“O legado que eu vou deixar aqui é das pessoas morarem aqui e não caírem, porque a gente conseguiu todas as obras nesse terreno”

Claudete Cordeiro

Articuladora  comunitária

A primeira entrevista da série Guardiões do Clima mostra o trabalho da líder comunitária, Claudete Cordeiro, mulher negra e nordestina que conseguiu cobrar governantes para urbanizar favela que convivia com fortes chuvas e deslizamentos de terras.

Faz parte da trajetória de vida da líder comunitária do Jardim D´abril II conviver com eventos climáticos extremos, como os deslizamentos de terras causados por fortes chuvas.

Em 1995, São Paulo registrou o segundo maior volume de chuvas da história, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta época, a líder comunitária estava se organizando para cobrar prefeitos e vereadores de São Paulo, para urbanizar o bairro e reduzir os riscos de deslizamentos de terras.

“Juntou eu mais um grupo de mulheres e começamos a fazer um movimento questionando: se vai tirar a gente, vai colocar onde? Como você despeja uma comunidade com mais de 50 anos sem dizer para onde as pessoas vão?.”

Claudete Cordeiro

Articuladora comunitária

A criação da organização foi a primeira vitória do trabalho que conseguiu não só as obras necessárias para evitar novos deslizamentos no território, mas também a construção de uma praça. Apesar disso, Claudete vê que ainda faltam muitas coisas para melhorar a vida dos moradores.

Associação de Moradores da Comunidade Jardim D’abril