Opinião Colunas

Procurando presentes para o final do ano? Compre dos afro-vendedores

Estamos há poucos dias para o fim do ano. Mesmo em plena pandemia, é possível sentir aquela correria frenética das pessoas em busca de presentes e roupas para as festividades.
Procurando presentes para o final do ano? Compre dos afro-vendedores

No texto Black Money publicado mês passado, falamos muito sobre a importância de formarmos uma rede de negócios, consumidores e serviços oferecidos por pessoas pretas. Eis nós aqui novamente não apenas para reforçar o que já foi dito, mas para vos apresentar alguns serviços e marcas de prestígio a serem consumidas sem peso na consciência.

Hoje temos aqui na zona sul de São Paulo, uma variedade de empreendedores pretos que produzem produtos de qualidade trazendo junto a representatividade preta e periférica que merecemos. As quebradas são polos de pessoas criativas e capacitadas e para se manterem, arriscam até o que não têm para abrir um investimento ou mais que isso, por acreditar em um sonho. É a partir daí que temos que chegar junto, do começo. Mesmo que você não possa ajudar financeiramente, uma divulgação feita nas redes sociais pode ajudar alguém que está iniciando. 

Falta visibilidade nas coisas que fazemos, desde as ações sociais aos pequenos produtos artesanais, por exemplo. A exploração da mão-de-obra escrava agravou a desvalorização dos trabalhos físicos e manuais, por isso há uma pretensão por parte de alguns de achar que por ser algo feito por pessoas pretas e periféricas tem que custar mais barato sem visar o talento e as dificuldades daquela pessoa. Sabendo disso, a mudança só depende de nós mesmos. Valorizar o produto e a pessoa é fundamental. 

Vamos então apresentar alguns negócios de diferentes segmentos localizados aqui na zona sul de São Paulo. 

Casa da Paula 

Para abrir o apetite, vamos falar dos Bolinhos Afro feitos pelas mãos da Ana Paula Evangelista, articuladora e cozinheira, ergueu o seu próprio negócio chamado Casa da Paula ao lado do shopping Campo Limpo. A Casa da Paula oferece também marmitas, feijoadas e quitutes deliciosos. É possível salivar só olhando as fotos.

WhatsApp: (11) 98983-9665

"Aonde você compra quando quer ser elegante?" 

Identidade Negra 

Outra ótima dica para presentear alguém, ou mesmo você, são os óculos, camisetas e as bolsas da marca Identidade Negra, fundada pelo empresário Wagner Cerqueira. Eu mesma comprei os óculos que usei no vídeo Black Is Back In Style e garanto que a qualidade e o atendimento é excelente.

WhatsApp: (11) 98531-1242

AfroPerifa 

E para os casais pretos que gostam de combinar nas roupas e acessórios, Afro Perifa - Design e Moda Afro Urbana da Periferia é a marca perfeita para vocês, lançada por jovens pretos que produzem acessórios, roupas infantis, moletons, meias chinelos, uma variedade de coisas. Têm uns vestidos lindos lançados agora no verão. Vale a pena conferir.

WhatsApp: (11) 95119-1854

Braids da Braba 

Eu me divulgo como dreadmaker, mas vira e mexe tem alguém me perguntando se sou trancista devido eu fazer para algumas amigas e amigos. Eu prefiro indicar os melhores profissionais que eu conheço, como a minha amiga e parceira Alessandra Santos, que manda muito bem em fazer qualquer tipo de trança. Ela trabalha em um dos melhores salões de beleza do Taboão chamado Rei das Tranças.

Braids da braba - WhatsApp: (11) 99162-1067

Rei_das_trancas_oficial - Tel: (11) 5844-3751

TrançAmor 

Agora vamos falar de um projeto social que realmente está fazendo a diferença na vida das pessoas - TrançAmor. Uma ação social idealizada pela trancista e ativista Evelyn Deyse. TrançAmor está desenvolvendo um papel muito importante, especialmente neste momento delicado de pandemia, com a distribuição de alimentação saudável às famílias periféricas e pessoas em situação de rua no Distrito do Jardim São Luiz. 

Os cardápios são descritos com o auxílio de uma nutricionista, o projeto tem como prioridade oferecer uma comida sem veneno, 100% orgânica. TrançAmor também oferece assistência psicológica e jurídica, cursos de formação, entre outros atendimentos, tudo de forma gratuita contando apenas com o apoio dos amigos, moradores e parceiros que investem e patrocinam essa caminhada. Fiquem atentos às campanhas de doação. O foco é intensificar as entregas de quentinhas orgânicas e de cestas de alimentos para que neste final de ano as crianças da comunidade tenham além dos brinquedos, frutas e legumes orgânicos e muito Amor. A galera se organizou para vender as marmitas orgânicas, então se você comprar, além de comer bem e sem agrotóxico, você estará contribuindo com essa iniciativa.

Receitas da Vó 

Para quem gosta de produtos naturais e medicinais, fica a dica Receitas da Vó tudo feito com cura pelas mãos e sabedoria de Romária Sampaio, atuante na região do Grajaú. Romária produz óleos, pomadas, géis, banhos de assento e sabonetes, com efeitos curativos, tudo feito com os princípios naturais de ervas, raizes, frutas, flores e plantas. Receitas da Vó também promove massagens e oficinas de auto cuidado e cultivo medicinal e tradições de uso popular.

Espero que vocês tenham gostado das sugestões aqui deixadas e que pratiquem de fato o Black Money. Se cuidem, cuidem dos seus próximos e fiquem em casa! Feliz Kwanzaa e Feliz Ano Novo!

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://desenrolaenaomenrola.com.br/