Notícia

Websérie “Salve Sobrevivente” mistura ficção e realidade durante a pandemia no Capão Redondo

Leia também:

Pandemia, território e identidade são elementos presentes na série virtual criada por jovens do Capão Redondo durante este ano e todos os episódios já estão disponíveis para maratonar. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.


Protagonizado por jovens do Capão Redondo, a websérie “Salve Sobrevivente” mostra a quebrada vivendo a pandemia de Covid-19. Combinando situações reais e outras fictícias, a produção conta com seis episódios e está disponível no Youtube. A direção é do ator Ícaro Rodrigues e o fotógrafo Fernando Solidade faz a direção de fotografia e edição.

Pensada inicialmente como um espetáculo de rua, a proposta se adaptou ao contexto de distanciamento social e se transformou em uma websérie, como explica Ícaro: “De alguma forma, a gente lida com a questão da pandemia porque foi o momento que essa obra foi criada. Não tinha como ignorar tudo que a gente viveu e ainda está vivendo”. 

“Para nós, o fim do mundo chega mais cedo”  

Música, poesia e futurismo se reúnem na produção que tenta abarcar a multiplicidade de linguagens do território do Capão Redondo. O processo de pesquisa da produção começou no início do ano e partiu da leitura do livro de Ailton Krenak “Ideias para adiar o fim do mundo”, lançado em 2019. Refletindo sobre as ideias e relações entre território e identidade propostas pelo autor indígena, a produção traz reflexões e relatos sobre o Capão Redondo a partir da visão dos jovens.

A gente percebeu que no decorrer do ano essa ideia de fim de mundo ficou cada vez mais latente. E a gente chegou na fábula que o fim do mundo tinha chegado e só sobrou o Capão Redondo. A gente pensou também que fosse um trabalho que transitasse entre a linguagem ficcional e a documental, trazendo o ponto de vista dos jovens e das jovens do Capão. […] O Krenak fala que o fim do mundo já chegou para os povos indígenas e os jovens fizeram essa relação com o povo periférico, porque de alguma forma, o nosso fim chega cedo também.

Ícaro Rodrigues

Todos os episódios já estão disponíveis e é possível acompanhá-los na sequência: 

Episódio 1 – O meu Capão é meu lugar de fala

Episódio 2 – Salve, Sobrevivente!

Episódio 3 – Constituição

Episódio 4 – Reizinho

Episódio 5 – Menina Água

Episódio 6 (final) – Reina sobre nós

Autor

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos.