Opinião

Padre Jaime, um homem que une a periferia

Leia também:

No último dia 7 de março de 2023, Padre Jaime faria 78 anos, na verdade fez, porque continuará presente, hoje e sempre. E sua voz continuará ressoando: coragem, menino! coragem menina!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


Padre Jaime – Foto: Admilton Martinho

Há homens que lutam um dia e são bons,
Há outros que lutam um ano e são melhores,
Há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.

Bertolt Brecht

Esse foi justamente o padre Jaime, um ser humano, um altruísta como poucos, que nos deixou no dia 20 de fevereiro de 2023, na Irlanda, sua terra natal, onde estava vivendo com seus familiares.

Padre Jaime viveu no Brasil por mais de 50 anos e aqui fez história por onde passou, caminhando e lutando juntos aos pobres e perseguidos. Sua atuação se deu para além dos muros da igreja católica, tornou-se referência social e política em São Paulo e no país, por suas ações em favor da vida.

Em comunhão com leigos e religiosos progressistas da Igreja Católica, padre Jaime não separava a evangelização da vida concreta do povo, escolheu levar a palavra e o pão para os que mais necessitavam, nem que para isso tivesse que enfrentar políticos, “coronéis” e mesmo religiosos da própria igreja. 

Com seu jeito acolhedor e sorridente, padre Jaime fez da paróquia Santos Mártires um espaço de acolhida e articulação social. Assim, conseguiu unir diferentes denominações religiosas, inúmeras lideranças sociais, o poder público, movimentos sociais, partidos políticos, pessoas anônimas, mães, educadores e pesquisadores. 

Tudo isso na busca de transformar a realidade social do Jardim Ângela, que na década 1990 chegou a ser considerado um dos bairros mais violentos do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foi no Jardim Ângela que padre Jaime passou a maior parte de sua vida no Brasil, mais de 30 anos. Pode-se dizer que existia um Jardim Ângela antes do padre Jaime e outro depois.

Das lutas encampadas pelo padre Jaime, a esperança se tornou uma chama permanente que fez nascer creches, escolas, espaços de acolhida para crianças, adolescentes e jovens, serviços de assistência às famílias e um centro de defesa e convivência para as mulheres vítimas de violências.

Arte produzida pela Rede Ubuntu Educação Popular em homenagem ao Padre Jaime Crowe

Encampou campanhas e mobilizações por moradias, saúde e mobilidade urbana. A partir de sua atuação também observou-se a diminuição nos índices de violência do bairro.

Poderíamos elencar inúmeras conquistas da nossa região que tiveram a liderança e apoio do padre Jaime, mas vale citar duas de grande importância: o Hospital M’Boi Mirim e as bases de polícia comunitária.

Mas para além de falar das conquistas, é preciso pensar no legado que o padre Jaime nos deixa. Muitas das suas lutas continuam demandando esforços dos movimentos e coletivos.

Infelizmente as dificuldades e problemas em nossas periferias permanecem, as vidas dos nossos jovens continuam sendo ceifadas, a violência contra as mulheres cresce, a falta de médicos é gritante, a moradia continua a ser um privilégio de poucos, e a mobilidade ainda nos impede de andar pela cidade. 

Assim, nossos agradecimentos ao padre Jaime devem ser feitos dando continuidade as suas/nossas lutas. Estou seguro de que é isso que o padre Jaime desejaria.

Ele nunca descansou, sempre esteve em movimento para combater qualquer injustiça cometida a qualquer pessoa, esse era seu exemplo, um homem incansável.

Nos últimos anos estive muito perto do padre Jaime, que era pra mim um guia, um conselheiro, e de tantas coisas que me ensinou, a mais importante foi de não desistir dos sonhos, de acreditar em uma outra sociedade: mais justa, de ter coragem para enfrentar as dificuldades e as lutas.

Também pelo padre Jaime, quero retomar essa coluna e fazer desse espaço memória viva de suas lutas.

No último dia 7 de março de 2023, Jaime faria 78 anos, na verdade fez, porque continuará presente, hoje e sempre! E sua voz continuará ressoando: CORAGEM, MENINO! CORAGEM MENINA!

Autor

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.