Xenofobia no Brasil: Crime previsto por lei ainda atinge imigrantes refugiados e nordestinos

O jornalista, Carlos Escalona explica como a xenofobia impacta nas pessoas que necessitam recomeçar a vida em outras regiões e países.

Leia também:

No Brasil, a Xenofobia é crime previsto na Lei 9.459, de 1997, mesmo diante disso, esse tipo de violação atinge principalmente a população nordestina e imigrantes refugiados, que ao migrar para outras regiões sofrem os mesmos preconceitos.

Em entrevista ao Desenrola Aí, o jornalista venezuelano e imigrante refugiado, Carlos Escalona explica como a Xenofobia pode se manifestar de diversas formas, desde atitudes discriminatórias até violência física e verbal contra pessoas, nordestinas e imigrantes refugiadas.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.

“As pessoas associam a xenofobia apenas a quem vem de fora, mas esquecem que também existe uma xenofobia interna. Morando oito anos aqui em São Paulo, percebi que também existe uma xenofobia interna, com as pessoas que vem do nordeste, pelo jeito de falar, pelo jeito de vestir, são condutas que as pessoas vão normalizando e acham que é normal, mas não é normal, é xenofobia também”. Ressalta Carlos Escalona.

Sobre o Desenrola Aí

O Desenrola Aí é um programa quinzenal que visa trocar ideias com especialistas da quebrada, descomplicando assuntos relevantes, que afetam o cotidiano da população negra e periférica e os direitos humanos, que é a essência da nossa existência e convivência enquanto sociedade. O programa do Desenrola Aí tem como realização o Desenrola e Não Me Enrola e Fluxo Imagens.

Autor

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.