do grupo de rap Odisseia das Flores, coletivo de luta e resistência feminina, além de integrar a rede São Mateus em Movimento.
Marcia Marci
Desfazendo-nósMarcia Marci é travesti e articuladora sociocultural. Graduada em comunicação social pela FAPCOM (2012), Marcia é idealizadora da coletiva @TravasdaSul, onde realiza ações pensadas por e para pessoas LGBTIA+ do extremo sul de São Paulo, como o Sarau Travas da Sul, a festa Diz_Trava e o Cinemão Travas da Sul. Está agente de formação pelo Cieds atuando com juventudes periféricas através do Programa Jovem Monitor/a Cultural, política pública de cultura da cidade de São Paulo. Atua com assessoria pedagógica no Programa Itaú Social Unicef pelo Cenpec desde o ano de 2020. Integra desde 2013, o Coiote, coletivo de performance que desenvolve pesquisa e ações artístico-políticas pornoterroristas através da estética da modificação corporal e práticas anticoloniais. Em 2019, lança o livro de co-autoria “Crônicas Coiote”, pela padê editorial.
Erick Ovelha
Saudosa MalokaErick Ovelha é nascido e criado nos becos e vielas do Jd Ibirapuera, zona sul de São Paulo. É Co-vereador na Mandata Coletiva Quilombo Periférico , jornalista e educador físico. É cria do Bloco do Beco e co-fundador do Quilombo Cultural Ybira Samba.
Martha Gaudêncio
Juventude ativaMartha Gaudêncio da Silva é cria das quebradas de Itapecerica da Serra, na zona sul de São Paulo. Formou-se em Ciências e Humanidades e estuda Políticas Públicas na UFABC. Atua no setor público e como educadora popular sobre temáticas de política, cidadania e participação social com igrejas, movimentos pré-vestibulares e de juventudes.
Centro de Estudos Periféricos
Reflexões PeriféricasColuna rotativa do Centro de Estudos Periféricos, iniciativa ligada à Unifesp Zona Leste, que reúne pesquisadores e pesquisadoras das periferias de São Paulo que pautam e estudam sobre sujeitos e territórios periféricos, e seus atravessamentos.
Daniel Fagundes
É cineasta, educomunicador e poeta. Coordena a Escola de Cinema Periférico IbiraLab, é integrante do Coletivo Sarau da Roça e sócio fundador da Caramuja - Pesquisa, Memória e Audiovisual.
Shislene de Oliveira
Feminista estraga-prazeresÉ cientista social com mestrado em Estudos Feministas e de Gênero e em Antropologia Social. Compõe o Centro de Estudos Periféricos, da Unifesp-Zona Leste, e o Coletivo Sycorax de tradução. É ativista feminista, antirracista e é Gerente de Projetos em http://HowToUseAbortionPill.org
Cátia Cipriano
Psicóloga e Terapeuta em práticas integrativas, mulher negra, de candomblé, filha do Orixá Osóòsi, escritora e idealizadora do Núcleo Obará que nasceu em 2019. Lançou em 2023, o Livro “Obará - Escrevivências Coletivas de Autocuidado”, que é um espaço para cuidados voltados à promoção da saúde mental, práticas integrativas, culturais e religiosas. Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco e especialização em Direitos Humanos pela UFABC.
Elânia Francisca
Saúde, quebrada!É periférica, cria do Grajaú, psicóloga, especialista em sexualidade humana e gênero, é mestra em Educação Sexual, doutoranda em Direitos Humanidades e outras Legitimidades, psicanalista, professora universitária e palhaça-aprendiz. Em 2010 fundou o Espaço Puberê de Cultura e Convivência e desde então vem pesquisando sobre saúde sexual e reprodutiva e promovendo o direito ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes de periferia.